sábado, 18 de outubro de 2025

Messias desponta com maior aprovação na Internet para vaga no STF

Levantamento é da consultoria digital AM4 Brasil

         Brasília (DF) - 08/05/2025 - O ministro Jorge Messias (AGU) (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, é o nome que mais aparece de forma favorável nas discussões online sobre a próxima indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá decidir o substituto do ministro Luís Roberto Barroso, que formalizou pedido de aposentadoria antecipada.

O levantamento, realizado pela consultoria digital AM4 Brasil, entre os dias 9 e 13 de outubro, teve como base mais de 3 mil menções em redes sociais e portais de notícias.

De acordo com o levantamento, o nome “Jorge Messias” registrou um aumento superior a 600% nas buscas no Google. Outros nomes ventilados, como o senador Rodrigo Pacheco (PSD), o desembargador federal Rogério Favreto, o ministro do Tribunal de Contas da União do Brasil (TCU) Bruno Dantas e o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) Vinícius Carvalho, tiveram desempenho bem inferior, sem engajamento relevante nas redes.

Os dados mostram que 43% das menções ao nome de Messias são positivas, 19% são negativas e 38% neutras, informativas ou sem juízo de valor. Entre as publicações favoráveis, predomina a expectativa de que ele defenda, caso a indicação se concretize, o fortalecimento das leis trabalhistas, a valorização da AGU e a lealdade institucional ao presidente Lula.

Já Pacheco enfrenta alta rejeição (69%), inclusive entre eleitores de esquerda, que o associam a posturas ambíguas em pautas progressistas. Favreto, Dantas e Carvalho possuem baixa adesão e escassa discussão nas redes, sem mobilização orgânica relevante.

Segundo Rebeca Ribeiro, sócia e diretora de conteúdo da AM4 Brasil, o levantamento indica que Jorge Messias é, hoje, o candidato mais sólido e bem posicionado no âmbito digital entre os cotados para a vaga no Supremo.

“Com percepção pública positiva, apoio político interno e baixo índice de rejeição, Messias reúne as condições mais favoráveis para ser indicado pelo presidente Lula, num contexto em que a opinião pública demonstra preferência por um perfil técnico e institucionalmente estável”, diz.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário