quinta-feira, 8 de maio de 2025

Para 59%, Brasil esteve perto de um golpe de Estado bolsonarista, mostra pesquisa Ipespe

Na opinião de 70%, a democracia está ameaçada no país

        (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)

Uma pesquisa nacional do instituto Ipespe, realizada em dezembro de 2024 com apoio da AGU, Febraban e BRZ Consulting, revela que a maioria dos brasileiros acredita que o país esteve à beira de um golpe de Estado. Segundo o levantamento, 59% dos entrevistados afirmam que o Brasil passou por um grande ou pequeno risco de ruptura democrática, em referência às denúncias da Polícia Federal que resultaram no indiciamento de 37 pessoas pelos crimes de tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

A percepção é mais acentuada entre os eleitores de esquerda: 80% desse grupo acreditam que houve um “grande risco”. Já entre os eleitores de direita, a maioria (53%) considera que não houve risco algum, refletindo a polarização política em torno dos eventos de 8 de janeiro de 2023 e da responsabilidade de Jair Bolsonaro (PL) e aliados.

Sete em cada dez brasileiros veem ameaça à democracia - A pesquisa também mostra que a sensação de instabilidade institucional permanece elevada. Para 70% da população, a democracia brasileira está ameaçada. Apenas 24% consideram que ela está segura — sendo que somente 4% enxergam o regime como “muito seguro”.

O levantamento foi feito entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro de 2024, com 3 mil entrevistas por telefone e pela internet, e tem margem de erro de 1,8 ponto percentual.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário