A cerimônia de despedida, que estava prevista para encerrar às 15h desta quinta-feira (15), foi prorrogada até às 17h
05.12.2024 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, em Montevidéu, Uruguai (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
O cronograma do velório do ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica foi alterado para permitir a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou o jornal El Observador.
A cerimônia de despedida, que estava prevista para encerrar às 15h desta quinta-feira (15), foi prorrogada até às 17h. A mudança ocorreu para que Lula, que retorna de uma viagem oficial à China e à Rússia, consiga chegar a tempo em Montevidéu e prestar sua última homenagem a Mujica.
Durante a passagem pela China, Lula falou com jornalistas sobre a importância de se despedir do ex-presidente uruguaio, a quem chamou de uma "figura excepcional". “Conheço muitos políticos, mas nenhum se iguala à grandeza da alma de Pepe Mujica”, afirmou o chefe do Executivo brasileiro nesta quarta-feira (14).
“Eu pretendo, chegando à Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica porque eu acho que o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para a gente com demonstração de muita dignidade e de muito respeito”, disse.
Lula e Mujica se conheceram há cerca de duas décadas. O uruguaio chegou a visitar o petista em Curitiba durante o período em que o brasileiro esteve preso. O último encontro entre os dois aconteceu em março deste ano.
“Eu quando visitei ele agora no Uruguai, eu tive a certeza que era a última vez que eu ia ver ele com vida. Tinha certeza porque ele mesmo dizia que estava no fim”, contou Lula. “Da última vez que eu vi ele, sentado comigo, ele disse: 'Lula, eu tô indo embora'. E com a maior serenidade, com a maior tranquilidade que ele me disse isso, era o jeito que ele governava o Uruguai.”
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário