Escritor e cronista faleceu na madrugada deste sábado, em Porto Alegre (RS)
O escritor e cronista Luis Fernando Verissimo morreu neste sábado (30), em Porto Alegre (RS), aos 88 anos. Em nota, o Hospital Moinhos de Vento, onde ele estava internado desde 11 de agosto, informou que a morte ocorreu à 00h40 em decorrência de complicações de uma pneumonia, segundo a CNN Brasil.
Filho do consagrado romancista Érico Verissimo, Luis Fernando construiu uma trajetória literária marcada pelo humor refinado, ironia sofisticada e uma leitura crítica do cotidiano. Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, tornou-se um dos autores mais lidos do país, conquistando milhões de leitores com crônicas, contos e romances.
Verissimo iniciou sua trajetória no jornalismo em 1966, como revisor do Zero Hora, em Porto Alegre. Posteriormente, consolidou-se como colunista do mesmo veículo e também de O Estado de S. Paulo, tornando-se referência no gênero da crônica.
Com uma produção prolífica, publicou mais de 70 livros, que juntos venderam cerca de 5,6 milhões de exemplares. Entre suas obras mais conhecidas estão coletâneas de crônicas que capturam os dilemas, absurdos e contradições do cotidiano brasileiro, sempre com leveza e perspicácia.
Casado desde 1964 com Lucia Helena Massa, Luis Fernando Verissimo deixa três filhos: Pedro, Fernanda e Mariana.
Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário