sexta-feira, 26 de junho de 2026

Bolsonaro tem picos de pressão alta ao longo da semana, diz boletim médico

Relatório enviado ao STF informa controle com medicação e manutenção do tratamento para soluços

O ex-presidente Jair Bolsonaro em sua casa em Brasília-DF, onde cumpre prisão domiciliar, enquanto aguarda a execução penal pela condenação por golpe de Estado - 29/09/2025 (Foto: REUTERS/Diego Herculano)

Jair Bolsonaro (PL) apresentou picos moderados de pressão alta ao longo da semana, conforme boletim médico encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o Estadão Conteúdo, o documento aponta que os episódios de hipertensão foram controlados com doses extras da medicação já utilizada por Bolsonaro.

Os médicos também informaram que o tratamento para os recorrentes e prolongados episódios de soluços foi mantido dentro dos limites de segurança, sem necessidade de alterar a prescrição. O ex-mandatário está em prisão domiciliar em decorrência dos problemas de saúde. Ele foi condenado a uma pena de 27 anos e três meses de prisão no âmbito do inquérito da trama golpista.

Planalto avalia que Marco Rubio usa guerra comercial em tentativa de dar protagonismo a Flávio Bolsonaro

Avaliação é de que o secretário dos EUA tenta atribuir ao senador um papel que o parlamentar não ocupa nas negociações oficiais entre os dois países

Lula, Flávio Bolsonaro, Marco Rubio, Planalto, notas de dólar e de real, e bandeiras do Brasil e dos EUA (Foto: Ricardo Stuckert/PR I Agência Senado I Divulgação )

O Palácio do Planalto avalia que a carta escrita pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi uma maneira de o político do Partido Republicano dar protagonismo ao senador em meio à guerra comercial lançada pelo governo Donald Trump contra o Brasil. Interlocutores da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ouvidos pela coluna da jornalista Malu Gaspar, de O Globo, entenderam que o aliado do presidente estadunidense estaria tentando atribuir ao parlamentar um papel que o próprio congressista da extrema direita brasileira não ocupa nas negociações oficiais entre os dois países sobre o tarifaço de 25% defendido pela Casa Branca contra o país sul-americano.

A correspondência de Rubio foi enviada na última terça-feira (23) em resposta a uma carta encaminhada por Flávio Bolsonaro no início de junho. O senador teria feito um pedido ao secretário dos EUA para rejeitar o tarifaço de 25% sobre produtos brasileiros exportados para o território estadunidense, mas, conforme sinalizou o Planalto, os dois políticos apenas ensaiam uma tentativa de legitimar o parlamentar como interlocutor no debate sobre as tarifas.

Instagram expõe menores a vídeos de sexo explícito e links pornográficos; entenda

 

Publicação no Instagram exibia vídeos de atos sexuais sobrepostos a um mosaico de fotos convencionais de uma jovem. Foto: Reprodução
Dezenas de perfis no Instagram exibem conteúdos pornográficos há pelo menos três meses, burlando os sistemas de segurança da plataforma e acumulando milhões de visualizações. Parte das publicações aparece na aba Reels, onde o alcance é ampliado pelo algoritmo mesmo para usuários que não seguem as contas. Com informações da Folha de S. Paulo.

Além do conteúdo adulto, alguns perfis indicam links suspeitos, que podem levar a páginas falsas, invasão de dispositivos e roubo de dados pessoais. Em determinados casos, o material também foi acessado por menores de 18 anos, o que contraria regras de proteção a crianças e adolescentes na internet.

A Meta informou que removeu de forma “proativa” 96% das publicações que violavam suas políticas contra exploração sexual infantil e 92% das publicações com nudez entre outubro e dezembro de 2025. As contas apontadas pela reportagem foram enviadas para análise da moderação e retiradas do ar, segundo a empresa.

“A Meta não possui qualquer interesse na manutenção de conteúdo que viole as suas políticas, como é o caso de conteúdo sexualmente explícito ou envolvendo nudez. Pelo contrário. A Meta emprega amplos esforços, incluindo o investimento em tecnologia, para mitigar os riscos de que tais conteúdos circulem em suas plataformas”, afirmou a companhia.

VÍDEO – Lula detona Trump: “Está cheio de nego maluco no mundo”


     O presidente Lula durante agenda em Santa Catarina nesta sexta (26). Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula afirmou nesta sexta (26) que o Brasil precisa fortalecer sua capacidade de defesa diante do cenário internacional e detonou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por suas falas sobre a Groenlândia, o Canadá e o Canal do Panamá. A fala ocorreu durante o batismo da Fragata “Cunha Moreira”, em Santa Catarina.

Ao defender investimentos na área militar, Lula afirmou: “Eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa. Não quero constatar que eu não tenho nada, tenho que me cuidar”. Ele ainda citou as invasões lideradas pelo presidente paraguaio Francisco Solano López, que causaram a Guerra do Paraguai.

“Está cheio de nego maluco no mundo. Agora mesmo, o presidente americano, ele quer tomar a Groenlândia, o Canadá, que vai virar estado dele. Vai tomar o Canal do Panamá, sabe, onde que nós estamos?”, prosseguiu.

Flávio Bolsonaro diz que seu pai não sabia e se recusou a ver o vídeo de Michelle


      O ex-presidente e o senador Flávio Bolsonaro. Foto: Divulgação

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que Jair Bolsonaro não sabia do vídeo em que Michelle Bolsonaro o acusou de agressões verbais e de tentar escanteá-la das decisões do PL. A conversa entre pai e filho ocorreu na manhã desta sexta-feira, 26, após a repercussão pública do episódio. Com informações do site do jornalista Claudio Dantas.

Segundo Flávio, o ex-presidente também se recusou a assistir ao material e ao noticiário sobre o caso. “Ele me disse que não sabia que ela faria um vídeo daqueles e ficou tão chateado que se recusou a assistir ao noticiário, mesmo com toda a repercussão do caso ontem na TV”, disse o senador.

Delegada diz que sofreu ameaças de fãs de Deolane


      Deolane Bezerra e as irmãs juntas durante viagem. Foto: Reprodução.

A delegada Maria Corsato, que conduziu uma das investigações contra Deolane Bezerra, disse que sofreu ameaças de seguidores da influencer depois de uma live feita na porta do 27º DP. Ela contou o episódio durante participação no podcast Café com Pires, comandado pelo policial Léo Pires.

Segundo Maria, Deolane citou seu nome ao vivo e a acusou de abuso de autoridade por não entregar um carro. A delegada recordou a fala atribuída à influencer: “Eu tô aqui no 27º DP, onde a delegada fulana cometeu o crime de abuso de autoridade, não entregou meu carro, ela tá me perseguindo. Vou mostrar que é perseguição, sim, vou na corregedoria”.

Janja vê contradição em vídeos de Michelle e tenta conter engajamento


      Janja e Michelle Bolsonaro

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, avalia que há “incoerência” nos vídeos de Michelle Bolsonaro e tem desestimulado, em conversas privadas, o engajamento da esquerda no assunto, segundo aliados.

O contato inicial de Janja com os vídeos da ex-primeira-dama ocorreu após uma fake news circular nas redes sociais. Publicações afirmavam que ela havia curtido ou apoiado o conteúdo divulgado por Michelle, o que aliados negam.

Janja não curtiu o material. Pessoas próximas dizem que ela passou a tratar o tema com preocupação porque considera que a esquerda precisa analisar o episódio com criticidade, sem transformar a crise em apoio automático à ex-primeira-dama.

Atlas adia pesquisa e inclui questões sobre vídeo de Michelle contra Flávio Bolsonaro


        Michelle e Flávio Bolsonaro

A AtlasIntel cancelou o registro de uma pesquisa eleitoral e apresentou um novo questionário ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ampliando o levantamento com perguntas sobre o vídeo em que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro expõe o conflito com o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A divulgação, inicialmente prevista para 30 de junho, foi adiada para 1º de julho.

O novo formulário também passou a incluir questões sobre o caso envolvendo o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, citado nas investigações relacionadas ao Banco Master. As alterações indicam que o instituto pretende medir o impacto político dos dois episódios sobre o eleitorado.

Entre os blocos acrescentados, a Atlas pergunta, por exemplo, quem os entrevistados consideram mais fiel às orientações políticas do ex-presidente Jair Bolsonaro: Flávio Bolsonaro, Michelle Bolsonaro ou ambos igualmente.

Filha do Fies e do MTST: quem é Vitória Genuíno, secretária nacional da Juventude


    Vitória Genuíno e Guilherme Boulos

Nascida em Caixa D’Água, bairro periférico de Olinda, em Pernambuco, ao lado de Aguazinhas e Peixinhos, Vitória Genuíno tem 30 anos e sofreu com as enchentes e a pobreza de onde ela veio. Hoje é a primeira mulher negra Secretária Nacional da Juventude.

Formada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Vitória afirma que é uma “filha do Fies”, do financiamento estudantil público em instituições privadas, e das políticas públicas dos governos Lula e Dilma. Mãe de menina desde 2022, sua carreira mudou com o envolvimento com os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, o MTST.

Vitória Genuíno conversou com o DCM de Porto Alegre, durante as atividades com o Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos.

Confira a conversa.

Jornalista chama Michelle Bolsonaro de “ex-garota de programa” e é condenada

 

A jornalista Teônia Pereira no podcast “IelCast”. Foto: Reprodução
A jornalista Teônia Pereira, do podcast “IelCast”, foi condenada pela Justiça a pagar R$ 15 mil por danos morais à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) após afirmar que ela seria “ex-garota de programa”. A decisão é de primeira instância e ainda pode ser contestada por meio de recurso.

Falha no sinal da tornozeleira mobilizou agentes na casa de Jair Bolsonaro

Equipe da Polícia Militar do DF foi enviada após alerta de possível violação do equipamento na sexta-feira (19)

              Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 Agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foram até a residência de Jair Bolsonaro na noite da sexta-feira (19) após uma falha no sinal de GPS da tornozeleira eletrônica utilizada por ele. A informação consta em relatório encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (26), segundo o jornal O Globo.

Segundo a corporação, responsável pelo monitoramento do equipamento, a central registrou um alerta de perda de sinal às 18h57. Inicialmente, Bolsonaro foi contatado por telefone e orientado a se deslocar para uma área externa da residência para tentar restabelecer a comunicação com os satélites.

Como a conexão não foi retomada, uma equipe foi enviada ao local às 20h04 para verificar o equipamento.

Aliado do clã Bolsonaro, Paulo Figueiredo vai pedir a Trump sanções contra Moraes

Influenciador de extrema direita defenderá nos EUA que o presidente Donald Trump substitua tarifa de 25% por sanções individuais a autoridades brasileiras

        Paulo Figueiredo, Eduardo Bolsonaro e Alexandre de Moraes (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

O influenciador bolsonarista Paulo Figueiredo defenderá, em audiência pública nos Estados Unidos, que o governo do presidente Donald Trump abandone a proposta de aplicar uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros e adote, em seu lugar, sanções direcionadas contra autoridades do Brasil, entre elas o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a Folha de São Paulo, Figueiredo apresentará esse posicionamento durante a audiência da investigação comercial conduzida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), marcada para 6 de julho. No dia seguinte, está prevista a participação do senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato do partido à Presidência da República.

O governo brasileiro não fará pronunciamento na audiência. O Ministério das Relações Exteriores decidiu concentrar sua atuação nos canais diplomáticos entre Brasília e Washington.

A avaliação do Itamaraty é que a consulta pública promovida pelo USTR deve servir às manifestações de empresas, entidades privadas e demais interessados. Ainda assim, diplomatas da embaixada brasileira acompanharão as sessões.

Jandira reage à carta de Rubio a Flávio Bolsonaro: "Não dá para ser mais entreguista e subalterno que isso"

Documento enviado por Rubio reafirma apoio a novas tarifas contra o Brasil, elogia Flávio Bolsonaro e menciona oferta de equipe de transição

Jandira Feghali - Flávio Bolsonaro - Marco Rubio (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados / Saulo Cruz/Agência Senado / Reuters)

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) reagiu nesta sexta-feira (26) à carta enviada pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Na correspondência, Rubio reafirma o apoio da administração do presidente Donald Trump à possibilidade de impor novas sobretaxas sobre produtos brasileiros, agradece o posicionamento de Flávio em relação às medidas adotadas por Washington e revela que o parlamentar colocou uma futura equipe de transição à disposição das autoridades estadunidenses caso venha a vencer a eleição presidencial.

Em publicação nas redes sociais, Jandira afirmou que a postura do senador representa uma atuação contrária aos interesses nacionais. "Diz o ditado que 'Presunção e água benta, cada um toma a que quer'. Pois Tariflavio, além de tramar contra o Brasil, agora coloca sua futura equipe de transição à disposição do governo dos EUA", escreveu a deputada.

Na sequência da mensagem, Jandira endureceu as críticas ao parlamentar. "Não dá para ser mais entreguista e subalterno que isso", afirmou.

Hemonúcleo de Apucarana recebe doadores neste sábado


Foto: Divulgação

A campanha “Junho Vermelho” tem um novo evento neste sábado, dia 29 de junho, das 8 às 11h30. O Hemonúcleo de Apucarana reúne doadores de sangue neste início de inverno e, até ontem, já haviam se disponibilizado a participar quarenta e cinco voluntários. A organização espera obter ao menos setenta doadores, que serão recepcionados com um, lanche especial.

Conforme explica o coordenador do hemonúcleo, Erlan Bosso, normalmente no inverno, o estoque de sangue fica reduzido. “Reforçamos o apelo no sentido de que as pessoas compareçam para doar sangue. Precisamos de mais doadores para ampliar nosso estoque e atender a demanda na região”, assinala Bosso.

Paulo Vital, diretor da 16ª Regional de Saúde, antecipadamente agradece aos voluntários pela relevante contribuição no evento deste sábado. “Nossa demanda de sangue é expressiva, principalmente, por parte do Hospital da Providência e do Honpar de Arapongas que, no dia a dia, atendem muitos pacientes em situações de emergência”, informa Vital.

Fonte: Assessoria

Prefeitura de Apucarana implanta rotatória para aumentar a segurança no trânsito no entroncamento da Rede Massa

Medida atende antiga reivindicação da comunidade, organiza o fluxo de veículos e reduz o risco de acidentes no conhecido trevo da TV Tibagi


A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran), iniciou a implantação de uma rotatória no entroncamento localizado em frente à sucursal da Rede Massa, conhecido como trevo da TV Tibagi. A intervenção busca organizar o fluxo de veículos, reduzir o risco de acidentes e proporcionar mais segurança para motoristas e pedestres que utilizam diariamente o local. Os trabalhos começaram na noite desta quinta-feira e devem ser concluídos na próxima semana.

“Brasil não bate continência para a bandeira americana", diz Durigan

Ministro da Fazenda afirma que emissão de "panda bonds" fortalece relação com a China e diz que tarifaço dos EUA contra o Brasil é injusto

Dario Durigan (Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados)

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, defendeu nesta sexta-feira (26) a estratégia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ampliar a cooperação financeira com a China por meio da emissão de títulos soberanos em yuan, conhecidos como "panda bonds". Em declarações publicadas pelo jornal O Globo, o ministro afirmou que o Brasil busca diversificar suas fontes de financiamento sem ficar condicionado à disputa geopolítica entre China e Estados Unidos.

Durigan formalizou nesta semana, em Pequim, a primeira emissão de títulos soberanos brasileiros denominados na moeda chinesa. A iniciativa faz do Brasil o primeiro país da América Latina a recorrer a esse instrumento financeiro, com expectativa inicial de captar até 5 bilhões de yuans, o equivalente a cerca de R$ 3,8 bilhões.

O ministro afirmou que a operação representa um novo estágio na relação econômica entre Brasília e Pequim e reforçou que o governo brasileiro pretende manter uma política externa independente.

VÍDEO: Economista passa pano para Michelle Bolsonaro e é escrachado por Octávio Guedes na GloboNews


          Octávio Guedes e Daniel Sousa na GloboNews. Foto: reprodução

O jornalista Octávio Guedes deu uma resposta dura ao economista Daniel Sousa durante o programa “Studio I”, da GloboNews, na última quinta-feira (25), em debate mediado por Andréia Sadi sobre a crise entre Michelle Bolsonaro e Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O momento ocorreu após Daniel afirmar que a ex-primeira-dama havia apresentado argumentos calculados ao se colocar como defensora dos “valores cristãos” diante dos filhos de Jair Bolsonaro.

A discussão começou com a análise do vídeo publicado por Michelle, no qual ela acusa Flávio de tê-la desrespeitado em uma conversa telefônica sobre a articulação do PL no Ceará. Para Guedes, o episódio inverteu a pauta política e colocou a crise no campo bolsonarista, no momento em que o governo Lula passou a explorar o desgaste interno dos adversários.

“Vamos perder a eleição”: Valdemar vê risco eleitoral em briga pública de Michelle com Flávio


           Valdemar da Costa Neto durante entrevista. Foto: Reprodução

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, afirmou que a sigla pode “perder a eleição” se não resolver os desentendimentos entre Michelle Bolsonaro e Flávio Bolsonaro. A declaração ocorreu em entrevista ao jornal Gaúcha Zero Hora na noite desta quinta-feira (25). “Nós temos que acertar isso aí. Porque se não acertar isso aí, nós já vamos sair perdendo em casa”, disse Valdemar. O dirigente defendeu que o PL apoie a candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará, apesar das críticas públicas feitas pela ex-primeira-dama à aliança.

Mortos em terremotos na Venezuela chegam a 589 e feridos são quase 3 mil


           Escombros e estruturas danificadas após os terremotos na Venezuela. Foto: Reprodução.

O número de mortos após os terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira (24/6) subiu para 589, segundo informou o ministro da Saúde do país nesta sexta-feira (26/6). O governo venezuelano também registrou quase 3 mil feridos.

As autoridades ainda não divulgaram um balanço oficial de desaparecidos. Plataformas criadas pela sociedade civil para ajudar nos resgates indicam que entre 30 mil e 40 mil pessoas seguem com paradeiro desconhecido.

Em carta a Flávio Bolsonaro, Rubio diz que os EUA manterão as taxas do “TariFlávio”


           Marco Rubio e Flávio Bolsonaro em encontro nos Estados Unidos. Foto: Reprodução.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, manteve diante do senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) o apoio do governo Donald Trump à imposição de novas tarifas sobre produtos brasileiros.

Rubio respondeu, em carta enviada na terça-feira (23) e obtida pelo Globo, a uma manifestação encaminhada por Flávio no início de junho. No documento, o senador disse que um novo tarifaço americano provocaria “sérios danos” à população brasileira e afirmou confiar em sua vitória na eleição presidencial de outubro.

A resposta também agradeceu o apoio de Flávio à decisão dos Estados Unidos de classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. Rubio, porém, não atendeu aos pontos apresentados pelo senador sobre as tarifas nem comentou as preocupações econômicas citadas por ele.

A movimentação ocorreu depois de Eduardo Bolsonaro (PL) pedir explicitamente a Trump tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, segundo a pauta. Ele também tentou relacionar a retirada das medidas a sanções contra integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) com base na Lei Magnitsky.

Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso

MEC atribui resultados de 2025 à combinação de políticas públicas

Alunos em sala de aula no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) 001, no Catete, na zona sul da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Por Daniella Almeida, repórter da Agência Brasil - Os números referentes ao desempenho de estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública do país apresentaram melhora entre 2022 e 2025. O índice de reprovação caiu 62%, o de abandono diminuiu 61% e o atraso escolar teve redução de 28%. No mesmo período, a taxa de aprovação subiu 11%.

Os novos dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC) fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento anual permite calcular as taxas de rendimento escolar no país.

Desemprego cai a 5,6% e tem menor taxa para maio desde 2012

Desemprego cai a 5,6% no Brasil, aponta IBGE, com recorde de ocupação e queda na subutilização no trimestre encerrado em maio

Governo Lula colhe mais uma vitória em benefício de milhões de trabalhadores (Foto: Ricardo Stuckert)

O desemprego caiu a 5,6% no Brasil no trimestre encerrado em maio de 2026, o menor resultado para o mês desde o início da série histórica da PNAD Contínua, em 2012. O levantamento também mostrou avanço da população ocupada, redução da subutilização da força de trabalho e estabilidade no número de pessoas sem emprego, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo IBGE.

A taxa de desocupação ficou estável em relação ao trimestre de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, quando havia marcado 5,8%, mas recuou 0,6 ponto percentual na comparação com o trimestre de março a maio de 2025, quando estava em 6,2%. O resultado confirma um cenário de mercado de trabalho aquecido e distante do pico registrado durante a pandemia, quando o desemprego chegou a 14,9% no trimestre encerrado em março de 2021.

Durigan rebate BC e diz que políticas do governo Lula não geram risco de inflação

Ministro da Fazenda atribui pressão inflacionária à guerra do Irã e ao encarecimento dos combustíveis

        Dario Durigan (Foto: Washington Costa/MF)

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta sexta-feira (26) que as medidas de estímulo adotadas pelo governo federal são limitadas e não representam risco relevante para a inflação no Brasil. Segundo ele, a principal pressão atual sobre os preços vem do impacto da guerra no Irã sobre os combustíveis, tema que tem provocado preocupação no mercado internacional de petróleo.

A declaração foi feita em Pequim, onde Durigan cumpre agenda oficial. Em conversa com jornalistas, o ministro reagiu a um relatório divulgado pelo Banco Central, que apontou a possibilidade de políticas de crédito e medidas fiscais estimularem o consumo e, consequentemente, pressionarem os preços.

Durigan contestou essa interpretação e afirmou que o documento do Banco Central faz “menções genéricas”, sem apontar diretamente quais ações do governo teriam potencial de provocar aumento da inflação. Para o ministro, programas como o Move Brasil não têm dimensão suficiente para alterar o quadro macroeconômico do país. “As medidas de estímulo são limitadas, elas não têm o condão de afetar a macroeconomia brasileira. O que afeta a inflação hoje é a guerra no Irã”, disse Durigan.

Vídeo de Michelle é "mais um revés" para campanha de Flávio Bolsonaro, diz Financial Times


Jornal britânico afirma que crise entre Michelle e Flávio Bolsonaro enfraquece pré-campanha e dificulta estratégia para conquistar eleitorado feminino

                  Michelle Bolsonaro (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A crise entre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro ganhou repercussão internacional e passou a ser vista como mais um obstáculo para a pré-campanha presidencial do parlamentar. Segundo reportagem publicada pelo Financial Times, o episódio evidencia uma antiga divisão dentro da família Bolsonaro e representa um novo revés para um projeto eleitoral que já enfrentava dificuldades após o escândalo envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master.

O jornal britânico afirma que a disputa pública entre Michelle e seu enteado expõe a "desarmonia" daquilo que classificou como a "realeza política de direita do Brasil". De acordo com a publicação, Flávio Bolsonaro chegou a aparecer empatado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pesquisas de intenção de voto, mas perdeu força depois de "alguns deslizes", entre eles a revelação de sua ligação com Vorcaro, preso sob acusação de fraude bilionária no Banco Master.

Tarcísio diz que briga entre Flávio Bolsonaro e Michelle é “questão de família”


Governador de São Paulo afirma que desentendimento terá pouco impacto político e diz acreditar em entendimento entre a ex-primeira-dama e o senador

Tarcísio diz que briga entre Flávio Bolsonaro e Michelle é “questão de família” (Foto: PAULO GUERETA / GOVSP)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que acredita em uma reconciliação entre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), após o conflito público entre os dois expor divergências na família do ex-presidente Jair Bolsonaro. As informações foram publicadas pelo jornal O Globo.

Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (26), Tarcísio minimizou os efeitos políticos do episódio e classificou o desentendimento como uma questão de âmbito familiar. Para o governador, a crise não deve comprometer a articulação do campo conservador para as eleições.

"Eu acho que é uma questão de família. Acredito no bom senso. Acredito que eles vão se entender. É importante esse entendimento. Acho que vai ter pouco impacto, até porque a coisa já está muito cristalizada, e como está cristalizada, você tem muito pouco espaço para movimento para um lado e de outro. É claro que a conquista dos indecisos, das pessoas de centro, passa por harmonia. Mas eu acredito que essa harmonia virá, eles vão se entender, essa questão familiar vai se superar e a gente vai poder vir com força total para o que vem aí para frente", afirmou o governador.

Após Pé-de-Meia, abandono escolar cai 34% e atinge menor nível desde 2007

Censo Escolar 2025 mostra avanço no ensino médio público, com queda na reprovação e melhora nos indicadores educacionais

Após Pé-de-Meia, abandono escolar cai 34% e atinge menor nível desde 2007 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O abandono escolar no ensino médio da rede pública brasileira caiu para 2,5% em 2025, o menor índice registrado desde o início da série histórica do Ministério da Educação (MEC), em 2007. Os dados constam no Censo Escolar 2025, divulgado nesta sexta-feira (26).

Na comparação com 2023, ano anterior ao início do programa Pé-de-Meia, a taxa de abandono recuou 34%. O resultado fortalece um dos principais programas educacionais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criado para reduzir a evasão escolar por meio da concessão de bolsas a estudantes do ensino médio da rede pública.

Governo Lula cobra prestação de contas de ONG ligada ao Dark Horse e dá prazo final para evitar inadimplência

Ministério da Ciência estabelece 15 dias para regularização de convênio de R$ 1 milhão; descumprimento pode levar à abertura de Tomada de Contas Especial

      Dark Horse e Karina Gama (Foto: Reprodução )

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) concedeu um prazo definitivo de 15 dias para que o Instituto Conhecer Brasil (ICB), presidido por Karina Gama, apresente a prestação de contas de um convênio de R$ 1 milhão financiado por emenda parlamentar do deputado federal Mario Frias (PL-SP). Segundo reportagem da Folha de São Paulo, o período não poderá ser prorrogado e, caso a documentação não seja entregue até o início de julho, a entidade poderá ser declarada inadimplente pelo governo federal.

Todo o montante do convênio já foi repassado à organização. O prazo original para a prestação de contas terminou em 11 de abril. Karina Gama também é sócia-administradora da Go Up Entertainment, produtora do filme Dark Horse, obra sobre Jair Bolsonaro (PL) que se tornou alvo de intensa repercussão política após a divulgação de mensagens nas quais o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) solicitava recursos ao então controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, para financiar o longa. O episódio desencadeou uma crise na pré-campanha presidencial do parlamentar.

PGR recorre de decisão da Primeira Turma do STF sobre aposentadoria compulsória de juízes

Recurso sustenta que aposentadoria compulsória punitiva não foi extinta pela Reforma da Previdência e pede revisão do acórdão

        Sessão plenária do STF (Foto: Gustavo Moreno/STF)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão da Primeira Turma que considerou incompatível com a Constituição a aplicação da aposentadoria compulsória como sanção disciplinar a magistrados após a Reforma da Previdência. O parecer foi assinado pela subprocuradora-geral da República Elizeta Ramos na quinta-feira (25). As informações são do Metrópoles.

Nos embargos de declaração apresentados ao STF, ela afirma ter identificado omissões, contradições e obscuridades no acórdão que formalizou a decisão da Primeira Turma. Entre os pontos levantados pela subprocuradora estão a competência da Corte para julgar ações de perda do cargo de magistrados, a legitimidade para propor essas ações e a ausência de definição sobre quais condutas configuram "infrações graves".

Lula celebra entrega de títulos a famílias assentadas no MS: 'nunca houve tanta política de inclusão social como agora'

Presidente anuncia investimentos na reforma agrária e diz que o povo pobre terá prioridade nas políticas de inclusão social

Lula celebra entrega de títulos a famílias assentadas no MS: 'nunca houve tanta política de inclusão social como agora' (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (25), no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã (MS), de uma cerimônia marcada pela entrega de 1.390 títulos de domínio a famílias assentadas, pelo anúncio de R$ 20 milhões para infraestrutura produtiva e por novas ações de reforma agrária, crédito, habitação, educação no campo e regularização fundiária, as informações são do Planalto.

No ato, Lula afirmou que seu governo tem priorizado políticas de inclusão social e disse que a população pobre seguirá no centro das ações públicas. “Vocês sabem que o que nós estamos fazendo neste país é uma coisa que nunca foi feita. Nunca houve tanta política de inclusão social como está havendo agora. Enquanto eu for presidente da República, o povo pobre vai ter a minha preferência no tratamento das políticas de inclusão social”, declarou o presidente.

Itamaraty confirma morte de dois brasileiros em terremotos na Venezuela


Governo Lula acompanha a situação e envia missão humanitária à Venezuela

Pessoas se reúnem enquanto equipes de emergência atuam no local de prédio desabado em Caracas após terremotos (Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria)

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou nesta quinta-feira (25) a morte de dois brasileiros em consequência dos fortes terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24). Em nota oficial, o Itamaraty informou que está prestando assistência consular às famílias das vítimas.

"O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas", afirmou o ministério.

Eduardo republica posts em defesa de Flávio Bolsonaro em meio à crise com Michelle

Ex-deputado não comentou as críticas da ex-primeira-dama, mas compartilhou publicações favoráveis ao senador no X

      Eduardo Bolsonaro (Foto: REUTERS/Jessica Koscielniak)

Eduardo Bolsonaro utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (25) para se manifestar de forma indireta sobre a crise envolvendo Michelle Bolsonaro (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Sem fazer um pronunciamento oficial sobre as declarações da ex-primeira-dama, Eduardo republicou em sua conta na rede X postagens que defendem Flávio, em meio à repercussão dos vídeos divulgados por Michelle. As informações são do Metrópoles.

Em uma das mensagens compartilhadas pelo ex-deputado, um analista afirma: "Acho que Michelle esperava de Flávio uma reação agressiva, juvenil, o que endossaria suas acusações. [Flávio] Topou com empatia e humildade, dignas de uma liderança madura".

AGU aciona Corte de Cassação da Itália para solicitar extradição de Zambelli

Pedido apresentado à Justiça italiana busca trazer ex-deputada de volta ao Brasil para cumprir pena por perseguição armada

             Carla Zambelli (Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados)

A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou, nesta quinta-feira (25), a Corte Suprema de Cassação da República Italiana para solicitar a extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O pedido está relacionado à condenação de Zambelli por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. As informações são da CNN Brasil.

O caso teve origem na véspera do segundo turno das eleições de 2022, quando a então deputada bolsonarista perseguiu, ameaçou e constrangeu um homem no bairro Jardins, em São Paulo. Segundo a AGU, a Justiça italiana deverá analisar na próxima semana o pedido do governo brasileiro para que a ex-parlamentar retorne ao Brasil e cumpra a pena de cinco anos e três meses de prisão.

Mendonça manda Papudinha assegurar "absoluta incomunicabilidade" entre Vorcaro e ex-presidente do BRB


Decisão do ministro também obriga direção da unidade prisional a comunicar imediatamente qualquer tentativa de ameaça ou interferência entre os presos

Daniel Vorcaro e Paulo Henrique Costa (Foto: Banco Master/Divulgação / Felipe Gonçalves / Lide)

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a direção da unidade prisional conhecida como Papudinha adote medidas para assegurar a "absoluta incomunicabilidade" entre o ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. A decisão foi proferida ao negar o pedido da defesa de Vorcaro para cumprimento de prisão domiciliar e autorizar sua transferência para o presídio em Brasília (DF). As informações são da coluna de Míriam Leitão, do jornal O Globo.

STF terá ponto facultativo por jogo da Seleção Brasileira na segunda-feira (29)

Prazos processuais que venceriam na segunda-feira (29) serão prorrogados para terça-feira (30)

      Sessão plenária do STF (Foto: Antonio Augusto/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) terá ponto facultativo na próxima segunda-feira (29) em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo. A medida foi oficializada por meio da Portaria GDG 146/2026.

Lula lidera todos os cenários de 1º e 2º turnos em Minas, diz Datatempo

Pesquisa mostra que o presidente ampliou a vantagem sobre Flávio Bolsonaro no estado, considerado decisivo na eleição presidencial

Lula lidera todos os cenários de 1º e 2º turnos em Minas, diz Datatempo (Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR\r)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de intenção de voto para a eleição presidencial de 2026 em Minas Gerais, segundo a segunda rodada da pesquisa Datatempo. O levantamento mostra que o chefe do Executivo federal ampliou sua vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal adversário testado no estado, considerado o segundo maior colégio eleitoral do país.

Os dados foram divulgados pelo jornal O Tempo, responsável pela publicação da pesquisa encomendada pela Sempre Editora. As entrevistas foram realizadas entre os dias 12 e 15 de junho, com 1.000 eleitores mineiros. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

☉ Lula abre 18,5 pontos de vantagem em cenário amplo

No principal cenário estimulado de primeiro turno, que reúne dez possíveis candidatos, Lula aparece com 42,3% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro ocupa a segunda colocação, com 23,8%, o que representa uma vantagem de 18,5 pontos percentuais para o presidente. Na sequência aparecem o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), com 10,8%, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), com 2,8%.

O resultado representa uma evolução em relação à primeira rodada da Datatempo, realizada em março. Na ocasião, Lula registrava 37,2%, enquanto Flávio Bolsonaro aparecia com 29%, reduzindo a diferença para apenas 8,2 pontos percentuais.