terça-feira, 2 de dezembro de 2025

CCJ da Câmara pode votar cassação de Zambelli nesta terça

deputada federal Carla Zambelli chora em audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Foto: Kevin Lima

A cassação da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) pode avançar já nesta terça-feira (2), quando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deve analisar o caso e ouvir o parecer do relator.

A reunião está marcada tendo como base a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou a parlamentar a 10 anos de prisão por comandar a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Pela condenação criminal definitiva, cabe à Câmara decidir se ela perde o mandato.

O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) deve apresentar o parecer sobre a cassação, mas um eventual pedido de vista pode adiar a votação. A direção da Casa enviou a decisão do STF à CCJ, e o colegiado precisa se manifestar antes que o assunto siga ao plenário — onde são necessários, no mínimo, 257 votos para que a cassação seja confirmada.

Condenação no STF e fuga para a Itália

Zambelli foi condenada por participar da invasão aos sistemas do CNJ ao lado do hacker Walter Delgatti, também condenado. Antes do trânsito em julgado, a deputada fugiu para a Itália, foi incluída na difusão vermelha da Interpol e acabou presa em Roma em julho deste ano.

Embora o STF tenha determinado a perda imediata do mandato, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu submeter o caso ao rito político tradicional para cassações.

Apesar de estar detida, a deputada participou por videoconferência de uma audiência da CCJ em setembro. Na ocasião, trocou acusações com Delgatti, chamou o hacker de “mitomaníaco” e até questionou sua saúde mental, mencionando o uso de medicamentos para tratar TDAH.


Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário