terça-feira, 2 de setembro de 2025

Julgamento de Bolsonaro no STF começa nesta terça (2) com cobertura ao vivo da TV 247

Acompanhe todas as informações e atualizações em tempo real pelo site do Brasil 247 e no canal da TV 247 no YouTube

            Jair Bolsonaro (Foto: Ton Molina/STF)

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, no Supremo Tribunal Federal (STF), tem início nesta terça-feira (2). Bolsonaro e outros sete réus do núcleo 1 da trama golpista serão analisados pela Primeira Turma da Corte, composta pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Flávio Dino. O Brasil 247 e a TV 247 terão equipes em Brasília-DF para cobertura completa do julgamento.

Além do ex-presidente, integram o núcleo 1: Alexandre Ramagem (ex-diretor-geral da Abin); Almir Garnier Santos (ex-comandante da Marinha); Anderson Torres (ex-ministro da Justiça); Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional); Mauro Cid (delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro); Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil). Todos respondem como réus por liderarem a tentativa de golpe de Estado.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar na capital federal e não estará presente no julgamento. Caso sejam condenados com pena máxima, os réus podem receber até 43 anos de prisão. Eles são acusados pelos crimes de: organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União com considerável prejuízo à vítima; e deterioração de patrimônio tombado.

A única exceção é Alexandre Ramagem. Em maio, a Câmara dos Deputados aprovou a suspensão parcial da ação penal contra ele, restringindo sua responsabilidade a três dos cinco crimes originais: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

O julgamento de Bolsonaro e dos demais réus deve se estender até o dia 12 deste mês:
tabela
Acompanhe todas as informações e atualizações em tempo real pelo site do Brasil 247 e no canal da TV 247 no YouTube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário