quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

CPMI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro

Fundador do Banco Master explicará suspeitas sobre consignados do INSS na próxima segunda-feira

       Daniel Vorcaro (Foto: Reprodução)

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS decidiu antecipar para a próxima segunda-feira (23, às 16h, o depoimento do banqueiro Daniel Vorcaro, fundador e presidente do Banco Master. A oitiva estava inicialmente prevista para a quinta-feira, segundo o jornal O Globo, mas foi remarcada após reunião do presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), com integrantes da cúpula da comissão. A mudança ocorre em meio a uma disputa jurídica relacionada ao comparecimento do empresário e é vista por integrantes da CPMI como medida para evitar novos adiamentos.Mudança busca evitar manobras e esvaziamento

Greve geral na Argentina contra reforma trabalhista paralisa trens e cancela voos



      Greve afeta transporte na Argentina nesta quinta; polícia conteve multidão na semana passada       Martin Cossarini/Reuters – 11.02.2026
Sindicato contrário a Milei convocou ato contra indenização menor por demissão, limite a protestos e jornadas de trabalho mais longas

Uma greve geral contra uma reforma trabalhista proposta pelo governo de Javier Milei paralisa trens, aeroportos e o transporte em geral na Argentina nesta quinta-feira (19). O movimento é encabeçado por setores da esquerda do país sul-americano.

Convocada pela CGT (Confederação Geral do Trabalho), um dos mais organizados sindicatos do país, o ato conta com o apoio de motoristas de ônibus, pilotos de avião, condutores do metrô e funcionários públicos.

Ex-príncipe Andrew é preso na esteira do caso Epstein


Fotos divulgadas nos arquivos de Epstein mostram ex-príncipe Andrew de quatro sobre uma mulher. Foto: Divulgação / Departamento de Justiça dos EUA

O ex-príncipe Andrew Mountbatten-Windsor foi detido sob suspeita de má conduta no exercício de função pública. A prisão ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), na propriedade de Wood Farm, situada na área de Sandringham, em Norfolk, Inglaterra.

Viaturas descaracterizadas e agentes à paisana foram vistos no local pouco depois das 8h. Em nota, a polícia informou que um homem na faixa dos 60 anos, residente em Norfolk, foi preso sob suspeita de má conduta no cargo público. Também foram realizadas buscas em endereços nos condados de Berkshire e Norfolk. O suspeito permanece sob custódia.

Janja comenta rebaixamento da Acadêmicos de Niterói após enredo sobre Lula

Primeira-dama compartilha trecho do samba nas redes sociais

      Lula e Janja acompanham o desfile (Foto: AP Photo)

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, reagiu publicamente ao rebaixamento da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que levou para a Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A queda da agremiação no resultado oficial do carnaval carioca ocorreu após o desfile gerar forte repercussão política e ataques de parlamentares da oposição, que levantaram suspeitas sobre um suposto favorecimento eleitoral ao presidente.

A manifestação de Janja foi feita por meio dos stories do Instagram. Ela publicou uma imagem do desfile e inseriu na postagem um trecho do samba-enredo apresentado pela escola, destacando versos que fazem referência direta ao presidente. “Lute pra vencer (SIM). Aceite se perder. Se o ideal valer, nunca desista”, escreveu a primeira-dama ao compartilhar parte da canção.

Deputados evangélicos procuram Planalto para criticar desfile da Acadêmicos de Niterói

Membros do governo negaram participação no desfile que homenageou Lula e afirmaram que não concordaram com sátira sobre evangélicos

              Desfile da Acadêmicos de Niterói (Foto: Clara Radovicz/Riotur)

Lideranças evangélicas com atuação no Congresso Nacional procuraram integrantes do governo federal e dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) para criticar trechos do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Marquês de Sapucaí. O ponto central da insatisfação foi uma ala que representou a “família tradicional” dentro de uma lata de conservas, imagem interpretada como deboche por parlamentares ligados ao segmento. As informações são do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Congresso retoma trabalhos com PEC da Segurança, jornada 6x1 e MPs na pauta

Propostas sobre combate ao crime, redução da jornada de trabalho, crédito rural e data centers devem dominar a agenda legislativa após o Carnaval

      Congresso Nacional (Foto: EBC)

O Congresso Nacional retoma as atividades legislativas após o Carnaval com uma pauta concentrada em temas de segurança pública, economia e medidas provisórias que estão prestes a perder validade. A definição das prioridades ocorre em meio a negociações entre lideranças partidárias e à expectativa de avanço em propostas consideradas estratégicas pelo governo federal.

Segundo reportagem do G1, líderes partidários avaliam que a Câmara dos Deputados deve iniciar as votações por projetos que já estavam na pauta antes do recesso do Carnaval. Entre eles está a proposta que atualiza faixas de multas e inclui novas infrações relacionadas ao descumprimento das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, além do texto que cria o Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter (Redata).

"Não passou da tela inicial", diz presidente da Unafisco sobre auditor que acessou dados de enteada de Gilmar Mendes

Ricardo Mansano diz que auditor admitiu ter acessado dados sigilosos, mas nega vazamento de informações

Receita Federal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O auditor fiscal Ricardo Mansano admitiu ter acessado dados de Maria Carolina Feitosa, enteada do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo informou o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), Kléber Cabral. De acordo com ele, o acesso ocorreu, mas não houve qualquer vazamento de informações.Segundo o jornal O Globo, Cabral afirmou que o servidor não ultrapassou a tela inicial do sistema da Receita Federal e que não há registro de extração ou divulgação de dados relacionados à familiar do ministro.

Servidora da Receita alvo da PF nega ter acessado dados da esposa de Alexandre de Moraes

Defesa de Ruth Machado dos Santos afirma que ela tem 32 anos de carreira sem punições e diz que não há motivação política ou ideológica em sua atuação

      Viviane Barci de Moraes (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A servidora pública da Receita Federal Ruth Machado dos Santos, alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), negou ter acessado informações fiscais da esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A investigação busca esclarecer se houve motivação política ou financeira no suposto vazamento de dados sigilosos envolvendo ministros da Corte e seus familiares. As informações são da CNN Brasil.

Segundo os advogados, Ruth não teria cometido qualquer irregularidade e mantém histórico funcional considerado irrepreensível.

Lula alerta para risco de dominação na Cúpula sobre Inteligência Artificial na Índia

Presidente brasileiro afirma em Nova Déli que concentração de algoritmos e infraestrutura tecnológica amplia desigualdades e ameaça a democracia

O Presidente Lula partrcipa da cerimônia de abertura da Cúpula de Impacto de Inteligência Artificial na Índia (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou nesta quinta-feira (19), em Nova Déli, durante a Cúpula de Impacto de Inteligência Artificial organizada pelo governo da Índia, e fez um alerta sobre os riscos da concentração de poder nas mãos de poucas empresas e países no campo digital. Em sua fala, Lula defendeu uma governança global multilateral para a Inteligência Artificial e ressaltou que a tecnologia pode tanto impulsionar o desenvolvimento quanto aprofundar desigualdades históricas.

Segundo o discurso do presidente Lula, a humanidade vive uma “encruzilhada” em que a Quarta Revolução Industrial avança rapidamente enquanto o multilateralismo “recua perigosamente”. Para ele, essa combinação torna urgente a construção de regras internacionais para o uso da Inteligência Artificial, de forma inclusiva e voltada ao desenvolvimento.

Revista Vox, dos Estados Unidos, exalta Brasil como exemplo na defesa da democracia

Publicação compara reação das instituições brasileiras a Jair Bolsonaro com a atuação dos EUA diante de Donald Trump e destaca papel do Congresso e do STF

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A revista norte-americana Vox publicou uma ampla reportagem destacando o Brasil como um exemplo recente de resistência institucional ao autoritarismo. No texto intitulado “How one country stopped a Trump-style authoritarian in his tracks”, a publicação sustenta que o país conseguiu conter investidas autoritárias do ex-presidente Jair Bolsonaro, em contraste com o cenário vivido atualmente nos Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump, que é o atual presidente norte-americano.

Segundo a Vox, em 2018 o Brasil elegeu Bolsonaro, descrito como um político que tentou promover “o tipo de concentração de poder autoritária que o presidente Donald Trump está atualmente promovendo nos Estados Unidos”. A diferença fundamental, de acordo com a reportagem, é que no Brasil essas tentativas foram bloqueadas. “Ao contrário da América, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal do Brasil trabalharam para conter o presidente e limitar severamente sua capacidade de agir como um ditador eleito”, afirma o texto.

Acesso a dados sigilosos da mulher de Moraes ocorreu na Receita do Guarujá

Servidora alvo de busca e apreensão nega ter consultado informações fiscais de Viviane Barci de Moraes e diz que provará atendimento no horário do registro

Acesso a dados sigilosos da mulher de Moraes ocorreu na Receita do Guarujá (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Uma agente administrativa da Receita Federal, Ruth Machado dos Santos, teria acessado dados fiscais de Viviane Barci de Moraes, mulher do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, em 21 de agosto de 2025, nas dependências da unidade do Fisco no Guarujá, no litoral de São Paulo.

As informações foram publicadas pelo jornal Estado de S. Paulo, em meio à repercussão de uma operação que investiga vazamentos de dados sigilosos relacionados a integrantes da Corte e familiares, e a um inquérito instaurado por Alexandre de Moraes para apurar possíveis quebras irregulares de sigilo envolvendo a Receita Federal e o Coaf.