quinta-feira, 8 de maio de 2025

Chaminé da Capela Sistina emite fumaça preta após terceira rodada de votações no conclave

Processo eleitoral segue sem definição sobre o novo papa e os cardeais aguardam consenso, mas sem previsão de término

Conclave elege o novo Papa mas não obtém resultado após primeira rodada de votação (Foto: Reprodução/Vídeo)

A chaminé instalada na Capela Sistina voltou a soltar, na manhã desta quinta-feira (8), fumaça de cor preta, sinalizando que a terceira rodada de votações do conclave terminou, mais uma vez, sem decisão sobre quem será o próximo papa. Outra votação se encerrou por volta das 10h30 locais (5h30 em Brasília), mas não houve fumaça – o Vaticano já havia adiantado que só haveria se a escolha tivesse sido feita, e ela fosse de cor branca.

O evento foi acompanhado por centenas de fiéis que, como de costume, se reuniram na Praça São Pedro desde cedo. Na véspera, 50 mil pessoas estavam no local, ansiosas pela escolha do novo líder da Igreja Católica. Por mais de 18 horas, os cardeais estão reunidos na Capela Sistina, aguardando que um dos candidatos receba dois terços dos votos necessários para ser eleito

A partir desta quinta-feira, a rotina do conclave será mais intensa. Serão realizadas duas votações pela manhã (às 5h30 e 7h, no horário de Brasília) e outras duas à tarde (às 12h e 14h). Ao final de cada sessão, a fumaça será visível, a menos que um papa seja escolhido antes.

Na quarta-feira (7), houve um atraso de mais de uma hora na sinalização da fumaça. Segundo a Santa Sé, os cardeais haviam celebrado uma missa e realizado orações no Palácio Apostólico antes de se dirigirem à Capela Sistina para as votações da segunda e terceira rodadas.

Embora a fumaça preta de quarta tenha sido esperada, dada a experiência de conclaves passados, há uma expectativa de que o resultado final possa ser alcançado ainda no segundo dia de votações. Francisco, o primeiro papa latino-americano, foi escolhido na noite do segundo dia do conclave de 2013, assim como seu antecessor, Bento XVI, em 2005.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário