sábado, 7 de fevereiro de 2026

PSD vive racha interno sobre apoio a lula enquanto kassab tenta viabilizar candidato

O Partido Social Democrático (PSD) enfrenta uma profunda divisão interna

           Gilberto Kassab (Foto: Reprodução/Band)

O Partido Social Democrático (PSD) enfrenta uma profunda divisão interna sobre a estratégia eleitoral para as eleições presidenciais de 2026, em meio a esforços do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, para viabilizar um candidato próprio que dispute o Palácio do Planalto. As informações são do UOL.

Professora de direito é morta a facadas por aluno em faculdade de porto velho

Crime brutal no Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca) deixa comunidade acadêmica em choque e autor é preso em flagrante

Juliana chegou a ser levada com vida ao hospital. Ela deu entrada no Pronto-Socorro João Paulo II, segundo a imprensa local, mas não resistiu aos ferimentos (Foto: Reprodução)

A professora de Direito Juliana Mattos de Lima Santiago, de 41 anos, morreu após ser atacada a facadas por um aluno dentro de uma sala de aula na noite desta sexta-feira (6), no Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), instituição particular localizada na zona Sul de Porto Velho. As informações são do UOL.

VÍDEO: Lula reafirma Messias ao STF e aliados voltam à carga em defesa do AGU


            Lula e Jorge Messias. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Aliados do presidente Lula (PT) intensificaram nos últimos dias a defesa do nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), após o chefe do Executivo reafirmar, em entrevista ao Uol, que mantém a indicação. A movimentação ocorre em meio às articulações políticas para reduzir resistências no Senado e garantir a aprovação do nome quando a indicação for formalmente enviada. Com informações de Daniela Lima, do Uol.

Glenn Greenwald ataca Daniela Lima após entrevista com Lula: “Não é jornalista”


      Glenn Greenwald e Daniela Lima. Foto: reprodução

Radicalizado de vez na extrema-direita, o jornalista estadunidense Glenn Greenwald usou o X na última sexta-feira (6) para atacar a Daniela Lima, do Uol, e a “esquerda brasileira”, após ela entrevistar o presidente Lula (PT). Na publicação, o viúvo do deputado David Miranda também atacou o Supremo Tribunal Federal (STF), corroborando a narrativa bolsonarista de que o judiciário governa o Brasil.

“O motivo pelo qual a esquerda ama e reverencia Daniela Lima como uma ‘diva’ é porque eles sabem que ela é a porta-voz mais leal e dedicada de Lula e da bancada do STF que governa o Brasil”, escreveu, compartilhando um frame da entrevista em que a profissional aparece sorrindo ao olhar para o presidente.

Em 2025, Greenwald repercutiu as mentiras de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor de Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para acusar o ministro de supostamente perseguir adversários políticos. Ainda assim, ele quis julgar o profissionalismo da jornalista do Uol: “Esse comportamento pode ser descrito de muitas maneiras. ‘Jornalístico’ não é uma delas”.

Caso Orelha: MP aponta lacunas e pede novas diligências para apuração do crime

 

cão Orelha com bola de tênis na boca
O cão Orelha – Reprodução
O Ministério Público de Santa Catarina informou, nesta sexta-feira (6), que identificou lacunas na investigação da morte do cão Orelha, ocorrida na Praia Brava, em Florianópolis. Diante disso, o órgão vai requisitar à Polícia Civil de Santa Catarina novos esclarecimentos e maior precisão na reconstrução dos acontecimentos descritos no inquérito policial. Com informações do Metrópoles.

IMAGENS FORTES: Bêbada atropela cadeirante e mais duas mulheres após discussão


        Mulher embriagada atropela cadeirante e duas mulheres. Foto: reprodução

Uma motorista embriagada atropelou duas mulheres e tentou agredir um homem cadeirante na noite da última segunda-feira (2) em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Ágata Ellen Firmino, de 30 anos, discutia com o cadeirante quando entrou em seu carro e acelerou bruscamente, atingindo as duas vítimas que observavam a discussão. Mesmo após o primeiro impacto, ela tentou avançar novamente sobre uma das mulheres caídas.

Vítima de homofobia em padaria reage à prisão de mulher: “Prometi que se arrependeria”


O jornalista Rafael Gonzaga comentou a prisão de Jaqueline Santos Ludovico, condenada por homofobia. Foto: Reprodução

A reação da vítima de um ataque homofóbico em uma padaria no Centro de São Paulo ganhou repercussão após a prisão de Jaqueline Santos Ludovico, condenada por homofobia e considerada foragida desde outubro. Detida pela Polícia Federal ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos), na quarta-feira (4), ela havia retornado da Espanha depois de descumprir medidas judiciais.

Em publicação nas redes sociais, o jornalista Rafael Gonzaga, alvo das ofensas, afirmou que a prisão representa uma resposta à impunidade. “Naquele dia, eu prometi que ela ia se arrepender disso para o resto da vida dela, e eu cumpri minha promessa”, escreveu. A PF confirmou nesta sexta-feira (6) a identidade da presa e informou que a prisão preventiva havia sido decretada em janeiro, após o descumprimento das condições impostas quando ela respondia a processos em liberdade.

O ataque ocorreu em 3 de fevereiro de 2024, quando Gonzaga e o companheiro foram hostilizados verbalmente após estacionarem o carro ao lado do veículo de Jaqueline. Meses depois, ela foi presa em flagrante por atropelar um homem dirigindo embriagada e tentar fugir sem prestar socorro, mas acabou solta — benefício que descumpriu ao deixar o país.

Lula afirma que vai ao encontro de Trump nos EUA para um diálogo 'sério, olho no olho e sem guerra'

Presidente Lula também disse que a diplomacia brasileira não busca "empurrar" o país para qualquer campo geopolítico

          Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu seriedade nas conversações que manterá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington, D.C., em março.

Lula assegurou, em entrevista à TV Aratu, divulgada na sexta-feira (6) que a diplomacia brasileira não busca "empurrar" o país para qualquer campo geopolítico. Ao falar sobre a futura reunião com Trump na Casa Branca, Lula afirmou que Brasil e EUA são as duas maiores democracia do Ocidente.

Relator de CPI aponta 'fundada suspeita' de lavagem de dinheiro em contrato entre Banco Master e esposa de Moraes

Alessandro Vieira pede quebra de sigilos e diz haver indícios de que pagamento de R$ 129 milhões possa ter ligação com recursos investigados

Relator de CPI aponta 'fundada suspeita' de lavagem de dinheiro em contrato entre Banco Master e esposa de Moraes (Foto: TSE)

O relator da CPI do Crime Organizado no Senado, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), protocolou requerimentos pedindo a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático do escritório Barci de Moraes Sociedade de Advogados, ligado a Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

No documento, segundo a coluna da jornalista Malu Gaspar, de O Globo, o parlamentar sustenta que há “fundadas suspeitas” de que o contrato firmado com o Banco Master, no valor de R$ 129 milhões, possa estar relacionado a um esquema de lavagem de dinheiro com participação de organizações criminosas.

Por unanimidade, STF enquadra caixa 2 como improbidade administrativa

Caixa dois também é considerado crime eleitoral

Fachada do STF, urna eletrônica e fachada do TSE (Foto: STF | Edilson Rodrigues/Agência Senado | Edilson Rodrigues/Agência Senado)

André Richter, repórter da Agência Brasil - Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (6) que a prática de caixa dois nas campanhas eleitorais também pode ser punida como ato de improbidade administrativa.

Com o entendimento formado pelos ministros, os políticos acusados de fazerem campanha com recursos não contabilizados poderão ser responsabilizados duplamente: crime eleitoral e improbidade, se houver provas do cometimento de ambos.

Justiça revoga prisão de argentina acusada de ato racista em bar do RJ

Agostina Páez foi denunciada pelo Ministério Público após episódio em bar de Ipanema, na zona sul

Agostina Páez acumula 80 mil seguidores nas redes sociais. Ela é acusada de injúria racial contra gerente de bar no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

A Justiça do Rio de Janeiro revogou nesta sexta-feira (6) a prisão preventiva da advogada argentina Agostina Páez, de 29 anos, acusada de injúria racial contra funcionários de um bar em Ipanema, na zona sul da capital fluminense. A decisão, segundo o UOL, ocorreu poucas horas depois de a mulher ter sido detida pela Polícia Civil.

Lula chama Bolsonaro de “cachorro louco” ao defender veto ao PL da dosimetria


       O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta sexta-feira (6), o projeto de lei da dosimetria, que reduz penas de envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Em entrevista à TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, Lula comparou o ex-presidente Jair Bolsonaro a um “cachorro louco”.

“Você acha que, se você tiver um cachorro louco e soltar ele, ele vai ficar mais manso? Ele vai morder alguém. Esse cidadão tentou destruir a democracia brasileira”, afirmou o presidente durante a entrevista.