quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Deputada bolsonarista rasga pacto contra feminicídio de Lula em plenário

Segundo ela, os casos de feminicídio ocorreriam porque as pessoas “não estão seguindo o Santo Evangelho”

Deputada Dra. Silvana (PL) rasgou documento do Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio durante discurso (Foto: Reprodução Reprodução/Alece)

A deputada estadual bolsonarista Dra. Silvana (PL-CE) rasgou publicamente o Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento do Feminicídio durante sessão na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), na última quinta-feira (5). O gesto ocorreu um dia após o lançamento da iniciativa pelo governo federal. As informações são do Metrópoles.

Em discurso no plenário, a parlamentar afirmou que o documento desconsidera o papel das igrejas evangélicas no combate à violência contra a mulher e, por isso, seria ineficaz. Segundo ela, os casos de feminicídio ocorreriam porque as pessoas “não estão seguindo o Santo Evangelho”.

“Eu vou rasgar o pacto porque eu quero que saia no jornal que quem rasgou o pacto fui eu, a deputada Silvana, uma mulher, líder do PL, que está dizendo que durante o governo petista, esse governo de desmando contra as mulheres… ‘Ai, deputada, você rasgou o pacto por quê?’, porque no pacto não inclui as igrejas, bando de abestado. Se as pessoas morrem é porque não estão seguindo o Santo Evangelho”, declarou.

Lula inclui Ligue 180 no pacto nacional contra o feminicídio

Decreto fortalece rede de proteção às mulheres, amplia integração de dados e reforça atuação 24 horas em todo o país

                 Edson Fachin, Davi Alcolumbre, Lula e Hugo Motta (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto que integra oficialmente a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 ao Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, ampliando a articulação da rede de proteção às mulheres e meninas em todo o território nacional. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11) e reforça a estratégia de enfrentamento à violência de gênero no país.

A norma, de nº 12.845, também é assinada pela ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e insere o Ligue 180 no eixo estruturante de prevenção secundária do Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, lançado em 4 de fevereiro. A iniciativa estabelece cooperação contínua entre Executivo, Legislativo e Judiciário com o objetivo de prevenir a violência letal contra mulheres e meninas, acelerar o cumprimento de medidas protetivas, fortalecer as redes de atendimento e responsabilizar agressores.

Boulos organiza assembleias em fábricas e comércio pelo fim da escala 6x1

Ministro da Secretaria-Geral organiza assembleias em todo o país para pressionar o Congresso e fortalecer prioridade eleitoral do governo Lula para 2026

Guilherme Boulos (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL), iniciou uma ofensiva nacional para mobilizar trabalhadores em defesa do fim da escala 6x1, modelo de jornada que prevê seis dias de trabalho para apenas um de descanso. A estratégia inclui assembleias em fábricas e no comércio, com encontros programados em diversos estados brasileiros. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

A iniciativa faz parte do plano do governo para transformar a mudança na jornada de trabalho em uma das principais bandeiras políticas de Luiz Inácio Lula da Silva em 2026, quando o presidente pretende priorizar o tema também como pauta eleitoral.

Caso Master: PF deflagra operação em Santa Catarina contra desvios na RioPrevidência

Agentes da PF flagraram mala de dinheiro sendo jogada pela janela de apartamento antes de ação de busca e apreensão

Rio de Janeiro (RJ), 23/01/2026 - Fachada de agência do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência). Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a terceira fase da Operação Barco de Papel, que apura suspeitas de crimes contra o sistema financeiro relacionados à administração de recursos da RioPrevidência. A ofensiva ocorreu nos municípios de Balneário Camboriú e Itapema, em Santa Catarina.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Federal, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados a investigados. As ordens judiciais foram expedidas pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, com base em indícios de obstrução das investigações e tentativa de ocultação de provas.

Segundo a corporação, o foco desta etapa é localizar e reaver bens, valores e objetos que teriam sido retirados do apartamento do principal alvo da operação, cuja fase anterior foi deflagrada em 23 de janeiro.

No momento em que os agentes chegaram ao imóvel em Balneário Camboriú para cumprir o mandado, um dos ocupantes lançou pela janela uma mala com dinheiro em espécie. O valor foi recuperado pelos policiais. Durante a ação, também foram apreendidos dois veículos de luxo e dois telefones celulares.

O que já se sabe sobre atentado no Canadá em escola que matou 10 pessoas

O caso ocorreu por volta das 13h20 no horário local, na Tumbler Ridge Secondary School, instituição que atende cerca de 160 alunos

Uma chacina chocou o Canadá na terça-feira (10/2), quando 10 pessoas morreram em um tiroteio (Foto: REUTERS/David Ryder)

O Canadá viveu um de seus episódios mais violentos dos últimos anos na terça-feira (10), quando um ataque a tiros deixou nove mortos e mais de 25 feridos em uma escola da cidade de Tumbler Ridge, na província da Colúmbia Britânica. As informações foram divulgadas inicialmente pela Reuters, com base em dados repassados por autoridades canadenses.

O caso ocorreu por volta das 13h20 no horário local, na Tumbler Ridge Secondary School, instituição que atende cerca de 160 alunos em uma cidade de pouco mais de 2 mil habitantes, no noroeste do país. Além da escola, uma residência próxima também foi alvo dos disparos, segundo a polícia.

O ator que vai interpretar Bolsonaro em desfile sobre Lula na Sapucaí


              O ator e humorista Marcelo Adnet. Foto: Divulgação

O ator e humorista Marcelo Adnet deve interpretar o ex-presidente Jair Bolsonaro durante o desfile da escola Acadêmicos de Niterói na Marquês de Sapucaí. O enredo da agremiação em 2026 será dedicado ao presidente Lula e abordará momentos centrais de sua trajetória política, incluindo uma tentativa de golpe. Ele participará de um carro alegórico que representará esse caso.

O desfile deve ser acompanhado de perto por Lula, que planeja ir à Sapucaí no domingo de Carnaval, 15 de fevereiro. O presidente assistirá à apresentação no camarote do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, conforme apurado pelo Metrópoles.

Caso Master vem de gestões anteriores do BC, afirma diretor-geral da PF


                         O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Foto: Divulgação

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou nesta terça-feira (10) que o caso envolvendo o Banco Master teve origem em gestões anteriores do Banco Central, mas passou a ser efetivamente enfrentado na atual administração. Segundo ele, o avanço das investigações só foi possível graças à atuação integrada entre instituições e ao envio formal de informações à Polícia Federal.

A declaração foi dada durante entrevista coletiva sobre o balanço das gestões da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Rodrigues destacou que a apuração ganhou força a partir da cooperação entre os órgãos e da decisão da atual direção do Banco Central de levar os dados às autoridades policiais.

Aliados creem que Lula vai repetir a fórmula de 2006 para definir o vice da sua chapa


        O Vice Presidente Geraldo Alckimin e o presidente Lula. Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda está avaliando quem será seu vice nas eleições de 2026, mas petistas próximos a ele apostam que o anúncio acontecerá apenas no último momento, como fez em 2006, quando escolheu José Alencar na véspera da convenção.

De acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, Lula tenta atrair partidos do centro, como o MDB, PSD, Republicanos e a federação União-PP, mas a expectativa é de que, ao final, ele confirme novamente o nome de Geraldo Alckmin (PSB). Em uma entrevista recente, Lula afirmou que Alckmin tem um papel importante em São Paulo, o que alimenta as especulações de que ele possa buscar outro nome para a vice.

Ataque a escola no Canadá deixa 10 mortos e 25 feridos

 

Escola Secundária Tumbler Ridge em Tumbler Ridge, na província de Colúmbia Britânica, no Canadá, foi alvo de ataque a tiros no dia 10 de fevereiro de 2026. Foto: Trent Ernst/AFP

Um ataque a tiros em uma escola e em uma residência deixou pelo menos 10 mortos e 25 feridos em Tumbler Ridge, no Canadá, nesta terça-feira (10). A atiradora também morreu, segundo as autoridades locais. A cidade tem pouco mais de 2 mil habitantes e fica na província da Colúmbia Britânica.

O episódio ocorreu por volta das 13h20 no horário local (19h20 em Brasília), na Tumbler Ridge Secondary School, que atende cerca de 160 alunos.

Pelo menos seis vítimas foram encontradas mortas dentro da escola. Outras duas morreram em uma casa que, de acordo com a polícia, teria ligação com o ataque. Uma nona vítima morreu a caminho do hospital.

Cármen Lúcia apresenta regras de conduta a juízes eleitorais para eleições de 2026

A ministra Cármen Lúcia – Reprodução

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou nesta terça-feira (10) aos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais um conjunto de dez recomendações para orientar a conduta de juízes eleitorais nas eleições de 2026. Segundo o presidente do TRE-MG, Júlio Lorens, o encontro teve caráter preparatório para o próximo pleito e não houve resistência às diretrizes.

Isenção do IR até R$ 5 mil injeta R$ 28 bilhões na economia em 2026


       Lula, presidente do Brasil. Foto: Ricardo Stuckert

A ampliação da isenção do Imposto de Renda para salários de até R$5 mil passou a valer na folha de janeiro e já começa a impactar o bolso da classe média, reduzindo quase pela metade o número de brasileiros contribuintes. A medida, promessa de campanha de 2022, fortalece o cenário econômico e coincide com a vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas primeiras pesquisas às vésperas da eleição de outubro.

Segundo estimativas da Receita Federal, cerca de 11,3 milhões dos 25,4 milhões de contribuintes que pagaram IR no ano passado, aproximadamente 44%, deixaram de recolher o tributo. Outros 5,7 milhões tiveram redução do imposto, com descontos estendidos para rendas de até R$7.350 mensais. Segundo a Reuters, o governo calcula que a medida deve injetar R$28 bilhões na economia em 2025.

MPF denuncia prefeito tiktoker de Sorocaba por corrupção e lavagem de dinheiro


         Rodrigo Manga, o prefeito tiktoker de Sorocaba (SP). Foto: reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma denúncia contra o prefeito afastado de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), sua esposa Sirlange e 11 outras pessoas, acusando-os de integrar uma organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos, principalmente em contratos relacionados à área da saúde.

O MPF afirmou que Manga, seu círculo íntimo e aliados políticos, utilizaram de maneira irregular recursos do município, desviando-os por meio de contratos fraudulentos. O caso remonta à época em que o prefeito foi eleito, em 2020, e está sendo investigado desde então.

Manga, que foi afastado do cargo em novembro de 2025, é acusado de corrupção passiva, peculato (desvio de recursos) e lavagem de dinheiro. Segundo o MPF, o esquema envolvia o uso de uma organização social, o Iase, que firmou dois contratos com a prefeitura sem licitação ou com licitação direcionada. Além disso, a acusação envolve o uso de aviões privados e outros bens da organização para beneficiar a campanha do então candidato. A defesa do prefeito afastado refutou as acusações, alegando que a investigação foi conduzida de forma ilegal e que se tratava de uma perseguição política.

Argentina acusada de injúria racial quebra o silêncio após sair da prisão


                    A influencer e advogada argentina Agostina Páez – Reprodução

A advogada e influencer argentina Agostina Páez, acusada de injúria racial no Rio de Janeiro, nega ter cometido um ato racista e afirmou que o episódio que levou à sua prisão foi uma “reação emocional”. Ela é investigada por chamar uma funcionária de “mono” e fazer gestos imitando um macaco em um bar em Ipanema, mas sua defesa sustenta que os gestos foram uma brincadeira. Agostina cumpre prisão domiciliar e está proibida de deixar o Brasil.

PF vasculha vídeos e celulares de Daniel Vorcaro e busca imagens de autoridades em imóveis de luxo

Arquivos de câmeras em mansões e casas de luxo podem detalhar visitas de autoridades

PF vasculha vídeos e celulares de Daniel Vorcaro e busca imagens de autoridades em imóveis de luxo (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal (PF) já não mira apenas o conteúdo dos celulares apreendidos no caso Master: investigadores também analisam arquivos de vídeo de câmeras de segurança instaladas em imóveis ligados a Daniel Vorcaro, dono do banco e apontado como personagem central do que a apuração descreve como o maior escândalo financeiro da história do Brasil. A expectativa é que os registros, já acessados e copiados pela PF, ajudem a mapear visitas, encontros e a rede de relações construída pelo banqueiro em diferentes estados e até no exterior.

As informações foram reveladas pela equipe de O TEMPO Brasília, que apurou com duas fontes que peritos da PF já tiveram acesso aos vídeos dos sistemas de vigilância dos imóveis do investigado. O material ganha ainda mais peso depois de os peritos, segundo reportagem publicada na segunda-feira (9/2), terem conseguido quebrar a criptografia do principal celular de Vorcaro — aparelho cuja senha ele se recusou a fornecer em depoimento prestado em 30 de dezembro do ano passado.

Inflação dispara na Argentina e expõe fracasso econômico de Milei, que tenta manipular estatísticas

Alta de 2,9% em janeiro supera previsões, pressiona alimentos e tarifas e reabre crise no INDEC após renúncia do chefe do órgão

    Ato em Buenos Aires contra o governo Milei - 18/12/2025 (Foto: Captura de tela/Vídeo/teleSUR)

A inflação na Argentina voltou a acelerar em janeiro e avançou pelo quinto mês consecutivo, escancarando as dificuldades do governo Javier Milei para estabilizar preços enquanto aprofunda o ajuste fiscal. O índice de preços ao consumidor subiu 2,9% no mês, acima da estimativa mediana de 2,4% apurada com analistas e levemente acima do registro anterior, sinalizando perda de fôlego do processo de desinflação.

Os dados foram divulgados pelo instituto de estatísticas INDEC e reportados pela Bloomberg nesta terça-feira, com a taxa acumulada em 12 meses subindo para 32,4%. O resultado se soma a uma crise política e institucional: a renúncia do chefe do INDEC, Marco Lavagna, após divergências com Milei sobre a mudança da metodologia do indicador, adiada pelo presidente no momento em que seria implementada.

Haddad e Marina lideram disputa ao Senado em SP, aponta Paraná Pesquisas

Levantamento mostra ministro da Fazenda à frente em dois cenários, seguido por Marina Silva e Guilherme Derrite na corrida eleitoral paulista

                    Fernando Haddad e Marina Silva (Foto: Flickr/Haddad | Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), aparece na liderança da corrida ao Senado por São Paulo em dois cenários testados pelo instituto Paraná Pesquisas. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), e o deputado federal Guilherme Derrite (PP) também figuram entre os primeiros colocados na disputa.

No primeiro cenário apresentado pelo instituto, Haddad soma 36,5% das intenções de voto. Marina Silva aparece em seguida, com 31,3%, enquanto Guilherme Derrite registra 29,9%.

PF mira rede que disseminava vídeos de abuso sexual contra mulheres

Operação Somnus investiga sete brasileiros suspeitos de integrar esquema transnacional ligado à troca de conteúdos criminosos e discurso misógino

PF mira rede que disseminava vídeos de abuso sexual contra mulheres (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a Operação Somnus, voltada a investigar e reprimir crimes contra a dignidade sexual relacionados à difusão e troca de vídeos de abusos cometidos contra mulheres em estado de sedação. A ação ocorre em meio a apurações que envolvem suspeitas de atuação de redes criminosas transnacionais com foco em conteúdo de violência sexual.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Federal, estão sendo cumpridos três mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Ceará, Pará, Santa Catarina e Bahia. A ofensiva busca reunir provas e identificar a extensão do esquema investigado.

“Ainda Estou Aqui”: STF começa novo julgamento contra anistia de torturadores da ditadura


       Rostos de vítimas da Ditadura Militar. Foto: reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar na sexta-feira (13) um recurso que pode redefinir o alcance da Lei da Anistia de 1979 e permitir o avanço de processos sobre desaparecimentos forçados durante a ditadura militar (1964-1985). A decisão terá repercussão geral, ou seja, valerá para todos os casos semelhantes que tramitam no país.

De acordo com informações da BBC, o Ministério Público Federal (MPF) sustenta que o desaparecimento de pessoas é um crime permanente e, por isso, não poderia ser alcançado pela anistia. O recurso em pauta busca destravar ação penal contra militares acusados de envolvimento no desaparecimento de integrantes da Guerrilha do Araguaia.

Entenda por que Janja confirmou presença na Sapucaí em desfile que homenageia Lula


        O presidente Lula (PT) e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. Foto: Reprodução

O governo federal avalia que não há irregularidade na participação de Janja no desfile de uma escola de samba que homenageará Lula (PT), e a primeira-dama deverá desfilar no Carnaval do Rio. Rosângela Lula da Silva participará, no domingo (15), da apresentação da Acadêmicos de Niterói, que levará para a Sapucaí um enredo dedicado ao presidente.

O petista também irá ao sambódromo para assistir ao desfile. A escola apresentará o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

Integrantes da oposição questionam a homenagem e afirmam que haveria desvio de finalidade para promover autoridades, já que escolas do grupo especial recebem patrocínio federal. Também há críticas sobre suposta campanha eleitoral antecipada.

STM dá 10 dias para Bolsonaro defender-se no processo que pode cassar sua patente

 

Jair Bolsonaro (PL) com expressão de preocupação e mão no rosto, em close
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Reprodução
O relator do processo no Superior Tribunal Militar (STM) que pode resultar na perda da patente de Jair Bolsonaro (PL) notificou o ex-presidente nesta terça-feira (10) e concedeu prazo de dez dias para a apresentação da defesa à Corte. Bolsonaro é capitão reformado do Exército.

Com a decisão do ministro Carlos Vuyk de Aquino, foram encerradas as etapas preliminares, e a ação passou a tramitar formalmente no tribunal. O STM irá analisar se o ex-presidente praticou atos classificados como indignos para oficiais das Forças Armadas.