quinta-feira, 4 de setembro de 2025

CPMI do INSS intima 'Careca do INSS' a prestar depoimento

Em outra decisão, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito intimou o empresário Maurício Camisoti

     Careca do INSS

O vice-presidente da CPMI do INSS, deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA), afirmou nesta quinta-feira (4) que o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", foi intimado a prestar depoimento no próximo dia 15. Os desvios no Instituto Nacional de Seguro Social resultaram no prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões durante cinco anos, entre 2019 e 2024, apontaram as investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da República.

Em outra decisão, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito intimou o empresário Maurício Camisoti a prestar depoimento em 18 de setembro. Ele tem ligação com a Ambec (Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos).

No Congresso, a CPMI é composta por 16 deputados e 16 senadores titulares e igual número de suplentes. O pedido de criação da comissão foi apresentado em 12 de maio e sua instalação ocorreu no mês seguinte.

O requerimento para a criação da CPMI teve o apoio de 223 deputados e 36 senadores. As estatísticas foram superiores ao mínimo exigido, de 171 deputados e 27 senadores, números que representam um terço da composição de cada Casa.

Em 2025, a PF e a CGU fizeram a Operação Sem Desconto contra associações acusadas de falsificar autorizações de idosos. Os documentos eram usados para que o INSS descontasse automaticamente, das aposentadorias e pensões, uma mensalidade associativa. Os valores desviados iam para as associações. A justificativa era a de oferecer serviços diversos aos associados, o que não ocorria.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário