domingo, 22 de fevereiro de 2026

Lula quer levar PF a Trump para tratar de ações contra o crime organizado

Presidente quer discutir narcotráfico, tráfico de armas e lavagem de dinheiro com os Estados Unidos

        Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende levar representantes da Polícia Federal (PF) para uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a fim de aprofundar a cooperação no combate ao crime organizado na América Latina. A declaração de Lula, segundo a coluna de Nelson de Sá, no UOL, foi dada ao fim de sua visita oficial de quatro dias à Índia, em entrevista coletiva concedida em Nova Déli.

Segundo a reportagem, a viagem a Washington ainda não tem data definida, mas deverá incluir discussões sobre segurança regional em meio às operações militares norte-americanas na América Latina, anunciadas como ações contra o narcotráfico.

STF julga limites sobre penduricalhos na quarta-feira

Corte irá decidir se mantém suspensão de benefícios que podem ultrapassar o teto constitucional

        STF julga limites sobre penduricalhos na quarta-feira (Foto: Victor Piemonte/STF)
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar na próxima quarta-feira (25) se mantém as decisões do ministro Flávio Dino que impuseram restrições ao pagamento de verbas conhecidas como "penduricalhos" no serviço público. A análise envolve medidas que suspendem benefícios não previstos em lei e determinam maior transparência na composição das remunerações. As informações são do G1.

⊛ O que é o teto constitucional

A Constituição Federal estabelece um limite máximo para a remuneração de agentes e servidores públicos. O chamado teto constitucional corresponde ao salário dos ministros do STF, atualmente fixado em R$ 46.366,19. Em regra, nenhum integrante da administração pública pode receber acima desse valor, medida criada para evitar supersalários e preservar o equilíbrio dos gastos públicos.

Mendonça convoca PF para novo encontro na segunda-feira sobre investigação do caso Master

Reunião terá balanço das apurações e avaliação dos próximos passos da investigação

     André Mendonça (Foto: Gustavo Moreno/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, convocou a Polícia Federal (PF) para uma nova reunião na próxima segunda-feira (23) para tratar das investigações sobre supostas irregularidades no banco Master. O encontro terá como objetivo fazer um balanço do andamento das apurações e definir os próximos passos do caso, que está sob a relatoria de Mendonça desde 12 de fevereiro, após a saída do ministro Dias Toffoli da função. As informações são do G1.

Em uma das primeiras medidas como relator, Mendonça reuniu-se com os investigadores no dia 13 para obter uma visão geral do andamento das investigações. Na última quinta-feira (19), ele determinou a retomada do "fluxo ordinário" de ações de perícia e depoimentos, revertendo a decisão de Toffoli, que havia indicado quais peritos da PF deveriam analisar os materiais.

"Não sou o carnavalesco", diz Lula sobre polêmica no carnaval

Presidente afirma que apenas foi homenageado e rebate críticas

       Desfile da Acadêmicos de Niterói (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não teve participação na elaboração do enredo ou do samba da Acadêmicos de Niterói, escola que o homenageou no Carnaval do Rio de Janeiro. Questionado sobre críticas de setores evangélicos a uma ala intitulada “neoconservadores em conserva”, o presidente declarou que não foi responsável pelo conteúdo apresentado na Marquês de Sapucaí.

De acordo com o G1, Lula respondeu diretamente ao ser perguntado sobre o tema: “Eu não penso. Porque primeiro eu não sou o carnavalesco, eu não fiz o samba-enredo, eu não cuidei dos carros alegóricos. Eu apenas sou homenageado em uma música maravilhosa”, afirmou.

Com a presença de Alckmin e Moraes, Tabata Amaral e João Campos se casam em PE


         João Campos e Tabata Amaral se casaram em Pernambuco . Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) se casaram neste sábado (21), em cerimônia na Capela de São Benedito, na Praia dos Carneiros, em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco. O evento reuniu familiares, amigos e convidados do meio político.

O casal anunciou o noivado em novembro de 2025, ao publicar nas redes sociais uma foto com as alianças. Na ocasião, Tabata escreveu: “Sim, com todo o meu coração! Que Deus abençoe a família que hoje começamos a construir. Te amo demais da conta e para sempre!”. No início de fevereiro, os dois já haviam realizado um almoço de noivado.

Aos 46 anos, Mauro Cid é transferido para a reserva com soldo de R$ 16 mil


                   Mauro Cid, Agente de Ordens do então presidente Jair Bolsonaro. Reprodução

O Exército oficializou nesta sexta-feira (20) a aposentadoria antecipada do tenente-coronel Mauro Cid, com efeitos a partir de 2 de março. A medida foi autorizada após solicitação de transferência para a reserva remunerada por meio da cota compulsória.

A portaria foi assinada pelo general de Brigada Luiz Duarte de Figueiredo Neto, diretor de Assistência ao Pessoal do Exército. O documento formaliza a saída de Cid do serviço ativo.

Aos 46 anos, Mauro Cid soma 29 anos e 11 meses de serviços prestados. Pelas regras da carreira, a aposentadoria integral ocorreria após 31 anos de atividade militar.