segunda-feira, 12 de maio de 2025

Em visita à China, Lula assina acordos nas áreas de energia e saúde

Encontros resultaram também no anúncio da criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em parceria com a SENAI CIMATEC, na área de energia renovável

Presidente Lula e ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Rui Costa (Casa Civil), durante assinatura de atos em Pequim - 12/05/2025 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Renato Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional
No primeiro dia de agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, o Brasil anuncia investimentos de U$ 1 bilhão de dólares na produção de combustível renovável para aviação a partir da cana-de-açúcar.

Lula participou, nesta segunda-feira (12/5), em Pequim, de quatro audiências com executivos de empresas chinesas ligadas aos setores de energia sustentável e defesa.

Os encontros resultaram também no anúncio da criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em parceria com a SENAI CIMATEC, na área de energia renovável.

Lula assinou, ainda, acordos na área de saúde para produção de medicamentos, vacinas, produtos farmacêuticos e equipamentos médico. Participou também do seminário empresarial China-Brasil. Essa é a quarta visita de Estado do presidente à China. O país é o maior parceiro comercial do Brasil. Entre janeiro e março de 2025, o intercâmbio comercial foi de quase US$ 40 bilhões de dólares. As exportações brasileiras para o país asiático são maiores que as vendas para Estados Unidos e União Europeia.

Nesta terça-feira (13/5), o presidente Lula participa do Fórum China-Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos. E, ainda se encontra com o presidente chinês, Xi Jinping. Pelo menos 16 acordos devem ser assinados e outros 32 estão em negociação em áreas como agricultura, comércio, infraestrutura, mineração, indústria e ciência e tecnologia.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário