segunda-feira, 3 de julho de 2017

Geddel, peça-chave no golpe, é preso pela PF


O ex-ministro Geddel Vieira Lima, um dos principais assessores de Michel Temer, foi preso nesta segunda-feira 3 pela Polícia Federal, na Bahia; a decisão é do juiz Vallisney de Souza, titular da 10ª Vara Federal de Brasília, tomada no âmbito da Operação Cui Bono, deflagrada em janeiro deste ano, e que investiga fraudes em créditos da Caixa Econômica Federal, onde ele ocupava o cargo de vice-presidente; mandado é de prisão preventiva, ou seja, sem prazo para soltura, e foi baseado nos depoimentos do operador Lucio Funaro e do empresário da JBS Joesley Batista no âmbito da Cui Bono
Bahia 247 - O ex-ministro Geddel Vieira Lima, um dos principais assessores de Michel Temer, foi preso nesta segunda-feira 3 pela Polícia Federal, na Bahia.
Decisão é do juiz Vallisney de Souza, titular da 10ª Vara Federal de Brasília, tomada no âmbito da Operação Cui Bono, deflagrada em janeiro deste ano, e que investiga fraudes em créditos da Caixa Econômica Federal, onde ele ocupava o cargo de vice-presidente.
De acordo com o Ministério Público Federal, Geddel "valeu-se de seu cargo na Caixa para, de forma orquestrada, beneficiar empresas com liberações de créditos dentro de sua área de alçada e fornecer informações privilegiadas para outros membros da quadrilha composta, ainda, por Eduardo Cunha" e outros.
O suposto esquema de fraudes na liberação de créditos da Caixa ocorreu entre 2011 e 2013. 
O mandado contra Geddel é de prisão preventiva, portanto, não há prazo para a soltura. A prisão foi baseada nos depoimentos do operador Lucio Funaro, que também atuava na Caixa Econômica, e do empresário da JBS Joesley Batista no âmbito da Cui Bono.


Datafolha: Esquerda sobe; direita desaba

O Datafolha informa que cresceu o número de pessoas identificadas com as ideias de esquerda no país, ao passo que desabou aquelas que se aproximavam das de direita.
De acordo com o instituto, 31% se mostram à centro-esquerda; 30% no centro-direita; 20% no centro; esquerda e direita somam, cada uma, 10%.
Tal levantamento revela ligeira vantagem numérica para a esquerda e centro-esquerda, que, sozinhas, têm 41%. No entanto, empata com a direita e centro-direita, que somam 40% (esse número era de 45% em 2014, lembra o Datafolha).
Note caríssimo leitor, porém, que o viés é de queda no apoio para a direita e de alta para a esquerda.
O instituto fez 2.771 entrevistas de 21 a 23 de junho. O levantamento foi publicado no jornal Folha de S. Paulo, edição desta segunda-feira (3).

Colisão frontal de carro x caminhão na BR 376 mata cabeleireiro de Arapongas

GM Astra conduzido pelo araponguense ficou

destruído. (foto: Divulgação/PRF)
Uma colisão frontal de um carro com caminhão, na noite de domingo (2), no quilômetro 439 da BR-376, em Tibagi, na região dos Campos Gerais do Paraná, provocou a morte de um homem de 48 anos residente em Arapongas (norte do Estado). Informação preliminar da PRF dá conta que a vítima seria um cabeleireiro, identificado como Luiz Antônio Caviquioli.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do GM Astra, com placas de Arapongas, morreu no local do acidente.O caminhoneiro, que conduzia um veículo com placas de Mauá da Serra, nada sofreu.
A PRF detalhou que o acidente aconteceu em um trecho de curva fechada, com restrição de ultrapassagem em ambos os sentidos e com uma 3ª faixa no sentido norte.


Santuário São José promove 4ª Semana de Espiritualidade

De 10 a 14 de julho, serão desenvolvidos vários temas, abrangendo estudos bíblicos e formação humana 
A Congregação dos Oblatos de São José promove de 10 a 14 de julho a 4ª Semana de Espiritualidade. O evento vai ocorrer no Santuário São José e, a cada dia, será desenvolvido um tema, abrangendo estudos bíblicos e formação humana. Em 2016, a semana reuniu cerca de 800 pessoas e a expectativa é superar esse número na quarta edição do evento.
“A Semana de Espiritualidade é voltada para diversas áreas, desde profissionais de psicologia a pessoas que atuam em atividades relacionadas ao convívio humano, vida em comunidade e ajuda ao próximo”, explica o Padre Antônio Luiz de Oliveira, pároco do Santuário São José.
As atividades começam sempre a partir das 19 horas com a Santa Missa e na sequência as palestras temáticas. A programação é a seguinte: no dia 10, o tema é Família aperte este laço, com o palestrante Cláudio Silva; dia 11, Cuidado Pessoal, com o padre e psicólogo Bennelson da Silva; dia 12, Qual o roteiro de sua vida? Padre Bennelson; dia 13, Conhecendo o Câncer com Drº Cristiano e equipe de Oncologia do Hospital da Providência; dia 14, Os Biomas brasileiros – CF 2017 com a Drº Maria do Carmo da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Mário Felipe coordenador municipal de turismo religioso, afirma que as pessoas podem optar por participar de um ou de todos os dias. “De acordo com a preferência por determinada temática, poderá participar somente de uma delas, e havendo a disponibilidade de tempo, poderá participar de todos os dias. Esperamos também caravanas de outras cidades. A quarta Semana de Espiritualidade é gratuita e aberta a todos.


O Brasil como refém

Há pouco mais de um ano, a presidenta Dilma foi afastada temporariamente do cargo e logo depois, definitivamente, pelo impeachment. Os motivos, todos sabemos muito bem, eram completamente sem fundamento. O Tribunal de Contas da União inventou a história das “pedaladas”, que associadas às denúncias de corrupção contra o PT criaram o caldo para afastar a presidenta.
A verdade é que se formou uma coalizão entre os derrotados nas eleições de 2014 e parte dos então aliados do governo. Aécio Neves e Michel Temer à frente. Na retaguarda, quase todos os setores empresariais de peso. Tudo isso com o suporte da grande mídia, que queria tirar o PT do poder sem aguardar a próxima eleição para tentar novamente.
A situação que vivemos hoje, de instabilidade política, jurídica e institucional, além da grave crise econômica, é resultado do método golpista utilizado para tirar Dilma e o PT do poder.
Michel Temer, que surfou a onda do golpe, hoje enfrenta denúncia por corrupção. É o primeiro presidente a ser denunciado no exercício do cargo. O homem que há um ano era apresentado na mídia como o pacificador que colocaria o Brasil nos trilhos mostra-se extremamente agressivo para manter-se no cargo.
Os mesmos parlamentares que votaram festivamente pelo afastamento de Dilma na Câmara dos Deputados irão votar agora se autorizam ou não a abertura de processo contra Temer. Será uma prova de coerência.
Acredito que Temer tem de sair do governo. Se tivesse um mínimo de dignidade renunciaria e convocaria eleições, antecipando o pleito de 2018, como sugeriu o presidente Lula. Acho pouco provável que o faça.
Aliás, vivemos uma instabilidade judicial muito grande. A constitucionalidade e legalidade da decisão que reintegrou Aécio Neves ao Senado foram negadas a outros processados pela Lava Jato. Principalmente aqueles ligados ao Partido dos Trabalhadores.
Temer, entretanto, parece mais interessado em atacar, como fez com o Procurador-Geral da República, do que em se defender. E usar expedientes escusos para manter-se a qualquer custo no poder, mesmo com míseros 7% de aprovação e mais de 80% defendendo sua saída.
Temos ouvido falar em manter o Imposto Sindical em troca de votos de setores ligados a determinadas centrais sindicais, demissões e nomeações na máquina pública para garantir apoios e ameaças veladas de retaliação contra os que vacilarem no apoio.
Enquanto isso, as finanças do governo afundam. Depois de ter o maior déficit em 20 anos, no mês de maio, anunciaram (ou desanunciaram) que não haverá reajuste para o Bolsa-Família, embora até pouco tempo atrás garantissem que o orçamento para isso já estava assegurado. A Polícia Federal parou a emissão de passaportes por falta de orçamento. Aí o governo manda um projeto tirando recursos da Educação para resolver o problema dos passaportes. Mas não deixa de aumentar verbas para a publicidade e propaganda.
Mesmo resistindo agora, ele enfrentará pelo menos mais duas denúncias. Acho pouco provável que resista a todas! É apenas o começo. Ele acabará afastado. O problema é o mal que pode causar antes disso e, depois, o governo que se instalará no Planalto, novamente sem voto, sem legitimidade, comprometido até a medula com os interesses neoliberais.
Essa gente, que tem compromisso apenas consigo mesma, está usando a estratégia de tomar o Brasil como refém para tentar escapar e resolver seus problemas! Não podemos deixar isso acontecer!
Gleisi Hoffmann: Senadora e presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores


Palmeiras inscreve reforços na Libertadores e preserva Moisés

Bruno Henrique reforça o meio campo alviverde
O Palmeiras oficializou na tarde desta segunda-feira alterações na lista de inscritos para a Copa Libertadores. Com Moisés preservado, o time alviverde poderá utilizar quatro reforços contratados nesta temporada a partir das oitavas de final do torneio continental, contra o Barcelona de Guaiaquil.
O volante Bruno Henrique (camisa 19), os zagueiros Juninho (4) e Luan (13) e o lateral direito Mayke (9) foram inscritos nas vagas Rafael Marques (vendido ao Cruzeiro), Vitor Hugo (vendido à Fiorentina), Vitão (integrante do time sub-20) e Alecsandro (vendido ao Coritiba), respectivamente.
O meio-campista Moisés, ainda em fase de transição física, acabou preservado pelo Palmeiras. Ele sofreu lesão no joelho esquerdo durante a partida contra o Linense, disputada no dia 19 de fevereiro, pelo Campeonato Paulista, e passou por intervenção cirúrgica.
Moisés ainda tem chance de participar da série contra o Barcelona de Guaiaquil, já que o Palmeiras pode promover mais duas trocas na lista de inscritos até o segundo confronto das oitavas de final. Os jovens Léo Passos e Vitinho (em negociação com o Barcelona B) são opções para troca.
O Palmeiras segue em busca de um jogador capaz de atuar tanto no comando de ataque quanto pelos lados do campo. O time alviverde não conseguiu tirar Richarlison do Fluminense e vem tentando acertar com Diego Souza, do Sport. Caso o clube consiga contratar um reforço, ainda pode inscrevê-lo na Copa Libertadores.
O confronto entre Palmeiras e Barcelona de Guaiaquil está marcado para as 21h45 (de Brasília) de quarta-feira, no Estádio Monumental. A delegação alviverde viaja para o Equador nesta segunda-feira, em voo fretado. O jogo de volta será em 9 de agosto, no Palestra Itália.
Gazeta Esportiva


São Paulo anuncia saída do técnico Rogério Ceni

(foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Rogério Ceni não é mais técnico do São Paulo. O clube anunciou a saída do profissional por meio de seu site oficial. Ele deixa o clube após sete meses no comando. Neste período, foram três eliminações, no Paulista, na Copa do Brasil e na Sul-Americana.
Além disso, após a derrota para o Flamengo por 2 a 0, no último domingo, o Tricolor chegou à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com 11 pontos, a equipe está em 17º lugar, com apenas três vitórias em 11 rodadas.
No comunicado oficial, o presidente são-paulino, Carlos Augusto de Barros e Silva, comentou a decisão, exaltando a grandeza de Rogério na história do clube. “O respeito e o reconhecimento pela grandeza de Rogerio Ceni, como figura histórica desta instituição, serão eternamente celebrados”, enfatizou.
Na última semana, apesar da série de maus resultados, o diretor-executivo Vinicius Pinotti havia garantido a permanência de Ceni até o fim de seu contrato, em 2018. “A ideia é mantê-lo até o fim do contrato e se possível renovar”, cravou o dirigente.
O próprio treinador, após empate com o Fluminense no Morumbi, na última semana, garantiu que não iria se entregar. “Vou trabalhar todos os dias e não vou me entregar, não vou jogar fora. Sonhei com isso na minha vida e que trabalharia para ser campeão no clube do meu coração. Esse é o meu objetivo”, declarou, na coletiva após a partida.
Em 37 jogos à frente do Tricolor, foram 14 vitórias, 13 empates e 10 derrotas. O time foi eliminado na semifinal do Campeonato Paulista pelo rival Corinthians e caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil, perdendo para o Cruzeiro. O maior vexame, porém, veio na Sul-Americana. O São Paulo, tradicional em torneios continentais, caiu diante do modesto Defensa y Justicia, em pleno Morumbi, após empate por 1 a 1.
Após folga nesta segunda-feira, os paulistas se reapresentam nesta terça-feira. O auxiliar Pintado deve ser o responsável por comandar a atividade. Fica a expectativa sobre quem será o novo comandante. Sem partidas durante a semana, é possível que o clube já tenha técnico para o duelo contra o Santos, no próximo domingo.
Confira o comunicado oficial do São Paulo:
O São Paulo FC comunica que Rogério Ceni deixa o comando técnico de sua equipe principal. Em sua passagem como treinador, Ceni demonstrou a dedicação e o empenho que o caracterizaram como atleta. Desejamos boa sorte a este que sempre será um dos maiores ídolos de nossa história.  “O respeito e o reconhecimento pela grandeza de Rogerio Ceni, como figura histórica desta instituição, serão eternamente celebrados”, disse o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva.

Gazeta Esportiva

Canziani participa da posse do diretor da UTFPR em Apucarana


Aconteceu na última quinta-feira (29), a posse do professor Marcelo Ferreira da Silva no cargo de diretor-geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Apucarana. A concorrida solenidade aconteceu no Auditório da Universidade e contou com a presença do deputado federal Alex Canziani, um dos principais responsáveis pela instalação do campus em Apucarana. 

Além do deputado, a cerimônia teve as presenças do reitor da UTFPR professor Luiz Alberto Pilatti, que presidiu o evento, do vice-prefeito de Apucarana Junior da Femac, do vice-presidente da Associação Comercial de Apucarana (Acia), empresário Ricardo Amaral, da chefe do Núcleo Regional da Educação de Apucarana, Onide Balan Sardinha, além de autoridades civis, militares e religiosas de Apucarana e região.
No seu pronunciamento, Alex Canziani, que articulou a instalação da universidade no local, há mais de 10 anos, saudou o diretor Marcelo Silva e destacou que a comunidade local e regional vibra com a nossa Universidade Tecnológica Federal, com a sua expansão, com os cursos e com os seus laboratórios.

Na cerimônia, Canziani, que preside a Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional, se emocionou e quase foi às lágrimas ao lembrar do passado do diretor recém empossado. Em seu perfil no Facebook, o parlamentar revelou que há quase 30 anos quando ainda era vereador em Londrina, o novo diretor da Universidade era flanelinha na Câmara. Hoje com pós-doutorado tenho a alegria de ver a transformação que a educação faz. Parabéns professor Marcelo. Exemplo de superação, dedicação e determinação. Viva a Educação! Comemorou Alex Canziani.
Marcelo Ferreira da Silva, que é mestre e doutor em Física e leciona na instituição desde 2010, administrou o campus interinamente no período de 24 de março a 31 de maio deste ano, sendo eleito pela comunidade acadêmica, em consulta realizada em abril, para permanecer na direção-geral pelo quadriênio 2017-2021. Silva substitui Aloysio Gomes que está estudando em Portugal.
Após a cerimônia de posse, houve a inauguração da galeria de quadros dos ex-Diretores-Gerais do campus, com a entronização do quadro do professor Aloysio Gomes de Souza Filho, que esteve à frente da gestão no período de 2007 a maio deste ano.