
O fundador do MBL e pré-candidato à Presidência, Renan Santos, divulgou nas redes sociais um vídeo asqueroso em que espalha sal grosso na réplica da casa onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viveu na infância, em Caetés, no Agreste de Pernambuco. A gravação foi publicada nos perfis do grupo de extrema-direita.
No vídeo, Santos diz ter levado o sal ao local “para que nunca mais outro Lula possa nascer no Brasil”. A declaração, marcada por ódio político explícito, é feita diante da construção que reproduz a moradia onde o presidente viveu até os 4 anos de idade, antes de migrar com a família para o Sudeste.
Na tentativa de dar verniz histórico ao gesto, o pré-candidato pelo Missão à Presidência da República, ligado ao Movimento Brasil Livre, recorre a uma analogia com o Império Romano. Segundo ele, após derrotarem Cartago, os romanos teriam lançado sal sobre a terra para impedir que algo voltasse a nascer.
A réplica da casa foi construída próxima ao local da residência original e integra um espaço de memória ligado à trajetória do presidente. Luiz Inácio Lula da Silva visitou o imóvel em julho de 2022, durante a campanha eleitoral que antecedeu sua eleição para o terceiro mandato.
Na pesquisa Genial/Quaest mais recente, divulgada nesta semana, Renan Santos aparece com intenção de voto entre 1% e 4%, a depender do cenário de primeiro turno testado. No mesmo levantamento, Lula lidera todos os cenários e venceria os adversários no segundo turno, com vantagem que varia de 5 a 20 pontos percentuais.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário