Presidente recebe ministro do Turismo após o partido determinar desembarque do governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta sexta-feira (19) com o ministro do Turismo, Celso Sabino, no Palácio da Alvorada. O encontro acontece após o União Brasil, partido de Sabino, determinar a entrega de todos os cargos que ocupa no governo em até 24 horas. Segundo O Globo, a reunião será decisiva para definir se Sabino seguirá no comando do Turismo. O ministro tem papel central nos preparativos da COP 30, que ocorrerá em novembro em Belém, e já manifestou interesse em permanecer no governo.
◆ Apoio de Lula e ambição eleitoral no Pará
No início de setembro, Celso Sabino já havia dito a Lula que pretendia se manter no cargo. Uma das alternativas discutidas seria sua licença do União Brasil, como forma de evitar constrangimentos internos.
Além do trabalho à frente do Turismo, a permanência no governo é estratégica para Sabino em 2026. Deputado federal pelo Pará, ele pretende disputar uma vaga no Senado em aliança com o governador Helder Barbalho (MDB). Interlocutores relatam que Lula já sinalizou apoio à candidatura. Em 2022, o presidente conquistou 54% dos votos no Pará.
◆ União Brasil dividido sobre saída do governo
Apesar do anúncio de desembarque, o União Brasil ainda conta com três ministros na Esplanada. Sabino é indicação da bancada da Câmara, enquanto Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico Siqueira Filho (Comunicações), ligados ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), devem permanecer.
Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário