sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Governo buscará alternativas para recompor receitas, diz Gleisi Hoffmann

Ministra de Relações Institucionais garante que medidas serão adotadas para manter equilíbrio fiscal

      Gleisi Hoffmann (Foto: Gil Ferreira/Ascom-SRI)

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quinta-feira (9) que o governo enfrentará desafios para recompor o Orçamento após o revés na Câmara dos Deputados, quando a oposição e partidos como União Brasil, PP e Republicanos conseguiram aprovar um requerimento de retirada de pauta de uma Medida Provisória que propunha recomposição de receitas.

De acordo com Gleisi, o governo ainda está aguardando a proposta do Ministério da Fazenda, liderado por Fernando Haddad, mas garantiu que será necessário buscar alternativas para equilibrar as contas. "Mas vamos ter de recompor. Tem de fechar o orçamento. Vai dar certo", afirmou a ministra, demonstrando confiança de que uma solução será encontrada.

Com o cenário atual, a Fazenda trabalha em soluções para compensar a perda de arrecadação e reduzir despesas obrigatórias para 2026. Haddad já declarou que apresentará alternativas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para evitar um impacto negativo nas finanças públicas. Em paralelo, o presidente Lula se posicionou nesta quinta-feira, defendendo que as fintechs "paguem os impostos devidos", em um aceno para aumentar a arrecadação sem onerar ainda mais a população.

A derrota da medida provisória representa um novo obstáculo para o governo, que precisa encontrar formas de garantir recursos para o próximo ano.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário