domingo, 8 de fevereiro de 2026

Esquerda x extrema-direita: Portugal volta às urnas em 2º turno para presidente


António José Seguro e André Ventura • Alex Juarez/Anadolu. Foto: Getty Images e REUTERS/Pedro Nunes

Portugal volta às urnas neste domingo (8) para um segundo turno presidencial inédito em quatro décadas, em uma disputa direta entre a esquerda e a extrema direita. O pleito opõe o socialista António José Seguro ao líder do Chega, André Ventura, em um cenário que reflete a fragmentação política do país e a ascensão da direita radical no Parlamento.

O segundo turno ocorre após um primeiro turno altamente pulverizado, com 11 candidaturas, recorde na história recente do país. Seguro liderou a votação inicial, com cerca de 31% dos votos, enquanto Ventura ficou em segundo, com 23,49%. Pesquisas divulgadas nos últimos dias indicam vantagem confortável do socialista, apontando cerca de 70% das intenções de voto, contra 30% do adversário.

Família de Pedro Turra se manifesta após ele ser preso por matar adolescente em briga no DF

 

Pedro Turra no centro de montagem, olhando para a câmera
O piloto Pedro Turra – Reprodução

A família de Pedro Turra divulgou uma carta lamentando a morte de Rodrigo Castanheira, de 16 anos, vítima de agressão durante uma briga ocorrida na região de Vicente Pires, no Distrito Federal. O adolescente estava internado desde a madrugada de quinta-feira (23), após sofrer um traumatismo craniano, e teve a morte confirmada por um tio, Flavio Henrique Fleury, por meio das redes sociais. O jovem estava hospitalizado no Hospital Brasília, onde permaneceu sedado por mais de duas semanas.

No comunicado, a família do piloto afirmou manifestar profundo respeito e sincera solidariedade” diante do falecimento do adolescente. A carta foi divulgada ao UOL pelo escritório Fior, Correa, Mendes, Kaefer & Associados, responsável pela defesa de Turra. O texto afirma que os familiares do piloto se unem aos pais, amigos e parentes da vítima, expressando condolências:

Aniversariante, Neymar cobra parabéns de Mion: “Quando chega a data, esquece”


                Neymar cobra Mion por esquecer de seu aniversário – @neymar no Instagram

O jogador Neymar reclamou publicamente que o apresentador Marcos Mion esqueceu de parabenizá-lo por seu aniversário de 34 anos, comemorado na última quinta-feira (5). A cobrança foi feita em um vídeo publicado pelo atleta em seu perfil no Instagram, em tom de brincadeira.

No vídeo, Neymar agradeceu as mensagens recebidas e contou ter ficado chateado com o amigo. “Esses dias eu vi que o Teló reclamou que esqueceram do aniversário dele. Dei risada, achei normal, mas agora aconteceu comigo também”, disse. Em seguida, ironizou a relação de amizade: “Todo mundo tem um amigo assim. Pede presente, pede camisa, pede ingresso, mas quando chega a data, esquece”.

VÍDEO: Alberto Cowboy, participante do BBB 26, engasga e assusta brothers

 

Participante Alberto Cowboy engasga no meio da sala do BBB 26. Reprodução

O participante Alberto Cowboy engasgou durante a exibição ao vivo do Big Brother Brasil 26, na noite deste sábado (7), enquanto os confinados aguardavam a final da Prova do Anjo. O episódio ocorreu na área da cozinha da casa.

Ao perceberem o mal-estar, os brothers se aproximaram, tentaram oferecer água e acionaram a produção. Cowboy caminhou até a sala, sentou no chão e foi amparado pelos colegas até a chegada do atendimento.

VÍDEO: Atleta convulsiona durante jogo do Flamengo e desespera jogadores


     Alexandre passa mal em Flamengo x Sampaio Correa. Foto: André Durão

O volante Alexandre sofreu uma convulsão no início da partida entre Sampaio Corrêa e Flamengo, neste sábado (7), no Maracanã, pela sexta rodada da Taça Guanabara, válida pelo Campeonato Carioca. O jogador precisou deixar o gramado de ambulância e foi encaminhado a um hospital da região.

O episódio ocorreu enquanto Alexandre corria sozinho no campo, sem contato com outros atletas. A cena causou forte apreensão entre jogadores das duas equipes, comissão técnica e torcedores presentes no estádio. O atendimento médico foi acionado rapidamente.

Lula anseia por vice do MDB e inicia articulações com Centrão para isolar Flávio Bolsonaro

A articulação em torno do MDB é delicada e Alckmin, do PSB, deseja continuar na vice-presidência caso Lula seja reeleito

Rosângela Lula da Silva, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Em um movimento para ampliar alianças com partidos de direita e do chamado Centrão, o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificaram as articulações para aglutinar legendas em torno do projeto de reeleição, tendo o MDB como peça central nos cálculos eleitorais, segundo informou a Folha de São Paulo no sábado (7).

De acordo com a publicação, o presidente Lula quer atrair para a vice-presidência um novo nome do MDB, o que contribuiria para o isolamento de seu principal concorrente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-SP), e ampliaria o tempo de propaganda eleitoral na TV.

Aluno que matou professora diz ter tido relacionamento com a vítima

Juliana Santiago, vítima e João Junior, suspeito. Foto: Reprodução

A professora de Direito Juliana Santiago morreu após ser atacada a facadas por um aluno dentro de uma faculdade particular de Porto Velho, na noite de sexta-feira (6). Em depoimento à Polícia Civil, o autor do crime, João Junior, afirmou que mantinha um relacionamento amoroso com a vítima — versão que está sob investigação — e disse que a faca usada no ataque havia sido entregue por ela no dia anterior, junto com um doce de amendoim. As informações são do g1.

“Lula precisa de uma frente mais ampla que o PT e tem de ocupar o centro”, diz Renan Filho

Ministro dos Transportes afirma que oferecer a vice ao MDB pode facilitar apoio em 2026

      Renan Filho e Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu que o palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para 2026 caminhe “o máximo possível do centro político”, com uma articulação mais ampla do que a base tradicional do PT. Em entrevista, ele afirmou que a eventual oferta da vaga de vice ao MDB pode ajudar na negociação pelo apoio formal do partido e disse que a estratégia deve isolar o bolsonarismo na extrema direita.

A entrevista foi publicada pelo jornal O Globo e traz, além do cálculo eleitoral, avaliações sobre o cenário em Alagoas, críticas ao papel de Arthur Lira no estado e a defesa de medidas do governo, como a reforma no processo de obtenção da CNH. Renan Filho também comentou a disputa sobre o vice, citou a ministra Simone Tebet como quadro competitivo no debate público e afirmou que o Ministério dos Transportes pode contratar mais de R$ 400 bilhões em investimentos em quatro anos.

Ao lado de Lula, Alckmin exalta 46 anos do PT

Vice-presidente participou do evento de 46 anos do partido ao lado de Lula e elogiou a trajetória da sigla como pilar da vida pública brasileira

Lula e Alckmin (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participou em Salvador (BA) da celebração dos 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), em evento que reuniu lideranças políticas nacionais e representantes de partidos aliados. A comemoração contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente do PSB, João Campos, atual prefeito do Recife.

Em publicação nas redes sociais, Alckmin ressaltou a importância histórica do PT e afirmou ter tido a honra de integrar o ato político ao lado de Lula. O vice-presidente também fez referência direta ao papel institucional do partido na trajetória democrática do país.

Lula exalta Alckmin: duvido que algum presidente tenha tido a sorte de ter os vices que eu tenho

Ao lado de Lula, vice-presidente participou da celebração dos 46 anos em um grande ato político, em Salvador, na Bahia, neste sábado (7)

Ao lado de Lula, vice -presidente participou da celebração dos 46 anos em um grande ato político, em Salvador, na Bahia, neste sábado (7) (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou o vice-presidente Geraldo Alckmin neste sábado (7), durante o ato que celebrou os 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), em Salvador, na Bahia. Em discurso para militantes e lideranças da sigla, Lula destacou a parceria com o vice e afirmou que “duvido que algum presidente tenha tido a sorte de ter os vices que eu tenho”, em referência às diferentes chapas que compôs ao longo da trajetória política.

Classe dominante brasileira entende o Estado como dela, diz Haddad

Em livro, ministro aborda o chamado capitalismo superindustrial

Fernando Haddad (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil - “A classe dominante brasileira entende o Estado como dela, não é uma coisa nossa, é uma coisa dela.” A avaliação é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que participou de evento, na capital paulista, para lançamento de seu livro Capitalismo Superindustrial. Na ocasião, houve bate-papo com Haddad, Celso Rocha de Barros e mediação de Lilia Schwarcz, no Sesc 14 Bis.

“Eu defendo a tese de que o Estado foi entregue aos fazendeiros como indenização pela abolição da escravidão”, afirmou Haddad. Para contextualizar, ele lembrou que o movimento dos republicanos começou em 14 de maio de 1888 - dia seguinte à assinatura da Lei Áurea -, e um ano depois logrou êxito.

Liberdade condicional do goleiro Bruno é cassada pela Justiça do Rio; saiba os detalhes


Ex-goleiro Bruno vai retornar ao regime semiaberto — Foto: Reprodução / Instagram

A Justiça do Rio de Janeiro cassou a liberdade condicional do ex-goleiro Bruno Fernandes, condenado pelo assassinato de Eliza Samudio. A decisão foi tomada pela Vara de Execuções Penais na sexta-feira (6), após pedido do Ministério Público, e determina o retorno do ex-atleta ao regime semiaberto. O caso ganhou repercussão dias depois de Bruno publicar imagens no Maracanã, onde esteve como torcedor do Flamengo.

Condenado a 23 anos e um mês de prisão por homicídio qualificado, sequestro, cárcere privado e lesão corporal, Bruno havia obtido livramento condicional em janeiro de 2023. No entanto, a Justiça constatou que ele não compareceu ao ato formal necessário para oficializar o benefício. Segundo os autos, todas as intimações enviadas ao ex-goleiro para essa finalidade retornaram sem sucesso.