domingo, 15 de fevereiro de 2026

Lula chega ao Rio para acompanhar desfile em sua homenagem na Sapucaí

 

O presidente Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, em evento do Grupo Prerrogativas. Foto: Ronny Santos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhará neste domingo (15) o desfile da Acadêmicos de Niterói, no Sambódromo da Sapucaí, no Rio de Janeiro. A escola apresentará o enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, inspirado na trajetória política do presidente.

Lula assistirá à apresentação em um camarote da prefeitura. O desfile está previsto para as 22h e terá transmissão ao vivo pela Globo.

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, participará do desfile em um dos carros alegóricos. Segundo a Folha de S.Paulo, ela será a primeira anfitriã do Palácio da Alvorada a desfilar por uma escola de samba do Rio.

O enredo também inclui homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, representada pela atriz Juliana Baroni. Marisa desfilou pela Gaviões da Fiel em 2012, em São Paulo.


Partidos de oposição acionaram a Justiça Eleitoral questionando o desfile. As ações foram rejeitadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ministra Cármen Lúcia, entretanto, mencionou a existência de “risco concreto” de eventual ilícito eleitoral.

Na quinta-feira (12), a Advocacia-Geral da União (AGU) elaborou parecer classificando eventos carnavalescos como agenda privada. O presidente orientou que ministros e auxiliares não participem do desfile.

Integrantes do governo que decidirem assistir à apresentação deverão arcar com despesas de deslocamento e hospedagem. A orientação também incluiu a recomendação para evitar manifestações públicas durante o período.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário