quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Após condenação de Bolsonaro, maioria dos brasileiros rejeita impeachment de Moraes, diz Quaest


         O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Reprodução

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que o apoio ao impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), caiu entre os brasileiros. Segundo o levantamento, 52% da população é contra a medida, enquanto 36% defendem o afastamento do magistrado.

Os números revelam uma mudança significativa em relação ao último levantamento. Em agosto, 46% eram favoráveis ao impeachment e 43% contrários. Agora, o apoio ao afastamento de Moraes recuou dez pontos percentuais, enquanto a rejeição cresceu nove pontos.

Imagem
Pesquisa Genial/Quaest. Foto: Reprodução

A queda coincide com o julgamento da ação penal sobre a trama golpista de 2022, relatada por Moraes. No dia 11, a Primeira Turma do STF condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, além de outros crimes como organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

O impeachment de Moraes é uma das pautas centrais da base bolsonarista, que busca pressionar o STF após as condenações.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), no entanto, já declarou que não pretende pautar pedidos de impeachment contra ministros da Corte. A recusa levou aliados de Bolsonaro a apresentarem uma representação contra ele por suposta quebra de decoro parlamentar.

A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário