segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Trump diz a Lula que encontro entre eles foi "uma das poucas coisas boas" na ONU

Presidentes dos EUA e Brasil discutiram tarifas e a relação bilateral entres os dois países por meio de videoconferência

     Donald Trump e Lula (Foto: Reuters)

Em uma videoconferência realizada nesta segunda-feira (6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o encontro entre os dois, durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas em setembro, foi uma das “poucas coisas boas” que lhe aconteceram no evento. As ifnformações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

☉ Críticas de Trump à ONU

Conhecido por seu ceticismo em relação à ONU, Trump voltou a expressar descontentamento com a instituição durante seu discurso na Assembleia. Na ocasião, ele reclamou até de questões práticas, mencionando que a escada rolante não funcionou quando ele e a primeira-dama norte-estadunidense, Melania Trump, precisaram utilizá-la.

☉ Conversa sobre tarifas e vistos

Durante a conversa nesta segunda-feira, os líderes abordaram temas econômicos e diplomáticos. Lula chamou atenção para o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e também para a suspensão dos vistos de sete ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Trump não respondeu diretamente às observações feitas pelo presidente brasileiro.

☉ Relação bilateral e próximos passos

Apesar das divergências, os dois presidentes reconheceram a importância estratégica de suas nações. Segundo a reportagem, ambos afirmaram que Brasil e Estados Unidos são os maiores países da América e até do Ocidente.

O diálogo terminou com o compromisso de que os temas tratados serão discutidos em detalhe entre as equipes de alto nível dos respectivos governos, mantendo aberto o canal diplomático entre os dois países.

Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário