Ministro da Fazenda afirma que emissão de "panda bonds" fortalece relação com a China e diz que tarifaço dos EUA contra o Brasil é injusto
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, defendeu nesta sexta-feira (26) a estratégia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ampliar a cooperação financeira com a China por meio da emissão de títulos soberanos em yuan, conhecidos como "panda bonds". Em declarações publicadas pelo jornal O Globo, o ministro afirmou que o Brasil busca diversificar suas fontes de financiamento sem ficar condicionado à disputa geopolítica entre China e Estados Unidos.
Durigan formalizou nesta semana, em Pequim, a primeira emissão de títulos soberanos brasileiros denominados na moeda chinesa. A iniciativa faz do Brasil o primeiro país da América Latina a recorrer a esse instrumento financeiro, com expectativa inicial de captar até 5 bilhões de yuans, o equivalente a cerca de R$ 3,8 bilhões.
O ministro afirmou que a operação representa um novo estágio na relação econômica entre Brasília e Pequim e reforçou que o governo brasileiro pretende manter uma política externa independente.
