O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (13) que os Estados Unidos devem responder “muito proximamente” à proposta apresentada pelo governo brasileiro para solucionar o tarifaço de 50% aplicado pelo governo Donald Trump sobre produtos do Brasil. A declaração foi feita após reunião com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, em Washington.
Segundo Vieira, Rubio informou que os Estados Unidos estão analisando o documento brasileiro e que há intenção de apresentar uma resposta rápida. O chanceler relatou que o secretário mencionou a possibilidade de retorno “amanhã ou na próxima semana”, conforme o andamento das consultas internas no governo americano.
O encontro entre Vieira e Rubio durou 50 minutos no Departamento de Estado. O ministro afirmou que o secretário disse ter conversado com o presidente Donald Trump antes da reunião. De acordo com o chanceler, Trump manifestou vontade de acelerar uma solução e manter a relação bilateral em ritmo estável.
Vieira destacou que Brasil e Estados Unidos trabalham com a perspectiva de firmar um acordo provisório até o fim de novembro ou início de dezembro. A ideia é estabelecer um documento inicial que funcione como roteiro para negociações mais amplas envolvendo pendências comerciais entre os dois países.
Segundo o ministro, esse primeiro acerto teria a função de organizar etapas e prazos das tratativas. Ele afirmou que questões específicas, como tarifas sobre café e outros produtos, continuam sendo tratadas em canais técnicos, de forma paralela às conversas políticas conduzidas pelos dois governos.
Pelas redes sociais, Rubio registrou que conversou com Vieira sobre temas de interesse comum e sobre um quadro de reciprocidade nas relações comerciais. O Itamaraty informou que a agenda dá continuidade ao encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump realizado na Malásia, quando foi criado um canal político para acompanhar o tema.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário