terça-feira, 13 de maio de 2025

PF deflagra operação contra fraudes em contas digitais da plataforma gov.br

Grupo especializado utilizava técnicas avançadas de alteração facial para burlar sistemas de autenticação biométrica

  (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (13) uma operação visando desarticular uma quadrilha especializada em fraudar contas digitais vinculadas à plataforma governamental "gov.br". Os criminosos utilizavam métodos sofisticados de alteração facial para burlar o sistema de autenticação biométrica, conseguindo acesso indevido a informações pessoais e serviços públicos das vítimas.

Segundo a CNN Brasil, as investigações da Diretoria de Repressão a Crimes Cibernéticos revelaram que os envolvidos simulavam rostos de outras pessoas, assumindo o controle das contas digitais de cidadãos e acessando dados sensíveis. Com isso, conseguiam manipular serviços do governo e obter dados confidenciais.

Ao todo, são cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins. Os suspeitos respondem pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa.

Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário