O Programa Opera Paraná vem promovendo uma revolução na saúde pública do Estado, resultando em aumento significativo no número de cirurgias realizadas. Na área da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, este cenário também vem se consolidando neste primeiro ano de atividades do Hospital Torao Tokuda, o “hospital da Acea”.
Nesta semana, a Regional de Saúde, com anuência da Secretaria de Estado da Saúde, anunciou a abertura de mais 550 consultas especializadas para Apucarana. As vagas foram reservadas para pacientes apucaranenses nos meses de dezembro e janeiro nas especialidades de vascular, ginecologia, oftalmologia, urologia, ortopedia (quadril, ombro, joelho e mão) e cirurgia geral.
O diretor da 16ª RS, Paulo Vital, informa que a liberação das consultas especializadas foi avaliada e liberada em comum acordo com o secretário de saúde de Apucarana, o médico Guilherme de Paula. “O hospital da Acea tem capacidade para atender mais consultas e também mais cirurgias para os apucaranenses que estão na fila de espera. E vale ressaltar que a totalidade dos custos são por conta do Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Saúde”, argumenta Paulo Vital.
As consultas especializadas e exames específicos - na maioria dos casos - resultam em cirurgias eletivas (não emergenciais) que vem sendo realizadas. “Vários municípios da região estão trabalhando junto com a Secretaria de Estado da Saúde e com a 16ª Regional de Saúde para reduzir suas filas de cirurgias, em várias áreas de especialidades médicas.
“Esse crescimento é reflexo dos investimentos intensificados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde que, neste ano reservou mais de R$ 700 milhões para ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas de cirurgias eletivas (entre investimentos efetivados e programados)”, avalia o secretário de estado da saúde, Beto Preto.
"O Opera Paraná é um marco na saúde pública no estado. Estamos investindo fortemente para garantir que as pessoas tenham acesso rápido a cirurgias de que precisam, reduzindo o tempo de espera e melhorando a qualidade de vida dos paranaenses”, assinala Beto Preto. Conforme frisa ele, “o compromisso do governador Ratinho Júnior é continuar expandindo esse atendimento, garantindo mais cirurgias em todas regiões do Paraná. Por isso, pedimos mais encaminhamentos dos municípios para consultas e cirurgias, principalmente de Apucarana, para zerar as filas de espera”, conclama Beto Preto.
O setor de auditoria da 16ª RS, reforça que a missão dos municípios é acessar o sistema do estado (CARE/GSUS), e cadastrar os nomes dos pacientes na fila de atendimento. A ordem da fila é rigorosamente respeitada pela Regional de Saúde, que faz o agendamento das consultas pré-operatórias.
Fonte: Assessoria


Nenhum comentário:
Postar um comentário