sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Pesquisa do PL mostra alta de Lula após tarifaço dos EUA e crise diplomática liderada por Eduardo Bolsonaro

Levantamento contratado pelo PL revela crescimento de Lula nas intenções de voto após medidas impostas pelos EUA com apoio de Eduardo Bolsonaro

     Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Jair Bolsonaro (PL) foi surpreendido com dados negativos nas pesquisas eleitorais internas do PL, que indicam crescimento de seu principal adversário político. De acordo com Bela Megale, do jornal O Globo, levantamento recente contratado por seu partido mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avançou três pontos percentuais nas intenções de voto, movimento que ocorre em meio à crise diplomática com os Estados Unidos e ao impacto do tarifaço anunciado pelo governo de Donald Trump.

A repercussão das sanções comerciais impostas por Washington ao Brasil — lideradas politicamente por Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA desde fevereiro — parece ter favorecido Lula na percepção do eleitorado. O deputado federal licenciado tem atuado junto a autoridades americanas pela imposição de medidas contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e pela anistia de seu pai e de aliados envolvidos em ataques à democracia brasileira.

O resultado da sondagem interna do PL está alinhado a outras pesquisas públicas. Uma nova rodada do instituto AtlasIntel, realizada em parceria com a agência Bloomberg e divulgada nesta quinta-feira (31), aponta que, pela primeira vez desde 2024, o índice de aprovação de Lula ultrapassou numericamente o percentual de desaprovação.

Os dados reforçam um cenário de desgaste para Jair Bolsonaro, justamente no momento em que seu grupo político se vê isolado. A iniciativa de Eduardo Bolsonaro, que havia sido celebrada entre bolsonaristas por levar suas bandeiras ideológicas à diplomacia americana, agora é apontada como fator de pressão adicional sobre a economia brasileira, especialmente sobre o setor agrícola e industrial afetado pelas novas tarifas.

A deterioração da imagem do clã Bolsonaro junto à opinião pública, em razão dessa articulação internacional contra o Brasil, pode trazer consequências importantes para o pleito de 2026, sobretudo num momento em que o ex-presidente tenta manter sua base mobilizada apesar de estar inelegível.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário