quarta-feira, 17 de junho de 2026

Bolsonarista Tallis Gomes esclarece polêmica de foto com Zuckerberg


        Tallis Gomes e Mark Zuckerberg em foto manipulada. Foto: reprodução

A assessoria de imprensa do G4 Educação esclareceu a polêmica envolvendo uma foto do CEO da empresa, Tallis Gomes, ao lado do bilionário Mark Zuckerberg, dono da Meta. A imagem foi publicada nas redes sociais pelo empresário e passou a ser questionada por usuários da rede X, que apontaram supostas inconsistências visuais e levantaram a hipótese de montagem com inteligência artificial.

Em nota, a assessoria afirmou que o registro é autêntico. “O encontro e a foto são reais, não se trata de um fake”, afirmou ao DCM.

Tallis Gomes, de 39 anos, é presidente da G4 Educação, plataforma de soluções empresariais que projeta alcançar R$ 1 bilhão em receita no próximo ano. O empresário bolsonarista publicou a imagem após participar de um evento de UFC promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo Gomes, o encontro com Zuckerberg ocorreu na Casa Branca. No domingo, Trump transformou o gramado da residência oficial em uma arena de MMA para celebrar seu aniversário de 80 anos. O evento reuniu apoiadores do presidente estadunidense e convidados para acompanhar lutas no octógono.

Na publicação, Gomes afirmou ter conversado rapidamente com Zuckerberg sobre temas como liberdade de expressão, eleições e empreendedorismo. “Na Casa Branca ontem, bati um papo rápido com o Zuckerberg sobre liberdade de expressão, eleições e empreender. Não foi conversa longa, mas reforçou o óbvio: sem liberdade de verdade, o jogo fica manipulado”, escreveu.

Noiva de CR7 tem mais seguidores que todas as “selesposas” do Brasil juntas

A noiva do CR7, Georgina Rodríguez, e as influenciadoras Gabriely Miranda (Esposa de Endrick) e Bruna Biancardi (Esposa de Neymar). Foto: Reprodução

A influenciadora Georgina Rodríguez, noiva do atacante Cristiano Ronaldo, concentra mais de 73 milhões de seguidores nas redes sociais e tem número superior à soma das esposas e namoradas dos jogadores da seleção brasileira. A presença dela na estreia de Portugal na Copa do Mundo de 2026, nesta quarta-feira (17), ainda não está confirmada. Segundo a Vantix Magazine, Georgina é a esposa de jogador de futebol que mais fatura com publicidade, com ganhos estimados em R$ 3 milhões. Entre as brasileiras, Bruna Biancardi, companheira de Neymar, é a “selesposa” mais seguida, com 15,5 milhões de seguidores. A soma das esposas e namoradas dos atletas convocados pelo Brasil chega a cerca de 31 milhões, sem contar Virginia Fonseca, que tem 56,6 milhões de seguidores, mas não confirmou reconciliação com Vini Jr.

Além de Bruna Biancardi, outras quatro companheiras de jogadores da seleção brasileira ultrapassam a marca de 1 milhão de seguidores. Karoline Lima, apontada como namorada de Léo Pereira, soma 5,8 milhões; Duda Fournier, casada com Lucas Paquetá, tem 2,2 milhões; Gabriely Miranda, esposa de Endrick, aparece com 2,1 milhões; e Natalia Belloli, mulher de Raphinha, reúne 1,7 milhão. Georgina Rodríguez, argentina naturalizada espanhola, está noiva de Cristiano Ronaldo desde agosto de 2025. O casamento está previsto para ocorrer na ilha da Madeira no verão de 2026, após o Mundial, com cerimônia na Sé do Funchal e festa em um hotel de luxo. O pedido foi feito após nove anos de relacionamento e comentado por Ronaldo em entrevista a Piers Morgan: “As coisas boas vêm na hora certa. Às vezes precisa de tempo. Achei que era o momento porque é a mãe dos meus filhos e a pessoa que mais amo. É o momento certo… é um capítulo bonito da vida.”

Jogos da Copa têm Portugal, Inglaterra e mais dois confrontos nesta quarta; veja horários


              Cristiano Ronaldo com uniforme da seleção de Portugal em partida oficial. Foto: Reprodução

A Copa do Mundo de 2026 terá quatro jogos da fase de grupos nesta quarta-feira (17), com Portugal e Inglaterra entre as seleções em campo e transmissões distribuídas entre TV aberta, canais esportivos e plataformas digitais.

Portugal enfrenta a República Democrática do Congo às 14h, pelo horário de Brasília, no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos. A transmissão indicada para a partida é da Cazé TV.

Às 17h, Inglaterra e Croácia jogam no AT&T Stadium, em Arlington, também nos Estados Unidos. A partida terá transmissão da TV Globo, SporTV, Ge TV, SBT, Nsports e Cazé TV.

A rodada continua à noite com Gana x Panamá, às 20h, no BMO Field, em Toronto, no Canadá. O jogo terá transmissão da Cazé TV.

Casimiro Miguel, dono da Cazé TV. Foto: reprodução
Uzbequistão e Colômbia fecham a agenda desta quarta às 23h, no Estádio Azteca, na Cidade do México. A transmissão prevista é da TV Globo, SporTV e Cazé TV.

Vantagem de Lula empolga o governo, mas ordem é manter cautela

Crescimento de Lula nas pesquisas reforça estratégia do governo, que aposta em entregas, viagens e cautela na pré-campanha de 2026

15.05.2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Centro de Pesquisa Clínica e Cirurgia Robótica do Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas (IRCAD) do Hospital de Amor, Barretos - SP. (Foto: Wallison Breno/PR)

O crescimento de Lula nas pesquisas de intenção de voto animou o Palácio do Planalto, mas a orientação interna no governo é manter cautela, humildade e foco em entregas concretas, em meio à preparação para a disputa presidencial de 2026; as informações são da Veja.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à reeleição, tem ampliado sua vantagem sobre Flávio Bolsonaro, pré-candidato do PL à Presidência, nos levantamentos mais recentes. Apesar da comemoração entre aliados, a avaliação predominante no governo é que o momento exige “pés no chão” e avanço gradual, sem precipitação política.

Porta-vozes de Lula passam de 50 mil em 5 dias

PT quer chegar a 500 mil apoiadores digitais até o início da propaganda eleitoral
       Lula (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

A plataforma de porta-vozes de Lula lançada pelo PT já ultrapassou 50 mil inscritos em cinco dias, em uma iniciativa que busca formar uma rede de apoiadores digitais do presidente para defender o governo nas redes sociais, enfrentar o bolsonarismo e combater a desinformação.

A ferramenta foi lançada em 9 de junho e é considerada pelo partido um feito inédito pela velocidade de adesão, informa a coluna Painel da Folhade S.Paulo. A meta da pré-campanha é ampliar a mobilização para chegar a meio milhão de apoiadores até o início dos programas eleitorais no rádio e na TV.

A iniciativa faz parte da estratégia do PT para fortalecer a presença digital da militância durante a pré-campanha de reeleição de Lula. A ideia é organizar simpatizantes para produzir, publicar e compartilhar conteúdos favoráveis ao governo, com atenção especial ao WhatsApp, plataforma considerada central para a disputa política nas redes.

Messi faz três gols e iguala Klose como o maior artilheiro de todas as Copas

Camisa 10 decide estreia da Argentina contra a Argélia e alcança marca histórica na artilharia dos Mundiais

         Messi faz três gols e iguala Klose como o maior artilheiro de todas as Copas (Foto: Reuters)

Lionel Messi viveu uma noite histórica pela Argentina na vitória sobre a Argélia, pela Copa do Mundo, nesta terça-feira (16). Aos 38 anos e 358 dias, o camisa 10 alcançou marcas inéditas, completou 200 partidas pela seleção argentina e voltou a escrever seu nome entre os maiores recordistas do futebol mundial.

Messi se tornou o primeiro jogador da história a atuar em seis edições diferentes da Copa do Mundo. O argentino disputou os Mundiais de 2006, 2010, 2014, 2018, 2022 e 2026, superando uma barreira que até agora nenhum atleta havia alcançado em campo.

A marca poderá ser igualada por Cristiano Ronaldo, que tem estreia prevista por Portugal contra a RD Congo nesta quarta-feira (17). O goleiro mexicano Guillermo Ochoa também aparece entre os jogadores presentes em seis Copas, mas entrou em campo em apenas três edições, em 2014, 2018 e 2022, e ainda não atuou no Mundial de 2026.

EUA devem alegar suposta parcialidade de Moraes para negar extradição de Eduardo Bolsonaro

Defesa de Eduardo Bolsonaro deve explorar atuação de Moraes no STF para tentar barrar eventual pedido de extradição nos EUA

Alexandre de Moraes e Eduardo Bolsonaro (Foto: Rosinei Coutinho/STF | Mario Agra/Câmara dos Deputados)

A possível alegação de parcialidade do ministro Alexandre de Moraes tende a ser um dos principais argumentos para tentar impedir, nos Estados Unidos, uma eventual extradição do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 4 anos e 2 meses de prisão em regime semiaberto.

As informações são da coluna de Raquel Landim, no Estadão. Segundo a publicação, Eduardo Bolsonaro, que vive nos Estados Unidos, foi condenado nesta quarta-feira (16), por unanimidade, pela Primeira Turma do STF, sob a acusação de tentar coagir ministros da Corte no julgamento do golpe.

O ex-deputado atuou para influenciar o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a aplicar sanções contra o Brasil e contra magistrados do Supremo. A decisão da Primeira Turma considerou que a articulação política no exterior teve como objetivo pressionar integrantes do tribunal.

Condenação no STF torna Eduardo Bolsonaro inelegível por 12 anos

Decisão do STF impõe inelegibilidade a Eduardo Bolsonaro após condenação por coação em processo sobre tentativa de golpe

      Eduardo Bolsonaro - 14/08/2025 (Foto: REUTERS/Jessica Koscielniak)

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tornou o ex-deputado federal inelegível e pode impedir sua participação em eleições por até 12 anos e 2 meses, após condenação por coação no curso do processo que apurou uma tentativa de golpe de Estado no Brasil.

A Primeira Turma do STF condenou Eduardo, por unanimidade, a 4 anos e 2 meses de prisão, em regime inicial semiaberto. O colegiado também reconheceu a aplicação da Lei da Ficha Limpa, por se tratar de condenação proferida por órgão colegiado por crime contra a administração da Justiça.

Com a decisão, Eduardo Bolsonaro fica impedido de disputar eleições desde a data da condenação até 8 anos após o cumprimento integral da pena. Na prática, segundo a interpretação adotada pelo STF, a restrição eleitoral pode chegar a 12 anos e 2 meses, dependendo do momento em que a pena for considerada integralmente cumprida.

terça-feira, 16 de junho de 2026

STF determina pena de 4 anos e 2 meses de prisão para Eduardo Bolsonaro


A Primeira Turma da Corte também determinou o pagamento de 50 dias multa no processo em que o deputado cassado é acusado de coação judicial

      Eduardo Bolsonaro (Foto: Reprodução)

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta terça-feira (16) aplicar uma pena de quatro anos e dois meses de prisão para o deputado cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por coação judicial. A Primeira Turma da Corte também determinou o pagamento de 50 dias-multa (um dia-multa corresponde a dois salários mínimos). A pena deverá começar a ser cumprida em regime semiaberto.

Em sua denúncia encaminhada para o STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que as provas reunidas contra Eduardo Bolsonaro apontam que as ações de intimidação atribuídas ao ex-deputado contra a Justiça brasileira ocorreram em julho de 2025. De acordo com a acusação, essas iniciativas não ocorreram de forma reservada nem pontual: tiveram repercussão na imprensa, apareceram nas redes sociais do próprio acusado e foram documentadas em vídeos.

Neymar vai a campo pela primeira vez, mas treina separado

Atacante fez atividade física no CT Columbia Park em nova etapa de recuperação e segue sem trabalhar com o grupo antes de Brasil x Haiti

        Neymar após partida entre Brasil e Marrocos pela Copa do Mundo - 13 de junho de 2026 (Foto: CAEAN COUTO

16 Jun (Reuters) - Pela primeira vez desde que se apresentou à seleção brasileira para a Copa do Mundo, o atacante Neymar treinou em campo nesta terça-feira, mas ainda separado do restante da equipe.

O jogador realizou uma atividade física no gramado acompanhado de um profissional da comissão técnica, enquanto o restante do grupo da seleção treinou normalmente em preparação para o jogo de sexta-feira contra o Haiti, informou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

As primeiras imagens divulgadas pela entidade mostraram o atacante correndo, de tênis e sem bola. “Em mais um passo de seu processo de recuperação física, Neymar treinou hoje no gramado do CT Columbia Park”, dizia a legenda divulgada pela CBF.

Por unanimidade, Primeira Turma do STF vota pela condenação de Eduardo Bolsonaro

“Não é função de deputado federal brasileiro fazer lobby no exterior contra o próprio país”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso

Eduardo Bolsonaro e a Primeira Turma do STF (Foto: Jessica Koscielniak/Reuters I Luiz Silveira/STF)

 Todos os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal votaram pela condenação do deputado cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de coação judicial. Os magistrados Alexandre de Moraes (relator do caso), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino deram votos para condenar o ex-parlamentar.

“Não é função de deputado federal brasileiro fazer lobby no exterior contra o próprio país”, disse Moraes.

O ministro Cristiano Zanin disse que as iniciativas de Eduardo Bolsonaro "evidenciam de forma clara o crime de coação no curso do processo". “Comprovam autoria e materialidade com esse intuito de coagir a atuação do STF na condução da ação penal 2668”, acrescentou.

Segundo a ministra Cármen Lúcia, “houve sucessão de atos que comprovam um percurso criminoso para coagir os julgadores”.

Hemonúcleo de Apucarana recebeu 80 doadores na abertura do “Junho Vermelho”

Foto: Divulgação

Na abertura do “Junho Vermelho”, o Hemonúcleo de Apucarana reuniu no sábado (13) 80 doadores de sangue, previamente cadastrados. Todos foram recepcionados com brindes e um lanche especial.

O evento teve a participação do Moto Clube Asas da Liberdade, com alguns membros que doaram sangue. A Igreja Adventista e o Colégio Glorinha também apoiaram a abertura do “Junho Vermelho”.

Paulo Vital, diretor da 16ª Regional de Saúde, agradeceu aos doadores pela importante contribuição, reforçando o estoque de sangue do hemonúcleo. “Nossa demanda de sangue é expressiva, principalmente, por parte do Hospital da Providência e do Honpar de Arapongas que, no dia a dia atendem pacientes em situação de risco”, informa Vital.

Primeira Turma do STF forma maioria pela condenação de Eduardo Bolsonaro

Três ministros já votaram para condenar o deputado cassado

Eduardo Bolsonaro e a Primeira Turma do STF (Foto: Jessica Koscielniak/Reuters I Luiz Silveira/STF)

Ministros do Supremo Tribunal Federal já deram três votos pela condenação do deputado cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de coação judicial.

Em sessão da Primeira Turma do STF, os ministros Alexandre de Moraes (relator do caso), Cristiano Zanin e Cármen Lúcia votaram pela condenação do ex-parlamentar.

“Não é função de deputado federal brasileio fazer lobby no exterior contra o próprio país”, disse Moraes.

Lula fica a 1,2 ponto de superar todos os adversários no 1º turno, aponta CNT/MDA

Lula entra no meio de junho de 2026 com liderança, governo em recuperação, voto mais consolidado e chance de transformar vantagem no primeiro turno em vitória

     Presidente Lula, 26 de maio de 2026 (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Lula aparece com 41,8% no primeiro turno da pesquisa CNT/MDA de junho de 2026, contra 43,0% da soma de todos os adversários testados. A diferença de 1,2 ponto percentual acende o alerta na oposição, porque coloca o presidente na fronteira aritmética de uma vitória sem segundo turno.

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores entre 10 e 14 de junho de 2026, tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04256/2026.

No cenário estimulado do primeiro turno, Lula lidera com 41,8%. Flávio Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 28,2%. Ronaldo Caiado tem 4,0%, Romeu Zema soma 2,8%, Joaquim Barbosa marca 2,3%, Renan Santos registra 2,0%, Michel Temer tem 1,9% e Augusto Cury aparece com 1,8%.

A soma dos adversários nominais chega a 43,0%. Lula, portanto, está 1,2 ponto atrás de todos eles juntos.

Médicos que atenderam Bolsonaro na Papudinha denunciam calote


           O ex-presidente Jair Bolsonaro na garagem de sua casa em Brasília. Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Pelo menos três médicos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) afirmam que ainda não receberam pelos plantões realizados entre janeiro e março deste ano para atender o ex-presidente Jair Bolsonaro no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha. Os profissionais foram convocados após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou assistência médica permanente ao ex-presidente durante o período em que esteve preso.

Os atendimentos ocorreram por meio do modelo Trabalho por Período Definido (TPD), mecanismo utilizado pela secretaria para suprir necessidades de pessoal fora da jornada regular dos servidores. Segundo os médicos, os primeiros pagamentos deveriam ter sido efetuados em fevereiro, mas os valores não foram incluídos nos contracheques.

Um dos profissionais, que preferiu não se identificar, afirmou ter realizado oito plantões de 12 e 24 horas, incluindo períodos noturnos e fins de semana, e calcula ter cerca de R$ 15 mil a receber.

“Eles informaram que o plantão seria no formato TPD, mas neste formato a gente tem que bater ponto na SES mesmo. A gente tem que bater o ponto, entrar no sistema, enfim, tem que fazer essa parte, obviamente, para comprovar que está lá. E lá no Batalhão não tinha como, porque a gente assinava. Tinha um caderno em que a gente assinava a passagem de plantão com o ex-presidente”, relatou.

De acordo com os servidores, após o calote, a Subsecretaria de Gestão de Pessoas orientou que as folhas de ponto fossem protocoladas no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Os médicos afirmam que seguiram todas as orientações recebidas, mas continuam sem receber pelos serviços prestados.

Arma de Bolsonaro apreendida com militar do GSI pode levá-lo de volta à Papuda

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro acompanhado por agente da Polícia Federal. Foto: EPA
A apreensão de uma pistola 9mm pertencente ao ex-presidente Jair Bolsonaro e transportada por um sargento ligado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) pode gerar novos problemas para o ex-mandatário, que cumpre prisão domiciliar após condenação por tentativa de golpe de Estado.

O sargento Estácio Leite da Silva Filho, integrante do Exército e servidor do GSI, foi levado à 21ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul) após ser abordado durante uma fiscalização da Lei Seca no Distrito Federal. Com ele, policiais encontraram uma pistola 9mm que, segundo o próprio militar, pertence a Bolsonaro.

De acordo com a Polícia Militar, durante a abordagem o agente percebeu a arma no assoalho do veículo. Segundo o relato registrado no boletim de ocorrência, o motorista teria fechado o vidro repentinamente ao notar que o armamento havia sido visto.

“Diante disso, abri a porta do condutor e recolhi a arma”, afirmou o policial.

Após deixar o carro, o sargento se identificou como integrante do GSI e informou que trabalhava com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em seguida, segundo o PM, declarou que a pistola encontrada pertencia ao ex-presidente.

Além da arma, os policiais localizaram um carregador. O militar não apresentou o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF), documento exigido para comprovar a regularidade do armamento.

Apesar disso, a Polícia Civil do Distrito Federal registrou que a ausência do documento não configura crime. Após prestar esclarecimentos, o sargento foi liberado.

Lula e Trump não interagem no G7 (vídeo)

Imagens mostram Lula ao lado de Macron enquanto Trump conversa com outros líderes antes da foto oficial

Fotografia oficial dos chefes de delegação dos países membros e dos países convidados do G7, em Évian-les-Bains - França (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Lula (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não interagiram durante os preparativos para a "foto de família" com líderes participantes do G7, em Évian, na França, nesta terça-feira (16), segundo vídeo compartilhado nas redes sociais que mostra Lula ao lado de Emmanuel Macron enquanto Trump conversa com outros chefes de Estado.

Nas imagens divulgadas nas redes sociais, Lula chega ao local acompanhado do presidente francês e cumprimenta lideranças como António Costa, presidente do Conselho Europeu, e Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido. Trump, por sua vez, aparece conversando com outros dirigentes e não cumprimenta o presidente brasileiro no momento registrado.

Após a foto oficial, o vídeo mostra Trump sendo chamado por Macron para acompanhá-lo. O presidente dos Estados Unidos passa à frente de Lula sem cumprimentá-lo, enquanto o presidente brasileiro conversa com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Master pagou R$ 11 milhões a ex-ministro de Bolsonaro

Banco Master repassou valores a Ronaldo Bento e empresas ligadas a ele nos últimos dois anos

      Master pagou R$ 11 milhões a ex-ministro de Bolsonaro (Foto: ABR)

O Banco Master, à época controlado por Daniel Vorcaro, transferiu R$ 11 milhões nos últimos dois anos ao ex-ministro da Cidadania Ronaldo Vieira Bento e a empresas ligadas a ele, segundo dados analisados a partir da declaração de Imposto de Renda da instituição financeira enviada pela Receita Federal à CPI do Crime Organizado do Senado. De acordo com o Intercept Brasil, Bento, que comandou o Ministério da Cidadania entre março e dezembro de 2022, deixou o governo Jair Bolsonaro (PL) e passou a atuar na iniciativa privada em empresas relacionadas ao mercado de crédito consignado, modalidade diretamente impactada por decisões tomadas durante sua passagem pela pasta.

Bento é advogado, ex-agente da Polícia Federal e filiado ao Republicanos desde 2023. Em 2022, durante o governo Bolsonaro, participou da implementação da autorização para empréstimos consignados destinados a beneficiários do Auxílio Brasil, programa que havia substituído o Bolsa Família. Esse tipo de operação permite a concessão de crédito com desconto automático das parcelas na folha de pagamento ou no benefício recebido.

Avaliação positiva do governo Lula cresce e supera negativa pela 1ª vez em 2026


     O presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A avaliação positiva do governo Lula voltou a superar numericamente a negativa pela primeira vez em 2026, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça (16). O levantamento aponta que 35,3% dos entrevistados classificam a gestão como ótima ou boa, enquanto 34,3% a consideram ruim ou péssima.

Os números representam uma mudança em relação aos levantamentos anteriores. Em fevereiro, a avaliação positiva havia atingido 29%, enquanto a negativa chegou a 44%, o pior resultado da série recente. Desde então, os indicadores passaram a se aproximar até a inversão observada no levantamento atual.

Entre os entrevistados, 11,2% consideram o governo ótimo e 24,1% o avaliam como bom. Já 9,4% classificam a administração como ruim e 24,9% como péssima. Outros 29,2% consideram a gestão regular, enquanto 1,1% não souberam ou preferiram não responder.

A melhora ocorreu de forma gradual ao longo dos últimos meses. Desde fevereiro, a avaliação positiva avançou seis pontos percentuais, enquanto a negativa recuou dez pontos. Em abril, a pesquisa registrava 32% de aprovação e 37% de rejeição.

Avaliação do governo federal desde 2019, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda comandava o Executivo. Foto: Reprodução

Moraes dá 24h para Bolsonaro explicar arma mantida em sua casa

 

Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes. Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça (16) que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresente esclarecimentos em até 24 horas sobre uma pistola de sua propriedade apreendida durante uma abordagem da Polícia Militar do Distrito Federal. O caso ocorreu na noite de segunda (15) e foi comunicado ao magistrado, responsável pela execução da pena cumprida pelo ex-presidente.

A arma foi encontrada durante uma blitz realizada no Pistão Norte, em Brasília. O veículo abordado era conduzido por Estácio Leite da Silva Filho, integrante da equipe de segurança de Bolsonaro. Segundo o registro policial, o militar afirmou que transportava a pistola para reparo e que a devolveria à residência do ex-presidente no dia seguinte.

De acordo com a ocorrência, os policiais localizaram uma pistola Glock calibre 9 mm no interior do automóvel. Inicialmente, o condutor informou que a arma estava vinculada à sua carteira funcional, mas a fiscalização não encontrou registro correspondente. Posteriormente, ele declarou que o armamento pertencia a Bolsonaro.

No despacho, Moraes determinou que a defesa esclareça por que o ex-presidente mantinha uma arma de fogo em sua residência durante o período de prisão domiciliar e por qual motivo teria solicitado manutenção do equipamento próximo ao encerramento do prazo de 90 dias da medida humanitária concedida para tratamento de saúde.

“Diante do exposto, determino, no prazo de 24h (vinte e quatro horas), que: 1) A Defesa de JAIR MESSIAS BOLSONARO se manifeste sobre o referido Boletim de Ocorrência, esclarecendo, inclusive, a razão pela qual o condenado mantinha uma arma de fogo em casa, com carregador sobressalente e porque, às vésperas do encerramento do período de 90 (noventa) dias concedido à titulo de prisão domiciliar humanitária, o condenado solicitou a realização de reparo no armamento”, escreveu o ministro.

Vorcaro enviou 'emenda Master' a Ciro Nogueira, em 'convergência de interesses ilícitos', diz PF



Investigação da Polícia Federal sustenta que banqueiro buscava influenciar propostas legislativas em áreas ligadas a seus negócios

             Ciro Nogueira e Daniel Vorcaro (Foto: Gerado por IA)

A Polícia Federal (PF) afirmou que o banqueiro Daniel Vorcaro encaminhou projetos de lei ao gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), em uma atuação que os investigadores classificaram como uma “convergência de interesses ilícitos, orientada pelo benefício mútuo”. As informações foram divulgadas após a retirada do sigilo de documentos da investigação pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.

Lula vence Flávio Bolsonaro de lavada no 2º turno, diz pesquisa CNT/MDA

 

Lula e Flávio Bolsonaro. Foto: reprodução

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça (16) aponta crescimento do presidente Lula nas simulações para a eleição presidencial de 2026. No cenário de segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o petista aparece com 49,3% das intenções de voto, enquanto o parlamentar registra 36,8%.

O resultado representa uma ampliação da vantagem observada em abril. No levantamento anterior, Lula tinha 44,9% e Flávio, 40,2%, uma diferença de 4,7 pontos. Agora, a distância entre os dois alcançou 12,5 pontos percentuais.

Lula tem vantagem de 12,5 pontos sobre Flávio Bolsonaro no segundo turno. Foto: Reprodução

Empresário bolsonarista publica foto fake com Zuckerberg e é desmascarado


      Tallis Gomes e Mark Zuckerberg em foto manipulada. Foto: reprodução

O empresário bolsonarista Tallis Gomes, de 39 anos, presidente da G4 Educação — plataforma de soluções empresariais que projeta alcançar R$ 1 bilhão em receita no próximo ano — foi alvo de críticas após publicar uma foto falsa ao lado de Mark Zuckerberg.

Na publicação feita nas redes sociais, Gomes afirmou ter encontrado o empresário norte-americano no evento de UFC promovido por Trump.

“Na Casa Branca ontem, bati um papo rápido com o Zuckerberg sobre liberdade de expressão, eleições e empreender. Não foi conversa longa, mas reforçou o óbvio: sem liberdade de verdade, o jogo fica manipulado”, escreveu.

Pouco depois, porém, usuários da rede X apontaram inconsistências na imagem e concluíram que a fotografia havia sido gerada por inteligência artificial. A suposta reunião nunca foi comprovada, e a fraude acabou sendo descoberta pelos próprios seguidores do empresário.

Fujimori está na liderança das eleições no Peru faltando apenas 1% de urnas a serem apuradas


 
     Roberto Sánchez e Keiko Fujimori. Foto: reprodução

A eleição presidencial no Peru segue indefinida após uma disputa voto a voto entre Keiko Fujimori, da Força Popular, e Roberto Sánchez, da Juntos pelo Peru. A votação ocorreu no domingo (7), mas a apuração ainda avançava na noite de segunda-feira (15), com mais de 99% das urnas processadas.

Segundo dados do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), Keiko mantinha uma pequena vantagem sobre Sánchez. À 1h desta terça-feira (16), a candidata de direita aparecia com 50,08% dos votos válidos, contra 49,91% do candidato de esquerda. A diferença era de pouco mais de 32 mil votos.

Bruna Biancardi anuncia nova gravidez e Neymar desabafa sobre nova filha: “Vou endoidar”


     Neymar e Bruna Biancardi ao lado dos filhos durante chá revelação. Foto: Reprodução.

Neymar Jr. e Bruna Biancardi anunciaram nesta segunda-feira (15) que esperam mais uma filha. O casal compartilhou nas redes sociais um vídeo de chá revelação e informou o sexo do bebê: uma menina. Na legenda de uma das publicações, Bruna escreveu: “Temos uma novidade para contar para vocês”. Em outro vídeo, ela afirmou: “Estamos grávidos”.

Bruna e Neymar já têm Mavie, que faz 3 anos em outubro, e Mel, que completa 1 ano em julho. A influenciadora está em uma mansão nos Estados Unidos, enquanto o jogador viaja pelo país com a seleção brasileira durante a Copa do Mundo da FIFA 2026.

Neymar comentou a novidade no vídeo publicado por Bruna: “Vou endoidar. Quatro lindas meninas”. Ele também citou Helena, filha de sua relação com Amanda Kimberlly, que está prestes a completar 2 anos em julho. No vídeo do anúncio, o jogador brincou: “Eu vou montar uma banda e, a partir de hoje, vai ser Spice Girls”. Ele ainda disse: “Já estou avisando, ano que vem, dezembro, menino”.

PM apreende arma de fogo de Bolsonaro em blitz e sargento ex-GSI é detido

 

Bolsonarista com revólver. Foto: reprodução
Uma arma de fogo registrada em nome do ex-presidente Jair Bolsonaro foi apreendida pela Polícia Militar do Distrito Federal durante uma blitz na noite desta segunda-feira (15), no Pistão Norte, em Taguatinga. O armamento estava com um sargento do Exército Brasileiro ligado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Segundo o Metrópoles, militar foi identificado como Estácio e abordado durante uma fiscalização de rotina, antes de ser levado à 21ª Delegacia de Polícia, no Pistão Sul, para prestar esclarecimentos. Aos policiais, ele apresentou documentação referente ao porte funcional e informou que a arma pertenceria a Bolsonaro. Também se identificou como integrante do GSI.

Em depoimento, o sargento afirmou que havia retirado o armamento para realizar um reparo mecânico. Segundo sua versão, ele teria identificado uma pane simples, relacionada ao percussor da arma. O militar disse ainda que retirou o armamento na segunda-feira e que pretendia devolvê-lo ao proprietário nesta terça-feira (16), após a conclusão do conserto.

Lula tem 48,1% e Flávio Bolsonaro 42,9% no 2º turno, diz Apex/Futura

Pesquisa mostra que o presidente também tem ampla vantagem em diferentes cenários de primeiro turno

Lula e Flávio Bolsonaro (Foto: Ricardo Stuckert/PR I Waldemir Barreto/Agência Senado)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno das eleições presidenciais, segundo pesquisa Apex/Futura divulgada nesta terça-feira (16) .

No cenário de segundo turno testado pelo levantamento, Lula aparece com 48,1% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra 42,9%. De acordo com a pesquisa, ambos os candidatos oscilaram dentro da margem de erro, estimada em 2,2 pontos percentuais.

O estudo foi realizado entre os dias 8 e 12 de junho, com 2.000 entrevistados em todo o país. Os resultados também indicam vantagem do atual presidente em uma simulação de primeiro turno.

Nunes Marques convidará a União Europeia para monitorar eleições no Brasil

TSE prepara convite formal ao bloco europeu para acompanhar o pleito deste ano

      Ministro Kassio Nunes Marques (Foto: Antonio Augusto/TSE)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, deve encaminhar nos próximos dias um convite formal à União Europeia (UE) para que o bloco participe como observador das eleições brasileiras deste ano. Se a proposta for aceita, será a primeira vez que a UE integrará oficialmente o grupo de missões internacionais responsáveis por acompanhar o processo eleitoral no Brasil. As informações são do SBT News.

A presença de observadores estrangeiros nas eleições brasileiras tornou-se uma prática recorrente desde 2018. Para o pleito de outubro, já estão confirmadas missões da Organização dos Estados Americanos (OEA), da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Rojae-CPLP) e da União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore).

PGR opina contra prisão domiciliar de Vorcaro e deixa transferência a cargo do STF

Órgão também rejeitou nova proposta de delação do controlador do Banco Master

Daniel Vorcaro e Paulo Gonet (Foto: Banco Master / Divulgação /Rosinei Coutinho/STF)

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestou-se, nesta segunda-feira (15), contra o pedido da defesa de Daniel Vorcaro para que o empresário cumpra prisão domiciliar. Em parecer encaminhado ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso Master, Gonet sustentou que não existem elementos novos capazes de justificar a alteração da medida cautelar. As informações são do g1.

A manifestação ocorre no mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República informou ao STF que rejeitou uma segunda proposta de acordo de delação premiada apresentada pela defesa de Vorcaro. Segundo a PGR e a Polícia Federal, o conteúdo oferecido não trouxe informações inéditas em relação ao que já foi apurado, além de não apresentar um compromisso efetivo de devolução de recursos, considerado um ponto central para o avanço de negociações de colaboração.