quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

CPMI do INSS: O que explica a briga entre Damares e Malafaia

 

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o pastor Silas Malafaia. Foto: Reprodução
A briga entre Damares Alves e Silas Malafaia escalou quando a senadora divulgou uma lista consolidada de pastores e igrejas investigados na CPMI do INSS, depois de ser cobrada pelo pastor a apresentar nomes e provas. O episódio expôs, além do embate em torno das apurações, um desgaste antigo entre os dois, conforme informações do Metrópoles.

Segundo um pastor com trânsito no Congresso, o atrito remonta ao início do governo Jair Bolsonaro e tem como pano de fundo o senador Magno Malta, aliado de Malafaia. À época, Malta não foi eleito pelo Espírito Santo e não foi chamado para cargos no governo, enquanto Damares assumiu um ministério.

A disputa por espaço político, afirma esse interlocutor, “respinga até hoje” e ajuda a explicar por que o embate atual ganhou intensidade.

Fala de Damares e cobrança de Malafaia

Em entrevista ao SBT News, Damares afirmou: “Nós estamos identificando igrejas no esquema de fraude com aposentados. Há pastores que pedem para não investigar, não decepcionar os fiéis”. Na sequência, acrescentou: “E quando se fala de um grande pastor, vem a comunidade: ‘não falem, não digam, não investiguem, porque os fiéis vão ficar muito tristes’”.

A declaração provocou reação imediata de Malafaia nas redes sociais. “Ou a senhora dá os nomes, ou é uma leviana linguaruda. A acusação é grave e séria”, disse. Em seguida, completou: “Se não tem os nomes e as provas, cale a boca. Se tem, denuncie pelo bem da igreja evangélica”.

Após o desafio, Damares publicou uma lista com requerimentos de convite ou convocação à CPMI e com igrejas que receberam transferências bancárias de investigados no esquema. A comissão foi instalada após operações da Polícia Federal baseadas em reportagens que revelaram fraudes em descontos de aposentados e pensionistas do INSS.

Na relação divulgada pela senadora aparecem pedidos como transferência de sigilo envolvendo a Adoração Church, a Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo, o Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch) e a Igreja Evangélica Campo de Anatote.

Entre os nomes citados, constam convites a Fabiano Campos Zettel e Cesar Belucci do Nascimento, além de convocação e transferência de sigilo de André Machado Valadão, e convites a Péricles Albino Gonçalves e André Fernandes.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário