terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Carluxo diz que defesa de Bolsonaro vai apresentar novo pedido de domiciliar nesta terça


         O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

A defesa de Jair Bolsonaro vai protocolar nesta terça-feira (10) um novo pedido de prisão domiciliar, segundo Carlos Bolsonaro (PL). O ex-presidente cumpre pena de 27 anos e 3 meses por participação na trama golpista e está preso na Papudinha, em Brasília.

Carluxo afirmou que o pedido será fundamentado em laudos médicos da Polícia Federal e do médico assistente de Bolsonaro, alegando que ambos apontam comorbidades e riscos à saúde do ex-presidente.

“A defesa do meu pai apresenta hoje pedido reiterando a concessão de prisão domiciliar. Tanto o laudo da Polícia Federal quanto o laudo do médico assistente são categóricos ao apontar quase 10 comorbidades relevantes e os elevados riscos de morte a que está submetido Bolsonaro. Trata-se de uma medida humanitária, necessária e juridicamente amparada”, escreveu no X.

Operação Recalque: PF investiga suspeito por discurso de ódio contra LGBTQIA+ nas redes

Polícia Federal apura crimes de racismo e associação criminosa após publicações com teor preconceituoso alcançarem mais de 3 milhões de visualizações

Operação Recalque: PF investiga suspeito por discurso de ódio contra LGBTQIA+ nas redes (Foto: Reuters)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (10) a Operação Recalque, voltada à investigação de crimes de racismo e associação criminosa praticados por meio da internet, após a identificação de postagens com discurso de ódio direcionado à comunidade LGBTQIA+. A ação foi realizada na Região Serrana do Rio de Janeiro e teve como alvo um investigado suspeito de liderar uma rede de publicações preconceituosas em plataformas digitais.

De acordo com a PF, agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DELECIBER) cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, de 24 anos, localizada em Nova Friburgo. Durante as diligências, foram apreendidos diversos smartphones, que agora serão analisados para aprofundar as apurações e reunir provas no inquérito em andamento.

Aval de órgão do Paraná libera resort ligado a Ratinho em área de preservação


Projeto do resort Tayayá Porto Rico, em São Pedro do Paraná (PR), às margens do rio Paraná. Foto: Reprodução/Tayayá Porto Rico

Um resort ligado à família do apresentador Ratinho recebeu aval de um órgão ambiental do governo do Paraná para erguer parte de sua estrutura dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP) às margens do Rio Paraná, mesmo com restrições do Código Florestal, conforme informações da Folha de S.Paulo.

O empreendimento Tayayá Porto Rico Residence & Resort, em São Pedro do Paraná, obteve licença prévia do Instituto Água e Terra (IAT) em 2022, autorização que depois virou alvo de questionamentos do Ministério Público Federal (MPF).

A licença foi concedida pelo IAT, órgão estadual responsável pelos licenciamentos ambientais, permitindo que o projeto previsse intervenções dentro da APP do Rio Paraná. O MPF apontou ilegalidade no avanço sobre a área protegida e, ainda em 2022, ajuizou ação civil pública na Justiça Federal.

Após a ofensiva judicial, a empresa Terras do Paraná, dona do resort, recuou da construção na APP e alterou o projeto. O empreendimento segue em obras com o novo desenho.

Hugo Motta barra avanço de CPI do Banco Master

Presidente da Câmara diz que seguirá regimento e que criação do colegiado deverá ficar no fim da fila de 16 requerimentos

        Hugo Motta - 09/12/2025 (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afastou a possibilidade de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Banco Master. Ao comentar o tema nesta segunda-feira (9), Motta afirmou que seguirá a ordem cronológica dos requerimentos protocolados na Casa. A posição, na prática, inviabiliza o avanço do pedido apresentado pelo deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), protocolado na semana passada. Atualmente, 16 requerimentos de CPI aguardam análise na Câmara, todos anteriores ao pedido relacionado ao Banco Master. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Dois nomes são sugeridos por aliados para vice de Flávio Bolsonaro; saiba quais

         O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Foto: Reprodução


Aliados do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) já passaram a sugerir dois nomes para ocupar a vaga de vice-presidente em uma eventual chapa encabeçada por ele. O movimento ganhou força nas articulações internas da oposição, segundo a Veja.

Um dos nomes citados é o da senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura. A indicação foi feita pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), uma das aliadas mais influentes de Flávio Bolsonaro.

“Eu sugeri o nome da senadora Tereza Cristina para o Flávio Bolsonaro porque, primeiro, é mulher e, segundo, foi uma ótima ministra. Também é uma excelente parlamentar”, afirmou Damares.

VÍDEO: Esposa de Túlio Maravilha diz que filha sofreria “bullying por ser rica” em universidade pública


          Cristiane, Tulianne e Túlio Maravilha. Foto: reprodução

Sempre pode piorar. Cristiane Maravilha, esposa de Túlio Maravilha, se pronunciou após viralizar o vídeo em que sua filha, Tulliane, aparece dizendo que não irá cursar uma universidade pública mesmo após ser aprovada em duas instituições do Rio de Janeiro. Em nova publicação nas redes sociais, afirmou que a decisão foi tomada para preservar a adolescente de possíveis episódios de hostilidade e bullying relacionados à condição financeira da família.

Segundo a influencer, a repercussão negativa do caso distorceu o sentido das falas iniciais. Ela afirmou conhecer situações semelhantes envolvendo estudantes com boa condição financeira em universidades públicas.

“Conheço famosas e bem de vida que estavam estudando em faculdades federais e eram criticadas todos os dias e fizeram até bullying com elas, porque não deixaram a vaga para outros”, declarou. Para ela, esse cenário pesou na decisão familiar de optar por uma instituição privada.

Corte da Itália analisa pedido de Zambelli para trocar juízes em processo de extradição

Defesa da ex-deputada alega hostilidade e parcialidade, enquanto representantes do Brasil dizem não haver base legal para substituição do colegiado

Carla Zambelli (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

A Corte de Apelação de Roma, na Itália, examina nesta terça-feira (10) um pedido apresentado pela defesa da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para substituir o colégio de juízes responsável por conduzir o processo que discute sua extradição ao Brasil. A expectativa é que o tribunal informe a decisão nas próximas horas, segundo a Folha de São Paulo.

O pedido de troca do colegiado foi levantado inicialmente pela própria Zambelli na audiência anterior, realizada em 20 de janeiro, quando a corte interrompeu a análise do caso alegando falta de tempo para avaliar uma série de requerimentos protocolados pela defesa. Entre as solicitações estava a inclusão de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), como testemunha no procedimento.

Após o adiamento, Zambelli e seus advogados interpretaram a decisão como uma negativa às demandas e formalizaram, dias depois, o pedido para substituição dos magistrados. Na ocasião, o advogado Pieremilio Sammarco afirmou que a defesa percebeu comportamento hostil por parte do tribunal. "Percebemos que eles [juízes] estavam sendo hostis e com pré-juízo em relação às nossas solicitações, não atendidas", declarou.

Ladrão rouba helicóptero, é flagrado por câmeras, se atrapalha e derruba aeronave em Minas (vídeo)

Imagens mostram um homem de 52 anos dentro da aeronave momentos antes da tentativa de furto

Ladrão rouba helicóptero, é flagrado por câmeras, se atrapalha e derruba aeronave em Minas (vídeo) (Foto: Reprodução)

Imagens registradas pelo sistema interno de um helicóptero mostram um homem de 52 anos dentro da aeronave momentos antes da tentativa de furto que terminou com o tombamento do equipamento no aeroporto de Caxambu, no Sul de Minas Gerais. Os vídeos passaram a integrar o inquérito policial e ajudam a reforçar a dinâmica do crime ocorrido entre a noite de sábado (7) e a madrugada de domingo (8). De acordo com G1, as gravações mostram o suspeito sentado no cockpit, manuseando os comandos e usando um celular enquanto tenta realizar procedimentos de voo. Apesar do susto e dos danos materiais, ninguém ficou ferido no episódio.

Suspeita principal de cometer furto e arrombamento, Suzane von Richthofen poderá voltar para cadeia

A disputa judicial pelos bens deixados pelo médico Miguel Abdalla Neto ganhou um novo desdobramento

Suzane von Richthofen (Foto: Reprodução)

A disputa judicial pelos bens deixados pelo médico Miguel Abdalla Neto, encontrado morto em sua casa na capital paulista em 9 de janeiro, ganhou um novo desdobramento nesta semana com a abertura de um inquérito policial para investigar o furto de objetos do imóvel logo após a morte. No centro das suspeitas está a sobrinha do médico, Suzane von Richthofen, que passou a ser alvo de apuração formal da Polícia Civil de São Paulo.

As informações foram publicadas originalmente pelo jornalista Ulisses Campbell, do jornal O Globo, e detalham os bastidores da investigação que envolve familiares do médico e a retirada de bens da residência antes da definição judicial sobre a guarda do patrimônio.

Militar golpista em prisão domiciliar tem “banho de sol” negado por Moraes

O tenente-coronel do Exército Guilherme Marques Almeida. Foto: Divulgação/Exército

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de “banho de sol” feito pelo tenente-coronel do Exército Guilherme Marques Almeida, que cumpre prisão domiciliar após condenação por participação na trama golpista. A solicitação previa a utilização de uma quadra esportiva ao lado do prédio onde o militar está detido, conforme informações da coluna Radar, da Veja.

Ao rejeitar o requerimento, o magistrado afirmou que o banho de sol é um direito assegurado a presos custodiados no sistema penitenciário, não se aplicando a quem se encontra em prisão domiciliar.

Moraes também registrou que o militar não comprovou a inexistência, em seu apartamento, de “espaço com circulação de ar para banho de sol indispensável à saúde e à qualidade de vida”.