Presidente lidera todos os cenários de primeiro e segundo turno, superando nomes como Tarcísio e Michelle
A pesquisa Latam Pulse – Brasil, divulgada nesta quinta-feira (31) pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito nas disputas para a Presidência da República em 2026. O atual mandatário lidera com folga os dois cenários estimulados em que aparece como candidato.
No cenário que simula uma repetição das eleições de 2022, Lula aparece com 47,8% das intenções de voto, contra 44,2% de Jair Bolsonaro. Bolsonaro, no entanto, foi declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está prestes a ser preso por tentativa de golpe de Estado. A repetição da disputa de 2022 é, portanto, improvável.
☆ Tarcísio e Michelle também são superados por Lula - Em outro cenário de primeiro turno, Lula registra 48,5% das intenções de voto, à frente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que marca 33%. Já no cenário que inclui a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como principal nome da oposição, Lula também lidera com 48,5%, enquanto Michelle atinge 29,7%. Nenhum outro nome ultrapassa 7%.
A vantagem de Lula também se confirma nas simulações de segundo turno. Contra Tarcísio de Freitas, Lula venceria por 50,4% a 46,6%. Contra Michelle Bolsonaro, a vantagem é ainda maior: 50,6% a 45,9%.
☆ Imagem positiva e aprovação sustentam candidatura - O bom desempenho de Lula nas simulações eleitorais é sustentado por sua imagem pessoal. De acordo com o mesmo levantamento, 51% dos brasileiros têm uma imagem positiva do presidente — a melhor entre todos os nomes testados. Além disso, a taxa de aprovação de seu governo é de 50,2%, superando a desaprovação, que ficou em 49,7%.
A pesquisa ouviu 7.334 brasileiros entre 25 e 28 de julho de 2025 por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de um ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário