quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

A indireta de Dino a Motta sobre a cassação de Eduardo Bolsonaro


O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos). Foto: Reprodução

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou uma indireta ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), ao apontar falhas e demora da Mesa Diretora na formalização da perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, conforme informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

A crítica aparece em decisão publicada nesta terça-feira (3), no contexto da análise sobre o desbloqueio de emendas parlamentares.

Ao examinar o caso, Dino afirmou que “a indevida demora dos procedimentos declaratórios de perda de mandato fez com que eles apresentassem emendas ao Orçamento, atualmente bloqueadas por ordem judicial”. Segundo o ministro, esse atraso institucional permitiu que deputados já afastados das atividades legislativas apresentassem indicações ao Orçamento de 2026.

VÍDEO mostra suspeito de matar Orelha voltando ao condomínio após crime


Adolescente em condomínio no dia das agressões ao cão Orelha. Foto: reprodução

A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu o inquérito e pediu a internação provisória do adolescente indiciado pela morte do cão comunitário Orelha, na Praia Brava, em Florianópolis. Imagens de câmeras de segurança contradisseram seu depoimento, mostrando que ele saiu do condomínio no horário da agressão, ocorrida por volta das 5h30 do dia 4 de janeiro.

“O adolescente não sabia que a Polícia possuía as imagens dele saindo do local e disse que havia ficado dentro do condomínio. As imagens, roupas e testemunhas confirmam que ele estava na praia”, disse o delegado Renan Balbino. O laudo aponta que Orelha sofreu um golpe forte na cabeça.

"Sem anistia, sem redução de pena e sem patente para golpistas", dispara Gleisi

Ministra reage a pedido do Ministério Público Militar que pode expulsar Bolsonaro e aliados das Forças Armadas

     Gleisi Hoffmann (Foto: Flickr/SRI)

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou nesta quarta-feira (4) que não pode haver qualquer tipo de tolerância institucional com militares envolvidos em atentados contra a democracia. A declaração ocorre após o Ministério Público Militar (MPM) pedir ao Superior Tribunal Militar (STM) a perda de postos e patentes de Jair Bolsonaro (PL) e de oficiais-generais condenados no âmbito da trama golpista analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em publicação nas redes sociais, Gleisi Hoffmann comentou as iniciativas do MPM e relacionou o pedido ao que classificou como um julgamento histórico conduzido pelo STF. “As ações do Ministério Público Militar para que Jair Bolsonaro e outros militares condenados sejam formalmente expulsos das Forças Armadas reforçam o sentido do julgamento histórico dos golpistas pelo STF. Não pode haver leniência com quem atentou contra a democracia, muito menos a redução de pena que o presidente Lula vetou”, escreveu a ministra. Segundo ela, após a condenação no devido processo legal, os envolvidos devem responder também às instituições militares. “Sem anistia, sem redução de pena e sem patente para golpistas”, concluiu.

Esposa de Henrique, da dupla com Juliano, é liberada nos EUA após prisão

Empresária Amanda Vasconcelos pagou fiança e responderá em liberdade a acusações na Flórida

  Amanda Vasconcelos, esposa do cantor sertanejo Henrique, foi presa em Orlando (Foto: Reprodução)

A empresária Amanda Vasconcelos, de 28 anos, esposa do cantor sertanejo Henrique, que faz dupla com Juliano, foi liberada pelas autoridades dos Estados Unidos após ter sido detida durante uma abordagem de trânsito no estado da Flórida. A prisão ocorreu depois que ela desobedeceu a uma ordem de parada emitida por agentes durante uma fiscalização, permanecendo em deslocamento mesmo com a viatura policial acionando luzes e sirenes, segundo informações oficiais reportadas pelo F5.

De acordo com a polícia do Condado de Orange, Amanda passou uma noite detida em uma unidade penal local e, posteriormente, foi apresentada em audiência de custódia no Tribunal do Condado de Orange. Na ocasião, a Justiça fixou uma fiança no valor de US$ 500, aproximadamente R$ 2,6 mil pela cotação atual, quantia que foi paga para que ela responda ao processo em liberdade.

Após investigação, polícia pede internação de responsável pela morte do cão Orelha

 

O cão Orelha. Foto: Reprodução
A Polícia Civil de Santa Catarina pediu a internação de um adolescente apontado como responsável pela morte do cão comunitário Orelha, em Florianópolis. A solicitação foi feita após a conclusão do inquérito, finalizado nesta terça-feira (3), e encaminhada ao Ministério Público e ao Judiciário.

O caso foi investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento de Adolescentes em Conflito com a Lei (Deacle) e pela Delegacia de Proteção Animal (DPA). De acordo com a polícia, o pedido de internação se baseia na gravidade do ato, medida equivalente à prisão no sistema penal adulto.

Como a polícia de SC chegou aos autores da morte do Cão Orelha

 

cão Orelha com bola de tênis na boca
O cão Orelha – Reprodução
A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) utilizou um software francês de investigação forense para identificar o responsável pelo ataque que resultou na morte do cão comunitário Orelha, em Florianópolis. A informação consta no inquérito concluído nesta terça-feira (3), que reuniu provas técnicas, imagens de câmeras de segurança e depoimentos colhidos ao longo da apuração.

Segundo a corporação, a ferramenta foi empregada para analisar a localização do suspeito no momento do ataque. A investigação levou ao pedido de internação de um adolescente e ao indiciamento de três adultos pelo crime de coação a testemunha, conforme registrado no inquérito policial.

MP Militar diz que Bolsonaro violou 8 regras da caserna e deve ser expulso; veja a lista


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) violou ao menos oito regras éticas básicas da caserna, segundo o Ministério Público Militar (MPM), e por isso deve ser expulso das Forças Armadas. A avaliação consta em representação enviada ao Superior Tribunal Militar (STM) pelo procurador-geral da Justiça Militar, Clauro de Bortolli, que afirma que o ex-presidente “organizou um golpe contra as instituições” e demonstrou “descaso” com os princípios mais elementares da ética militar, conforme informações do Estadão.

No documento encaminhado ao Superior Tribunal Militar, Bortolli sustenta que Bolsonaro infringiu normas essenciais previstas no Estatuto dos Militares e pede a perda de posto e patente do capitão da reserva do Exército.

Após investigação, polícia pede internação de responsável pela morte do cão Orelha

 

O cão Orelha. Foto: Reprodução
A Polícia Civil de Santa Catarina pediu a internação de um adolescente apontado como responsável pela morte do cão comunitário Orelha, em Florianópolis. A solicitação foi feita após a conclusão do inquérito, finalizado nesta terça-feira (3), e encaminhada ao Ministério Público e ao Judiciário.

O caso foi investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento de Adolescentes em Conflito com a Lei (Deacle) e pela Delegacia de Proteção Animal (DPA). De acordo com a polícia, o pedido de internação se baseia na gravidade do ato, medida equivalente à prisão no sistema penal adulto.

Moraes autoriza Daniel Silveira a sair por 4 horas da prisão para se casar

 

Daniel Silveira sentado, de camisa social preta, sério, falando em microfone
Ex-deputado Daniel Silveira – Reprodução


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que Daniel Silveira participe de sua cerimônia de casamento marcada para o dia 21 de fevereiro, em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. O ex-deputado cumpre pena em regime aberto e deverá utilizar tornozeleira eletrônica durante todo o período da autorização. Com informações da coluna de Manoela Alcântara no Metrópoles.

A decisão estabelece que a permanência de Silveira fora das condições habituais do regime aberto terá duração máxima de quatro horas. O casamento está previsto para ocorrer entre 10h e 14h, em cartório localizado no município da Região Serrana fluminense.

PF prende no Paraguai condenado pelos atos do 8/1 que havia rompido tornozeleira


         João Paulo Silva Matos, foragido do 8/1 capturado no Paraguai. Foto: Metrópoles

A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (3), João Paulo Silva Matos, de 36 anos, condenado pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O brasileiro foi localizado em Salto del Guairá, no Paraguai, e entregue às autoridades brasileiras na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR).

A captura foi realizada por agentes da Direção-Geral de Investigação Criminal do Paraguai, após ser constatada a permanência irregular do condenado no país. João Paulo estava foragido desde que deixou de cumprir medidas cautelares impostas pela Justiça brasileira.

Senado aprova Gás do Povo e texto segue para sanção de Lula

Medida provisória prevê entrega gratuita de botijões e atende até 15,5 milhões de famílias

Belo Horizonte (MG), 04/09/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ministra dos Diretos Humanos, Macaé Evaristo, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, durante cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo”. Foto: Ricardo Stuckert/PR (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (3) a medida provisória que reformula a política de acesso ao gás de cozinha para famílias de baixa renda e institui o programa Gás do Povo. O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados na segunda-feira e segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A votação no Senado ocorreu às vésperas do prazo final de validade da medida provisória, que perderia a vigência no próximo dia 11, o que acelerou a análise do texto pelos parlamentares. As informações são do jornal O Globo.

Congresso aprova reajuste que possibilita salários acima do teto para servidores

Projetos aprovados em tramitação relâmpago preveem aumentos graduais, gratificações e licenças indenizáveis até 2029

Sessão conjunta do Congresso Nacional (Foto: Jonas Pereira/Agência Senado)

O Congresso Nacional aprovou, em sessões plenárias realizadas em ritmo acelerado, projetos que reestruturam a remuneração dos servidores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. As propostas avançaram após acordo entre lideranças partidárias e agora seguem para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o G1, a análise da urgência e do mérito ocorreu em menos de três horas, permitindo a aprovação de textos que estabelecem reajustes escalonados entre 2026 e 2029, além da criação de novas gratificações e licenças compensatórias para os servidores das duas Casas legislativas.

Ao pedir expulsão de Bolsonaro das Forças Armadas, MP Militar diz que ex-presidente organizou golpe e agiu com descaso

Procurador-geral da Justiça Militar sustenta que Bolsonaro violou princípios éticos da caserna e usou a patente para atos golpistas

Brasília (DF) - 22/11/2025 - Manifestação em frente à sede da Polícia Federal após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O procurador-geral da Justiça Militar, Clauro de Bortolli, pediu a expulsão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) das Forças Armadas, sustentando que ele “organizou um golpe contra as instituições” e agiu com “descaso” em relação às regras éticas mais elementares da carreira militar.

A Coluna do Estadão revelou detalhes da manifestação enviada por Bortolli ao Superior Tribunal Militar (STM), instância responsável por analisar se os condenados mantêm idoneidade e dignidade para permanecer nos quadros das Forças Armadas.

Orelha e Caramelo: Polícia fecha inquérito sobre agressões a cães em praia de SC


       O cão Orelha – Reprodução

A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu a investigação sobre a morte do cão comunitário Orelha e a agressão ao cachorro Caramelo, ocorridas na Praia Brava, em Florianópolis. A informação foi confirmada pelo governo do estado à NSC TV, que informou que o resultado do inquérito deve ser divulgado ainda na noite desta terça-feira (3), com a indicação dos responsáveis e os respectivos indiciamentos por maus-tratos.

De acordo com a corporação, nos dois casos a autoria foi atribuída a adolescentes. A Polícia Civil não informou quantos participaram das agressões nem o grau de envolvimento de cada um. Os nomes, idades e locais de residência dos suspeitos não foram divulgados, em cumprimento ao sigilo determinado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que protege procedimentos envolvendo menores de 18 anos.

Lula lidera com vantagem estreita sobre Flávio, Tarcísio e Michelle no 2º turno, aponta pesquisa Meio Ideia

Presidente aparece numericamente à frente, mas empatado dentro da margem de erro. Vantagem de Lula diminuiu no último mês

Lula lidera com vantagem estreita sobre Flávio, Tarcísio e Michelle no 2º turno, aponta pesquisa Meio Ideia (Foto: Gustavo Moreno/STF )

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em situação de empate técnico com três nomes ligados ao bolsonarismo em simulações de segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Os dados mostram um cenário de disputa acirrada contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o senador Flávio Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com diferenças dentro da margem de erro do levantamento. As informações são da pesquisa Meio Ideia, divulgada nesta quarta-feira (4), segundo a Folha de São Paulo.

De acordo com o estudo, Lula registra 45,8% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra Flávio Bolsonaro, que soma 41,1%. Na simulação com Tarcísio de Freitas, o presidente marca 44,7%, enquanto o governador paulista alcança 42,2%. Já no confronto com Michelle Bolsonaro, o atual chefe do Executivo aparece com 45%, frente a 40,7% da ex-primeira-dama. Em todos esses cenários, a diferença está dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.