segunda-feira, 22 de setembro de 2025

"Retomamos as ruas e a bandeira do Brasil", diz João Cezar de Castro Rocha

Em manifestação histórica em Copacabana, mais de 1 milhão de pessoas ocuparam a orla em defesa da democracia e contra a anistia a golpistas

Manifestações contra PEC da Blindagem e anistia no Rio de janeiro (Foto: Reprodução / Redes sociais)

O canal Cortes 247, no YouTube, registrou neste domingo (21) um ato que entrou para a história política recente do país. A orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi tomada por uma multidão estimada em dezenas de milhares de pessoas em defesa da democracia, contra a chamada PEC da blindagem e contra qualquer tentativa de anistia a golpistas.

O professor e crítico literário João Cezar de Castro Rocha, que acompanhou o evento, descreveu sua emoção ao presenciar a retomada das ruas pelo campo progressista. “Eu estou profundamente emocionado. Nós finalmente retomamos as ruas. Enquanto eu gravo, pela primeira vez eu vejo passar uma multidão do campo progressista com um símbolo fundamental. Retomamos a camisa verde e amarela, retomamos a bandeira do Brasil. Voltamos a vestir a bandeira do Brasil. A bandeira do Brasil é nossa, é do povo brasileiro”, afirmou.

Entre música e palavras de ordem, nomes consagrados da cultura brasileira como Caetano Veloso, Djavan e Gilberto Gil deram o tom da manifestação, que se transformou em uma grande celebração da democracia. Para Castro Rocha, o ato reafirmou a soberania nacional e a rejeição clara a propostas que tentam blindar crimes cometidos. “Nós afirmamos em alto e bom som: não à PEC da bandidagem, não à lei da anistia que pretende não punir golpistas”, declarou.

Visivelmente emocionado, ele lembrou que desde 2018 acompanhava manifestações bolsonaristas em Copacabana para entender o fenômeno político, sempre “perplexo e angustiado”. O contraste, segundo ele, foi enorme: “Há sete anos eu não via o nosso campo na rua com esse entusiasmo, com esse amor. Nós vencemos. Vencemos um novo tempo”.

O discurso do músico Frejat também destacou a importância da mobilização popular diante das tentativas de manobras no Congresso. “Estar aqui hoje é justamente fazer o que esse pessoal lá de Brasília mais teme, que é o povo na rua. Eles têm a cara de pau de propor uma anistia, de fazer essa PEC da blindagem, que é a maior cara de pau que eu já vi na história. Mas a gente está aqui para dizer que não. E eles vão ouvir, pode ter certeza”, disse.

O ato terminou em clima de festa, com palavras de ordem e canções que ecoaram pela praia. Entre os gritos mais fortes estava a rejeição à anistia a golpistas. “Viva a democracia! Viva! Sem anistia!”, repetiam os manifestantes em uníssono, em um domingo que ficará marcado como a retomada da bandeira e das ruas pelo povo brasileiro. Confira:
Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário