terça-feira, 15 de julho de 2025

Aprovação de Lula volta a crescer após tarifaço de Trump, diz Atlas Intel

 

Lula e Donald Trump. Foto: Reprodução


A nova pesquisa Atlas Intel, divulgada nesta terça-feira (15), mostra que a aprovação do presidente Lula (PT) voltou a crescer e agora empata tecnicamente com a desaprovação, após o anúncio das tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.

De acordo com o levantamento, 49,7% aprovam a gestão de Lula, uma alta de 2,4 pontos percentuais, enquanto 50,3% desaprovam, queda de 1,5 ponto. É o menor índice de desaprovação e o maior de aprovação desde outubro de 2024, quando teve início uma curva de queda na imagem do governo.

Pesquisa Atlas Intel. Foto: Reprodução


A avaliação do governo também mostra melhora: 49,4% consideram a gestão ruim ou péssima (queda de 1,8 ponto), 43,4% a avaliam como ótima ou boa (alta de 1,8 ponto) e 7,2% a classificam como regular. É a primeira vez, desde abril, que as avaliações negativas deixam de ser majoritárias.

Imagem

Pesquisa Atlas Intel. Foto: Reprodução


Parte dessa melhora é atribuída à postura do governo frente às tarifas de Trump. Para 44,8% dos entrevistados, a resposta do governo foi adequada; outros 27,5% a consideraram agressiva e 25,2% avaliaram como fraca.

Imagem

Pesquisa Atlas Intel. Foto: Reprodução
Além disso, 47,9% acreditam que o governo conseguirá negociar a redução das tarifas impostas pelos Estados Unidos. Para 38,8%, a gestão petista não será capaz de chegar a um acordo, enquanto 13,3% não sabem.
Imagem
Pesquisa Atlas Intel. Foto: Reprodução
A pesquisa também mostra que 60,2% dos brasileiros aprovam a política externa do governo Lula. Os que desaprovam somam 38,9%, e os que não sabem, 0,9%.
Pesquisa Atlas Intel. Foto: Reprodução

 

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário