terça-feira, 2 de setembro de 2025

A rota de escape para ministros do STF em caso de ataques no julgamento de Bolsonaro

Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, os ministros da 1ª Tuma. Foto: reprodução

A Polícia Federal preparou um plano de emergência para retirada imediata de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) caso sua segurança seja ameaçada durante o julgamento de Jair Bolsonaro. O protocolo pode ser acionado em segundos e prevê a saída dos magistrados por rotas de escape seguras, acompanhados por agentes federais.

O plano será implementado em caso de invasão do Supremo por manifestantes ou suspeita de artefatos explosivos nas proximidades. Apesar do alerta máximo, a cúpula da PF acredita que o julgamento transcorrerá sem maiores problemas, já que monitoramentos não detectaram a chegada de ônibus de outras regiões do país.

A segurança na Esplanada dos Ministérios foi reforçada com varreduras nas casas dos ministros, restrição de acesso à praça dos Três Poderes e policiamento intensificado. Pessoas em grupo na área poderão ser abordadas, e mochilas com volume suspeito estarão sujeitas a revista

O STF requisitou cerca de 30 policiais de outros tribunais e utilizará todo seu efetivo da Polícia Judicial. Na manhã desta terça (2), cães farejadores realizaram nova varredura no tribunal antes do início do julgamento histórico.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário