quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

EUA: congelamento de vistos não afeta turistas, diz Departamento de Estado

Mulher com passaporte e visto americano nas mãos. Foto: Reprodução

O congelamento de vistos anunciado pelo governo dos Estados Unidos nesta quarta (14) não afeta turistas nem viagens a negócios. Segundo o Departamento de Estado, a medida se aplica exclusivamente a vistos de imigração, ou seja, àqueles destinados a estrangeiros que pretendem residir de forma permanente no país.

Em nota oficial, o órgão esclareceu que vistos classificados como “não imigrantes” seguem valendo normalmente. Nessa categoria estão incluídos os vistos de turismo, negócios, estudos, intercâmbio, trabalho temporário e tratamento médico.

“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”, informou o departamento.

A medida começa a valer em 21 de janeiro e não tem prazo para terminar. Atualmente, os Estados Unidos oferecem mais de 60 tipos de visto de entrada. Desses, mais de 30 são classificados como vistos de não imigrantes, que permitem permanência temporária no país, incluindo categorias específicas para cidadãos de países como México, Austrália, Chile e Singapura.

Entre os vistos que não serão afetados estão os de turismo (B2), negócios (B1), estudantes (F e M), intercâmbio (J), trabalho temporário (H, L, O, P) e jornalistas (I), além de diversas outras modalidades voltadas a permanências limitadas.

Já o congelamento anunciado atinge apenas vistos de imigração, como os baseados em vínculo familiar, trabalho patrocinado por empregador, investidores, diversidade e imigrantes especiais. Essas categorias são destinadas a estrangeiros que buscam residência permanente nos Estados Unidos.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário