Um grupo de manifestantes do Comitê de Luta do Jardim Botânico reuniu-se nesta terça-feira (2) para cobrar a responsabilização do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pela tentativa de golpe de Estado. Na subida do Jardim Botânico, após a Ponte JK em Brasília, os ativistas inflaram um boneco gigante de Bolsonaro acompanhado de faixa com os dizeres “Sem anistia para golpistas”.
O protesto ocorre no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia o julgamento histórico dos 8 réus. Mais de 3,3 mil pessoas inscreveram-se para assistir presencialmente, mas apenas 150 vagas foram liberadas pela corte.
Entre os acusados estão os generais Augusto Heleno, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, além do ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e Mauro Cid, que firmou delação premiada.
A Procuradoria-Geral da República aponta crimes como tentativa de golpe, organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático e dano ao patrimônio. As penas podem ultrapassar 40 anos de prisão em caso de condenação.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário