Prefeito Eduardo Pimentel, junto com a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, o secretário de Estado da Saúde, César Neves, e demais autoridades, assinam convênio para a construção do novo Hospital Municipal do Bairro Novo. Curitiba, 17/06/2026. Foto: Ricardo Marajó/SECOM.
O deputado federal Beto Preto (PSD-PR) se reuniu com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), nessa quarta-feira (17), para uma produtiva agenda, onde discutiram a inclusão do contorno ferroviário de Curitiba na nova concessão da Malha Ferroviária Sul e a construção do Hospital Bairro Novo, no Sítio Cercado.
Durante o encontro, Beto Preto e Eduardo Pimentel reforçaram a importância de garantir que a próxima concessão ferroviária contemple a viabilidade do contorno ferroviário da capital, uma demanda histórica que busca retirar o tráfego de trens de carga de áreas urbanas, promovendo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população.
Segundo Beto Preto, as discussões em andamento em Brasília sobre a nova concessão da Malha Ferroviária Sul terão impacto direto nos municípios do Paraná e de toda a Região Sul, especialmente em Curitiba, que convive há décadas com a passagem de trens de carga em áreas densamente povoadas.
“Nosso mandato está discutindo a nova concessão da Malha Ferroviária Sul, um assunto de extrema importância para Curitiba. O prefeito Eduardo Pimentel colocou esse tema como uma pauta fundamental para a nova concessão, e estamos à disposição para construir todas as possibilidades de diálogo e discussão sobre essa questão”, afirmou o deputado.
O Prefeito destacou a necessidade de o Governo Federal considerar o projeto do contorno ferroviário na próxima concessão, que terá validade pelos próximos 30 anos. “Já estive diversas vezes no Ministério dos Transportes defendendo que Curitiba seja ouvida nesse debate sobre a retirada do trem de carga de dentro da cidade. É fundamental que a nova concessão contemple a viabilidade do contorno ferroviário, uma reivindicação histórica da nossa capital”, ressaltou.