sábado, 25 de outubro de 2025

Lula brinca e diz que Trump pode comer 'um pedacinho' do seu bolo de aniversário

Presidente Lula fará 80 anos na próxima segunda-feira (27) e deverá se reunir com o mandatário dos EUA neste final de semana

    Donald Trump e Lula (Foto: Reuters)

Durante sua passagem por Kuala Lumpur, na Malásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou bom humor ao comentar a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). Neste sábado (25), segundo o Metrópoles, ao ser questionado sobre o tema, Lula brincou dizendo que o republicano “pode comer um pedacinho do bolo” em alusão ao seu aniversário, que será comemorado na próxima segunda-feira (27).

Lula desembarcou na capital malaia na quinta-feira (24) para participar da cúpula internacional e, embora não tenha confirmado um encontro formal com Trump, demonstrou abertura para o diálogo.

⊛ Brincadeira leve, mas com tom diplomático

“Eu acho que ele pode comer um pedacinho do bolo”, afirmou Lula, rindo, ao ser abordado por jornalistas. Apesar do tom descontraído, o presidente revelou que ainda não há definição sobre uma reunião bilateral com Trump. “Eu não sei onde vai ser”, disse, em um deslize que levantou especulações sobre um possível encontro reservado entre os dois líderes.

Até o momento, os governos de Brasil e Estados Unidos não confirmaram oficialmente a reunião. No entanto, ambos os chefes de Estado já manifestaram interesse em conversar pessoalmente durante o fim de semana.

⊛ Trump indica abertura para negociar tarifas

Antes de embarcar para a Malásia, Donald Trump declarou a jornalistas que acredita em um novo diálogo com Lula. “Eu acredito que vamos nos encontrar de novo. Nos encontramos brevemente na Assembleia Geral das Nações Unidas”, afirmou o republicano.Questionado sobre a possibilidade de reduzir a tarifa de 50% aplicada a produtos brasileiros, Trump respondeu que isso poderia ocorrer “sob as circunstâncias corretas”, sugerindo abertura para negociações comerciais.

⊛ Lula mostra otimismo sobre relação com os EUA

Ao deixar o hotel rumo à Universidade da Malásia, Lula reagiu às declarações do presidente estadunidense. “Eu espero que aconteça. Eu vim aqui com a disposição de que a gente possa encontrar uma solução. Mas tudo depende da conversa. Eu trabalho com otimismo mesmo de que a gente possa encontrar uma solução”, destacou o petista.

Segundo ele, ainda não há demandas específicas de nenhum dos lados, mas o espírito é de cooperação. “Não tem exigência dele, e não tem exigência minha ainda. Eu vou colocar na mesa os problemas e tentar encontrar uma solução. Então, pode ficar certo que vai ter uma solução”, completou.

Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário