Um tornado com ventos de até 250 km/h destruiu quase toda a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na noite de sexta-feira (7). Em poucos minutos, o município se transformou em um cenário de devastação. “Em questão de um minuto, acabou tudo”, contou um morador ao Jornal Nacional. Cinco pessoas morreram na cidade e uma em Guarapuava, além de mais de 750 feridos.
O vendaval atingiu 90% do território urbano e deixou cerca de 11 mil dos 14 mil moradores sem casa. “Parece uma cena de guerra”, descreveu um dos sobreviventes. Em meio a escombros de casas, comércios e veículos destruídos, famílias ainda tentam entender o que aconteceu. “A minha casa demoliu, o que salvou foi a mesa de madeira. Entramos embaixo e o telhado foi caindo”, relatou a dona de casa Rosinete Gonçalves Bueno.
Entre as vítimas está a adolescente Julia Kwapis, de 14 anos. “Ela estava na casa de uma amiguinha, foi muito rápido, a gente soube que ela foi arrastada”, disse a mãe, emocionada. Outros moradores perderam pais e irmãos. “A casa do meu pai sumiu em dois minutos, ele foi arremessado junto com a madeira”, contou Antônio Gieteski, que ainda tenta lidar com o luto.
O Governo do Paraná decretou calamidade pública e enviou equipes da Defesa Civil e da Saúde para atender os desabrigados. O Governo Federal também reconheceu o decreto e deslocou reforços da Força Nacional do SUS. “É triste olhar para isso aqui e ver que tudo virou pó”, resumiu um morador, diante do que restou de Rio Bonito do Iguaçu.
Veja o vídeo:
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário