Levantamento da AtlasIntel revela descrença generalizada no Legislativo e mostra que apenas 3% da população têm “muita” confiança nos parlamentares
A confiança da população brasileira no Congresso Nacional permanece em níveis alarmantemente baixos. Segundo pesquisa da AtlasIntel divulgada pela Bloomberg nesta terça-feira (8), apenas 3% dos brasileiros dizem confiar “muito” no Parlamento, enquanto 63% revelam não ter “nenhuma” confiança — um dado que evidencia a grave crise de representatividade enfrentada pelo Legislativo brasileiro.Os dados fazem parte do relatório “Latin America Pulse – June 2025”, que traça o panorama político da região. O levantamento foi feito entre os dias 27 e 30 de junho, com 2.621 entrevistados em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
◎ Números que escancaram a crise - A pesquisa mostra que 63% dizem ter “nenhuma” confiança no Congresso. Outros 27% dizem confiar “pouco”. Os que afirmam ter “alguma” confiança nos parlamentares são 5%, e 3% têm “muita” confiança”.
Esses números colocam o Legislativo entre as instituições com pior avaliação popular no Brasil. O dado é particularmente relevante em um momento em que o Congresso exerce grande influência sobre pautas econômicas e institucionais, como a regulamentação da reforma tributária e o destino das chamadas “emendas do relator”.
◎ Comparação com outras instituições - A pesquisa também avaliou a confiança da população em outras esferas do poder público. O governo federal, por exemplo, tem maior índice de confiança que o Congresso. O Judiciário também tem maior confiança da população.

Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário