quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Senado aguarda julgamento de Bolsonaro para decidir sobre Gonet

Senado só definirá sabatina de Gonet após o desfecho da ação

       Paulo Gonet - 02/09/2025 (Foto: Antonio Augusto/STF)

O Senado aguarda o desfecho do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) para decidir sobre a recondução do procurador-geral da República, Paulo Gonet, informa Igor Gadelha, do Metrópoles. O julgamento, que envolve Bolsonaro e sete de seus aliados políticos, está em andamento desde o dia 2 de setembro, com foco em uma suposta trama golpista para anular as eleições de 2022 e manter o ex-presidente no poder. A previsão é que a análise da Primeira Turma do STF termine até sexta-feira (12).

De acordo com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), Gonet não pode ser sabatinado enquanto ainda estiver vinculado ao processo envolvendo Bolsonaro. "Só vai ter sabatina depois do julgamento. Não tem como ser agora, porque ele está envolvido no julgamento. Mas temos um prazo até novembro".

Paulo Gonet foi reconduzido ao cargo de procurador-geral da República pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no final de agosto, com a assinatura de um novo mandato de dois anos. No entanto, para que a recondução seja formalizada, Gonet precisa passar por uma nova sabatina na CCJ e ser aprovado por pelo menos 41 dos 81 senadores.

Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário