terça-feira, 12 de agosto de 2025

Planalto deve apoiar CPI sobre adultização de crianças na internet

O tema é considerado uma prioridade pelo governo Lula, que deve “entrar de cabeça” no assunto

                   Plenário do Senado Federal (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

A criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a erotização precoce de crianças e adolescentes na internet, proposta pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), tem recebido apoio dentro do Palácio do Planalto. Segundo informações de Igor Gadelha, do Metrópoles, assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmam que o governo federal não pretende se opor à instalação da CPI — e avalia, inclusive, contribuir com os trabalhos do colegiado.

A iniciativa surge após a repercussão de um vídeo do influenciador Felca, que denunciou casos de exploração de adolescentes em redes sociais. A gravação gerou forte comoção e uniu parlamentares de diferentes espectros políticos em torno do tema. Para o Planalto, o combate a crimes contra crianças no ambiente digital é visto como uma pauta prioritária. A expectativa é que, nos próximos dias, o governo "entre de cabeça" no assunto.

A proposta de Damares — ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos durante o governo Bolsonaro — já conta com o apoio formal de diversos senadores da base governista. Entre os signatários do pedido estão nomes do PT como Teresa Leitão (PE), Rogério Carvalho (SE), Paulo Paim (RS), Fabiano Contarato (ES) e o ex-presidente do partido Humberto Costa (PE).

O gesto revela um raro ponto de convergência entre setores historicamente adversários no Congresso. A preocupação com o acesso precoce de crianças a conteúdos inapropriados nas plataformas digitais e o aumento de casos de abuso e exploração sexual na internet têm pressionado o Legislativo a tomar medidas concretas.

Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário