Atenção: não serão aceitos pedidos de credenciamento após o horário limite
Termina nesta quarta-feira (27), às 18h, o prazo para credenciamento de veículos de comunicação e de profissionais de imprensa interessados na cobertura do julgamento dos oito réus do “Núcleo 1” da Ação Penal (AP) 2668, que apura tentativa de golpe de Estado.
Após esse prazo, a Secretaria de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal não aceitará mais solicitações. O julgamento começará na próxima terça-feira (2/9), na sala de sessões da Primeira Turma do STF.
Datas reservadas
As sessões reservadas para julgamento da ação são na primeira quinzena de setembro. Confira datas e horários:
2/9 – 9h-19h
3/9 – 9h-12h
9/9 – 9h-19h
10/9 – 9h-12h
12/9 – 9h-19h
As sessões serão transmitidas ao vivo pela Rádio e TV Justiça e pelo canal oficial do STF no YouTube.
Espaço limitado
Para acesso ao julgamento na Primeira Turma, os veículos nacionais já cadastrados no STF (setoristas) podem credenciar até dois jornalistas. A mesma regra se aplica aos veículos internacionais que manifestarem interesse.
Devido à limitação de espaço na sala de sessões, foram reservados 80 lugares para a imprensa, a serem ocupados por ordem de chegada.
Os profissionais que realizarem o credenciamento, mas não conseguirem assentos na sala de sessões da Primeira Turma, poderão acompanhar a sessão no plenário da Segunda Turma, que fica no mesmo prédio.
Não será permitido acesso de cinegrafistas e fotógrafos dos veículos de imprensa à sala de sessões da Primeira Turma. A Secretaria de Comunicação disponibilizará as fotos no Flickr do STF, e a sessão será transmitida ao vivo pela TV Justiça – com possibilidade de captação do sinal pelas emissoras – e nos canais do Youtube da TV Justiça e do STF.
Também haverá um espaço na área externa do prédio, com telão e cadeiras, para a imprensa acompanhar o julgamento. Os jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos que ficarão nesta área também devem se credenciar.
Cada veículo poderá indicar:
– Plenário da Primeira Turma: 2 profissionais para acompanhar o julgamento de dentro do plenário;
– Área externa, em frente ao prédio das Turmas: até cinco pessoas (incluindo fotógrafo, cinegrafista, auxiliar, jornalista).
Os pedidos devem ser enviados para o e-mail credenciamento.imprensa@stf.jus.br, com o assunto “julgamento da AP 2668”. Caso haja profissionais para eventual troca de turno, estes também devem se credenciar.
A solicitação deve conter as seguintes informações: nome completo e CPF de cada profissional habilitado, nome do veículo e função.
Os crachás devem ser retirados no térreo do anexo II-B (prédio da Igrejinha), com antecedência mínima de uma hora do início das sessões.
Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos junto à Secretaria de Comunicação pelos telefones (61) 3217-4480 e 3217-3829. Os interessados também podem solicitar informações pelo e-mail credenciamento.imprensa@stf.jus.br.
Atenção: não serão aceitos pedidos de credenciamento após o horário limite.
Réus
O Núcleo 1 é composto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e por Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência), Almir Garnier Santos (almirante e ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Mauro Cid (tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), Paulo Sérgio Nogueira (general e ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (general da reserva e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa).
O grupo responde por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Fonte: STF
Nenhum comentário:
Postar um comentário