Presidente afirmou que multinacionais que deixarem o país serão substituídas por quem aposta no mercado brasileiro
Inauguração da linha de produção e cerimônia de inauguração da fábrica da GWM Brasil - 15.08.2025 - Iracemápolis (SP) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (15) que o Brasil está pronto para receber novos investidores, especialmente em meio à saída de empresas estrangeiras do país. “Quem quiser sair, que saia. Quem quiser vir, estaremos de braços e corações abertos”, declarou durante a inauguração da fábrica da montadora chinesa GWM, em Iracemápolis (SP).
O presidente citou a saída recente da americana Ford e da alemã Mercedes-Benz para ilustrar que o espaço deixado pode ser ocupado por novos parceiros.
“Enquanto uma empresa americana, a Ford, vai embora do Brasil; enquanto a Mercedes-Benz, que foi muito bem tratada, vai embora, o que acontece? Tem uma empresa chinesa para vir para cá. Essa virtude, essa visão de que podem ocupar uma parte do mundo, vendendo e produzindo, portanto, façam daqui uma plataforma para vender os produtos de vocês para a América Latina”, afirmou Lula.
O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, também participou da cerimônia e reforçou a importância da cooperação bilateral, dizendo que ambos os países precisam “unir forças mais amplas” para enfrentar as incertezas do cenário global e explorar plenamente o potencial de crescimento conjunto.
As declarações ocorrem em um cenário de tensões comerciais, marcado pelas novas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário