Um ciclone que se forma no litoral do Sudeste entre esta terça (25) e quarta-feira (26) colocou Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro em alerta vermelho para tempestades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas, ventos de até 70 km/h e risco de granizo. O sistema já causou destruição em Santa Catarina na segunda-feira (24).
O ciclone deve intensificar as instabilidades, com acumulados de chuva que podem variar entre 100 mm e 200 mm em pontos isolados, elevando o risco de inundações e deslizamentos. As pancadas começam no início da manhã pelo litoral paulista, nordeste do estado e divisa com o sul de Minas Gerais, ganhando força ao longo do dia.
No Rio de Janeiro, o padrão será de sol e chuva ao longo do dia, com pancadas rápidas e sensação de abafamento, com temperaturas entre 20°C e 27°C. Na capital paulista, previsão de sol entre nuvens e chuva passageira, com máxima de 24°C. Já no Espírito Santo e norte de Minas, há risco de temporais mais intensos.
Enquanto o Sudeste enfrenta o pior do ciclone, o tempo fica mais estável na maior parte da Região Sul, com sol entre nuvens. No Centro-Oeste, pancadas de chuva são esperadas em Mato Grosso e Goiás, enquanto o Nordeste mantém tempo abafado com combinações de sol e chuva, principalmente no oeste e sul da Bahia.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário