As artérias são responsáveis por levar sangue rico em oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo, explica o cardiologista Thiago Marinho. Quando esses vasos começam a ficar “entupidos”, o transporte deixa de ser “efetivo” e pode comprometer o funcionamento de músculos e órgãos.
Segundo Marinho, dois hábitos estão diretamente ligados ao desgaste das artérias: alimentação inadequada e sedentarismo. Ele afirma que essas práticas estimulam “uma agressão contínua às paredes desses vasos, causados por inflamação crônica, colesterol em excesso, pressão alta e açúcar elevado”.
O cardiologista acrescenta que a formação de placas ocorre de forma lenta e progressiva. “Essa agressão acaba machucando a parede das artérias e favorecendo a formação de placas, que geralmente se instalam lentamente durante anos e décadas. Só desencadeia sintomas quando está em processo muito avançado“, disse.
Para o médico, investir em hábitos saudáveis é essencial. Marinho reforça que prevenir é mais simples e eficiente do que tratar doenças instaladas. “A manutenção da saúde com bons hábitos é muito mais fácil e efetiva do que o tratamento de uma doença já instalada”, afirmou. O especialista destaca ainda que mudanças simples na rotina podem reduzir significativamente o risco de complicações cardiovasculares.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário