O Tribunal de Contas do Estado lançou, na manhã desta sexta-feira (10 de outubro), o painel interativo PPA e Índice de Maturidade. A ferramenta, desenvolvida por meio da plataforma Microsoft Power BI, apresenta dados relativos à maturidade dos Planos Plurianuais dos 399 municípios paranaenses. Ela pode ser acessada na página inicial do site do TCE-PR, no Portal Informação para Todos (PIT).
O lançamento foi promovido por meio de live transmitida pelo canal da Escola de Gestão Pública (EGP) da Corte no YouTube, cuja gravação pode ser assistida na íntegra aqui. O evento chegou a ser acompanhado por 320 usuários simultâneos, em sua maioria servidores públicos municipais.
PPA
O Plano Plurianual (PPA), previsto no artigo 165 da Constituição Federal, consiste em um documento de planejamento de gestão a ser elaborado pelos Poderes Executivos municipais, estaduais e Federal, contendo as diretrizes, objetivos, estratégias e metas da gestão para um período de quatro anos.
Após sua elaboração, o PPA é encaminhado como projeto de lei para debate e aprovação dos respectivos Poderes Legislativos e transformado em lei, a qual irá fundamentar todos os projetos de leis orçamentárias anuais seguintes e direcionar de forma organizada e consistente as ações públicas.
Por sua vez, o painel interativo sobre o tema lançado pelo TCE-PR nesta sexta-feira reúne dados de todos os municípios paranaenses numa única plataforma, reunidos e organizados de forma a servir como ferramenta de medição e acompanhamento do detalhamento da execução dos respectivos planos plurianuais, disponível para consulta do público em geral.
Uma das abas do painel trata do índice de maturidade de cada PPA municipal. Este é composto por sete indicadores, os quais tratam de diversos aspectos das informações constantes no planejamento. Além de apontar a conformidade e a coerência do PPA, esse índice permite tanto comparar um município com os demais quanto avaliar a evolução de cada localidade entre um ciclo de planejamento e outro.

Evento
Ao abrir a live, o presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares, ressaltou a importância dos PPAs para os entes públicos e lembrou que uma das diretrizes de sua gestão à frente do Tribunal é a valorização do planejamento para uma administração eficaz.
Ele ressaltou ainda que a Casa, após levantamento realizado por seu corpo técnico, detectou algumas deficiências na elaboração dos planos plurianuais e propôs a execução de um programa de capacitação a respeito do tema.
"Agora, como fruto desse trabalho, temos a oportunidade de lançar este painel, um compilado dessas informações apresentada de forma amigável, mediante índices e com a possibilidade de o cidadão verificar efetivamente se aquelas informações inseridas no plano plurianual traduzem a necessidade e a realidade daquele município", afirmou.
Linhares também chamou a atenção para a possibilidade de realizar comparações entre cidades vizinhas ou municípios de portes semelhantes. "É uma ferramenta que permite não apenas aos gestores o aprimoramento dos PPAs, mas também ao cidadão comum o exercício do controle. Para nós, é uma realização apresentarmos esta ferramenta e deixarmos este instrumento à disposição de todos", disse, ao agradecer a cooperação do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL-PR), bem como de seu titular, Ulisses Maia.
Maia participou do evento por vídeo, avaliando o lançamento do painel como um momento importante para o Estado. Para ele, a ferramenta tornará possível avaliar, com dados claros e confiáveis, o nível de qualidade dos PPAs, de forma que será possível corrigir rumos e ações.
"Isto se traduz em mais eficiência e transparência para a população", declarou o secretário, ao enaltecer o interesse de servidores municipais e prefeitos, por meio de capacitações patrocinadas por sua pasta em parceria com o TCE-PR para profissionalizar o planejamento.
Segundo o coordenador-geral de Fiscalização (CGF) do TCE-PR, Rafael Ayres, a iniciativa é a primeira entrega resultante de uma parceria firmada entre o Tribunal e a SEPL-PR cujo objetivo é o estímulo à cultura do planejamento entre os gestores públicos paranaenses.
"Este é o ponto de partida de um conjunto de ações que o Tribunal tem estimulado e vai continuar executando. Inclusive, já temos previsto o lançamento de um manual de elaboração e monitoramento desses planos plurianuais", antecipou.
Para Ayres, o momento atual, próximo ao final de 2025, representa uma "janela de oportunidade" para corrigir algumas rotas e fazer ajustes nos PPAs que vigerão pelos próximos 4 anos. A ideia, segundo ele, é que os municípios, a partir da utilização do painel, utilizem a ferramenta em benefício de toda a sociedade.
Painel
A apresentação do Painel PPA e Índice de Maturidade foi conduzida pelo auditor de controle externo Robson Fernandes Soares, da Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF) do TCE-PR, um dos idealizadores da ferramenta.
Durante sua exposição, o servidor detalhou levantamentos realizados pela equipe da CGF ainda em 2022 junto a bancos de dados oficiais, a respeito da coerência das metas físicas alcançadas em relação aos planejamentos feitos pelos municípios.
Ele apontou que, entre os pontos a serem melhorados apontados pela avaliação preliminar, está a gestão dos próprios planos plurianuais, já que hoje a maior parte dos municípios não realiza o monitoramento do planejamento ou não elabora relatórios de monitoramento da execução dos PPAs. "Este painel vai ajudar a gerir de forma mais efetiva este planejamento", afirmou Soares.
Fonte: TCE/PR