Deputados acusam o Planalto de liberar apenas metade dos recursos previstos
A relação entre o Palácio do Planalto e a Câmara dos Deputados voltou a se tensionar após a divulgação de uma planilha que circula entre lideranças da Casa. O documento indica que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quitou apenas metade das emendas parlamentares na modalidade chamada de “transferências especiais”, conhecidas como emendas Pix. Esse atraso estaria entre os principais motivos para a derrota do governo na votação da medida provisória (MP) do IOF.
De acordo com informações publicadas pelo jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, os dados foram levantados no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf), plataforma utilizada para acompanhar a execução orçamentária. A planilha mostra que, dos R$ 7,2 bilhões previstos em emendas Pix no Orçamento de 2025, somente R$ 3,8 bilhões foram pagos até agora — o equivalente a 52,42% do total.
☉ Partidos do Centrão reclamam da disparidade
Entre os partidos que mais receberam, destacam-se PCdoB, com 69,84% das emendas pagas, e Rede Sustentabilidade, com 69,3%. Já as legendas ligadas ao Centrão, bloco fundamental para a governabilidade e que liderou a derrota do governo na MP do IOF, estão entre as que menos receberam. O PSD teve apenas 46,06% liberados, o PP registrou 52,45%, e o União Brasil ficou em 54,24%.O percentual destinado ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e maior sigla de oposição na Câmara, também foi considerado baixo, com 52,76%. A situação mais crítica é a do Novo, que até o momento recebeu apenas 43,15% das emendas previstas.
☉ Pressão aumenta sobre o Planalto
Segundo lideranças ouvidas nos bastidores, a insatisfação tende a se agravar caso os repasses não sejam regularizados rapidamente. Há expectativa de que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), atue para tentar destravar a liberação dos recursos, permitindo que prefeitos utilizem o dinheiro em ano eleitoral.
Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário