quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Defesa afirma que Oruam não vai se entregar à polícia após ordem de prisão

O caso ganhou novos contornos após a Justiça apontar uma série de descumprimentos das medidas cautelares impostas ao artista

      Oruam (Foto: Reprodução/Instagram/@oruam)

O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido artisticamente como Oruam, não deve se apresentar à Justiça nos próximos dias, mesmo após a decretação de uma nova ordem de prisão. A informação foi confirmada por sua defesa à imprensa. Segundo a coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles, a declaração foi dada após a revogação das medidas cautelares que haviam substituído a prisão preventiva do artista, o que recolocou em vigor a ordem de custódia expedida pela Justiça.

A decisão que resultou na retomada da prisão partiu do ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que rejeitou um recurso em habeas corpus apresentado pelos advogados do músico. Com isso, deixou de valer a liminar que permitia o cumprimento de medidas alternativas, como o monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Lula acena ao Congresso em jantar “de agradecimento” e pede “diálogo” entre Poderes

O presidente promoveu um jantar com líderes da Câmara na quarta-feira

          Lula em jantar com líderes da Câmara dos Deputados (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu, na noite de terça-feira (4), um jantar de confraternização com líderes da Câmara dos Deputados e com o presidente da Casa, Hugo Motta, na Granja do Torto, em Brasília. O encontro teve como objetivo reconhecer o apoio do Legislativo a pautas estratégicas do governo federal e reforçar a importância do diálogo entre os Poderes.

Lula explicou que o jantar teve caráter de agradecimento pelo empenho dos parlamentares na aprovação de propostas consideradas fundamentais para o país, como a reforma tributária e a isenção do imposto de renda para trabalhadores que recebem até cinco mil reais por mês.

“Ofereci um jantar de confraternização aos líderes da Câmara e ao presidente Hugo Motta, ontem à noite (4), na Granja do Torto. Na verdade, um jantar de agradecimento aos parlamentares por todo apoio e, mais do que isso, pelo empenho de cada um na aprovação de projetos tão importantes para o Brasil e os brasileiros, como o da reforma tributária e da isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais”, escreveu o presidente.

“Católico fervoroso”: Vereador bolsonarista desviou milhões de verba da “Corrida Bom Jesus”


      O vereador bolsonarista Francisco Carlos Silveira. Foto: Reprodução

O vereador bolsonarista Francisco Carlos Silveira, conhecido como Chico 2000, foi afastado do mandato após se tornar alvo da Operação Gorjeta, que investiga o desvio de cerca de R$ 3,5 milhões em recursos públicos em Cuiabá (MT). Entre os valores sob apuração estão emendas parlamentares destinadas à 36ª edição da Corrida do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, realizada em abril de 2025, conforme informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

De acordo com o site oficial da Câmara Municipal, Chico 2000 é filiado ao Partido Liberal (PL), de Jair Bolsonaro. O diretório estadual da sigla, no entanto, afirma que o parlamentar deixou o partido no ano passado, após o surgimento de suspeitas de ilegalidades.

Lula marca reunião com Motta para discutir fim da escala 6x1

Em jantar com representantes do Congresso, presidente disse que o ideal é a adoção da escala máxima 5x2

Brasília (DF) - 21/05/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (d), durante reunião com ministros no Palácio do Planalto (Foto: RICARDO STUCKERT/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acertou uma reunião para a próxima semana com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), com o objetivo de alinhar a tramitação de uma proposta que prevê o fim da escala de trabalho 6x1. O encontro deve contar também com a presença da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, que participaram de um jantar com o presidente na quarta-feira (4), quando o tema foi debatido. As informações são da CNN Brasil.

Lula ressaltou na conversa que considera ideal a adoção de uma escala máxima de trabalho de 5x2. A proposta original em discussão no Congresso previa um regime ainda mais flexível, de quatro dias de trabalho por três de descanso.

Itaipu Parquetec, Itaipu Binacional e ENBPar levam ao Ceará iniciativa para impulsionar o hidrogênio verde

Parceria com o governo do Ceará integra o Nordeste à estratégia nacional de inovação e transição energética

       Enio Verri (Foto: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec)

Uma parceria firmada nesta quarta-feira (4) conecta a experiência tecnológica e de inovação do Itaipu Parquetec e da Itaipu Binacional ao potencial estratégico do Nordeste, com a implantação de uma planta piloto de hidrogênio verde no Ceará. A iniciativa é resultado da parceria com a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. (ENBPar) e o Governo do Estado do Ceará, em um movimento que une pesquisa aplicada, inovação industrial e formação de mão de obra qualificada.

O projeto tem foco educacional e experimental, mas com impacto direto na cadeia produtiva. A planta será usada para testes de equipamentos, instalação de laboratórios didáticos e desenvolvimento de soluções tecnológicas ligadas à produção, ao armazenamento e às aplicações energéticas do hidrogênio verde, considerado um dos vetores centrais da descarbonização da economia.

Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, a iniciativa traduz a missão institucional da usina ao expandir o papel da empresa para além da geração de energia. “A inovação tecnológica é o caminho para fortalecer a competitividade do Brasil, gerar desenvolvimento e afirmar nossa soberania. O Itaipu Parquetec é a ponte que transforma esse compromisso em conexões concretas entre ciência, indústria e poder público”, afirmou.

Caso Orelha: adolescente não poderá ser internado

Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, na última terça-feira (3) foi feito um pedido de internação de um dos adolescentes investigados

       Cão Orelha (Foto: Divulgação/ND Mais)

O adolescente apontado como responsável pela morte do cão comunitário Orelha, em Florianópolis, não poderá ser internado com base nas regras atuais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A conclusão decorre da interpretação do Artigo 122, que restringe a medida de internação a atos infracionais cometidos com grave ameaça ou violência contra pessoas, sem incluir animais. As informações foram publicadas pela CNN Brasil.

Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, na última terça-feira (3) foi feito um pedido de internação de um dos adolescentes investigados, após a conclusão do inquérito, com encaminhamento ao Ministério Público e ao Judiciário.Pelo texto do ECA, porém, a internação é considerada medida excepcional e só pode ser aplicada em três hipóteses específicas: quando o ato infracional é cometido mediante grave ameaça ou violência à pessoa, quando há reiteração no cometimento de outras infrações graves, ou em caso de descumprimento reiterado e injustificável de medida anteriormente imposta. Como a lei não prevê a violência contra animais nesse rol, o enquadramento legal não autoriza a privação de liberdade.

Candidatura de Haddad ao Senado preocupa direita em SP

Disputa por duas vagas em 2026 pode fragmentar votos e reduzir espaço da direita em São Paulo

      Fernando Haddad (Foto: Diogo Zacarias/MF)

 A eventual candidatura de Fernando Haddad (PT) ao Senado por São Paulo, nas eleições de 2026, passou a preocupar dirigentes de partidos da direita no estado. Avaliações internas indicam que a entrada do ex-prefeito e atual ministro da Fazenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode alterar significativamente o equilíbrio da disputa, sobretudo na região metropolitana da capital. As informações são da CNN Brasil.

Segundo aliados do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a eleição tende a se dividir caso Haddad confirme a candidatura, enfraquecendo a estratégia inicial do grupo de eleger dois senadores alinhados ao campo conservador.

Suzane von Richthofen pode voltar à cadeia; saiba o motivo


      Suzane von Richthofen, que matou os pais. Foto: reprodução

Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos pela morte dos pais, foi acusada de furto pela prima, Silvia Gonzalez Magnani. O boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil de São Paulo aponta que Suzane se apropriou de uma lavadora, um sofá, uma cadeira e uma bolsa com documentos e dinheiro do tio, o médico aposentado Miguel Abdalla Netto, falecido em janeiro.

A acusação ocorre no centro de uma disputa judicial pelo espólio de Abdalla, avaliado em cerca de R$ 5 milhões. Suzane admitiu em processo na Vara de Família que entrou na casa do tio e retirou objetos, incluindo um carro, alegando que agiu para proteger bens que futuramente seriam seus. Silvia alega ter tido uma união estável de 14 anos com Miguel.

Carlos Bolsonaro sugere que Michelle recebe dinheiro para atacar a família


     Carlos Bolsonaro (PL) em trio com Michelle – Reprodução

Carlos Bolsonaro (PL) voltou a usar as redes sociais para alfinetar a madrasta, Michelle. O filho do ex-presidente sugeriu que a esposa do político, que está preso em Brasília, esteja recebendo dinheiro para “medir forças” com o próprio marido.

“Insisto: o objetivo não é medir forças com os filhos de Jair Bolsonaro, mas com ele mesmo. De tão surreal, eu não acreditaria se não conhecesse. Hoje, eu já creio que há outras verdinhas coincidências no tabuleiro”, escreveu ele, usando a expressão “verdinhas”, popularmente associadas às notas de dólares.

STF agenda julgamento sobre anistia a agentes que ocultaram corpos na ditadura


Os ministros do STF durante sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2026. Foto: Gustavo Moreno/ST

O Supremo Tribunal Federal marcou para 13 de fevereiro o julgamento de uma ação que discute se o crime de ocultação de cadáver praticado durante a ditadura militar está protegido pela Lei da Anistia. A análise ocorrerá no plenário virtual da Corte e seguirá até 24 de fevereiro.

O relator do caso, o ministro Flávio Dino, sustenta que a ocultação de cadáver configura crime permanente enquanto não houver esclarecimento sobre o destino da vítima. Nesse entendimento, a prática não estaria abrangida pela anistia concedida em 1979, que alcança apenas atos consumados até a entrada em vigor da lei.

A ação em julgamento é um recurso do Ministério Público Federal contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que reconheceu a aplicação da anistia a militares acusados de ocultar cadáveres durante o regime militar. Em fevereiro do ano passado, o STF reconheceu a repercussão geral do tema, o que fará a decisão valer para casos semelhantes em todo o país.

Bolsonarista foragida do 8/1 é presa ao tentar emitir nova identidade


     A bolsonarista Rosemar Dellalibera. Foto: reprodução

A empresária mato-grossense Rosemar Dellalibera, de 54 anos, foi presa quase dois anos de fuga após os atos de 8 de janeiro de 2023. A detenção aconteceu na última segunda-feira (2), em Cascavel, no Paraná, ao comparecer a uma central de documentos para tentar emitir um novo RG. Durante o atendimento, foi identificado um mandado de prisão preventiva expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, no âmbito das investigações conduzidas no Supremo Tribunal Federal (STF).

A prisão foi realizada pela Polícia Civil, que constatou que Rosemar estava foragida desde 2023. À época, ela rompeu a tornozeleira eletrônica e deixou o Brasil, passando a viver de forma itinerante na Argentina por quase dois anos. Atualmente, a empresária está custodiada na Cadeia Pública de Cascavel.

Operação mira fraude com falso mandado de prisão contra Lula e Moraes

Polícia apura ataque hacker a sistemas do CNJ e do Judiciário de Goiás com uso indevido de dados de autoridades

Braslia (DF) - 18/04/2023 - O presidente Luiz Incio Lula da Silva e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Foto: Jodson Alves/Agncia Brasil)

Uma operação policial foi deflagrada para apurar um esquema de fraude cibernética que resultou na inserção de mandados de prisão falsos em sistemas oficiais do Judiciário brasileiro. A investigação envolve ataques a plataformas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), com uso indevido de dados de autoridades públicas, entre elas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. As informações são do Metrópoles.

Filho de Luiz Fux multiplicou ações no STF e no STJ após posse do pai, aponta levantamento

Rodrigo Fux passou de 5 para 544 processos nas Cortes superiores desde 2011

Ministro do STF Luiz fux durante o julgamento do núcleo 4 da trama golpista (Foto: Gustavo Moreno/STF)

A atuação do advogado Rodrigo Fux no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) cresceu de forma exponencial depois de março de 2011, quando seu pai, Luiz Fux, tomou posse como ministro do STF. Um levantamento do jornal Estado de S. Paulo aponta que o número de processos sob responsabilidade de Rodrigo nessas duas Cortes saltou de cinco para 544, e que 99% das ações em que ele atuou no STF e no STJ foram protocoladas apenas após a chegada do pai ao Supremo.

"Não há carreira pública com tantas vedações quanto a magistratura", diz Moraes

Ministro reage a críticas sobre palestras e nega “conflitos de interesse” no julgamento de casos ligados a familiares

        Alexandre de Moraes (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou, na quarta-feira, 4 de fevereiro, que “não há carreira pública com tantas vedações quanto a magistratura”. A declaração foi dada durante sessão plenária em que a Corte analisa a constitucionalidade das regras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o uso de redes sociais por magistrados, em julgamento relatado por ele.

Defesa aponta piora clínica de Bolsonaro e cobra laudo médico da PF visando prisão domiciliar

Advogados alegam que ex-mandatário voltou a ter crises de soluços e vômitos

Defesa aponta piora clínica de Bolsonaro e cobra laudo médico da PF visando prisão domiciliar (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o estado de saúde do réu teria apresentado agravamento nos últimos dias e solicitou providências urgentes para a juntada de um laudo médico elaborado pela Polícia Federal. O documento é considerado fundamental para a análise do pedido de prisão domiciliar por razões humanitárias. Segundo o jornal O Globo, os advogados apontaram uma piora no quadro clínico de Bolsonaro, incluindo episódios recentes de vômitos e uma crise acentuada de soluços.

Planalto aposta no fim da escala 6x1 para fortalecer o 1º de Maio

Governo quer acelerar projeto no Congresso e usar a pauta trabalhista para dar novo peso político ao Dia do Trabalhador

Presidente Lula e Guilherme Boulos em Brasília 29/10/2025 REUTERS/Mateus Bonomi (Foto: Mateus Bonomi)

Integrantes do Palácio do Planalto articulam uma ofensiva política para acelerar a tramitação do projeto que prevê o fim da escala de trabalho 6x1. A movimentação tem como pano de fundo o 1º de Maio, data simbólica para o campo progressista e historicamente associada ao Partido dos Trabalhadores (PT), legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação interna é de que a aprovação ou o avanço consistente da proposta pode devolver protagonismo político às celebrações do Dia do Trabalhador. As informações são do Metrópoles.

CPI escuta presidente do INSS nesta quinta e avança sobre quebras de sigilo do Master


   Gilberto Waller Junior, presidente do INSS. Foto: Reprodução

A CPI do INSS avança nesta quinta-feira (5) sobre o Banco Master ao ouvir o presidente do instituto, Gilberto Waller Júnior, e analisar pedidos de quebra de sigilo bancário e fiscal relacionados à instituição financeira, conforme informações do Globo.

A movimentação ocorre na reta final dos trabalhos do colegiado e tem como pano de fundo a investigação sobre suspeitas de irregularidades em contratos de crédito consignado.

Os requerimentos de quebra de sigilo foram apresentados pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e por deputados da bancada do Novo. Os pedidos solicitam o acesso a informações detalhadas sobre contas, investimentos, bens, direitos e valores mantidos pelo Banco Master em instituições financeiras.